Justiça define onde Marcola, chefão do PCC, ficará neste ano; entenda

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Justiça de São Paulo decidiu estender por mais um ano a permanência de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, de 57 anos, no sistema penitenciário federal. Considerado pela polícia o líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcola cumpre penas de mais de 300 anos de prisão.

Ele está em presídio federal desde fevereiro de 2019 e, com a decisão, confirmada à reportagem pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), vai continuar lá ao menos até o fim deste ano.

Condenado por crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubo a banco, roubo a mão armada e formação de quadrilha, Marcola está preso continuamente desde 19 de julho de 1999 - antes, foi preso três vezes, a primeira em 1986, e em todas fugiu. Desde 1999, passou por 19 presídios estaduais, até ser transferido pela primeira vez para uma penitenciária federal - a de Porto Velho, em 13 de fevereiro de 2019.

A transferência se deveu à descoberta de um plano de resgate. Naquela época, Marcola estava na penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paul. O Ministério Público paulista descobriu que um criminoso que estava foragido e era seu auxiliar pretendia liderar uma tentativa de tirá-lo da cadeia.

Diante das informações, a Justiça determinou a transferência para um presídio federal. Em janeiro de 2023 ele foi transferido do presídio federal de Rondônia para o de Brasília.

A decisão para manter Marcola em presídio federal por mais um ano, a pedido do MP-SP, foi da Corregedoria do Departamento Estadual de Execução Criminal da 1ª RAJ (Deecrim 1ª RAJ), segundo o TJ-SP. Agora, o processo, que tramita em segredo de Justiça, segue para a esfera federal, informou o órgão.

Em outra categoria

Maike e Gabriel venceram a Prova do Líder no BBB 25, após mais de 20 horas de resistência. Camilla chorou antes de desistir do desafio. Ela e Thamiris disputaram a reta final com a dupla vencedora.

A dinâmica foi iniciada na noite desta quinta-feira, 30, com Diogo e Vilma sendo os primeiros eliminados. Guilherme e Delma, segunda dupla eliminada, saíram apenas de manhã.

As duplas foram divididas entre gramado e provódromo. Dentro da cabine, eles deveriam contar moedas e registrar o número através de um botão. Quem ficasse mais próximo do valor real ganharia a rodada e adicionaria o valor ao total de moedas da dupla.

O integrante da dupla que estivesse no gramado deveria bater no botão quando o participante da cabine ganhasse a rodada. Ele também girava uma roleta que concedia mais moedas ou a chance de conversar com a dupla por 20 segundos.

Confira aqui

Rodrigo Bocardi se manifestou pela primeira vez após a Globo anunciar seu desligamento da emissora por "descumprir normas éticas".

Na noite desta sexta-feira, 31, o jornalista publicou um breve vídeo nas redes sociais onde disse estar com a "consciência tranquila" e que atuou durante os 25 anos na emissora com os mesmos princípios. Ele agradeceu a Globo pelo período e disse estar se sentindo bem.

Com a saída de Bocardi do Bom Dia São Paulo, Sabina Simonato assumiu a apresentação do telejornal matinal de forma interina.

Para conferir a manifestação de Rodrigo Bocardi, é só clicar aqui.

Sean "Diddy" Combs traficou ao menos três mulheres, de acordo com promotores. Nesta quinta-feira, 30, uma nova acusação formal contra o artista foi apresentada.

De acordo com os promotores, ele transportou, junto com profissionais do sexo, três vítimas pelos Estados Unidos e por outros países. Em setembro do ano passado, o magnata da música já havia sido acusado de traficar uma mulher.

Diddy, que está preso desde setembro de 2024, é acusado de conspiração para cometer extorsão, tráfico sexual e transporte para prostituição. Os promotores alegam que Combs usou a gravadora Bad Boy Entertainment para cometer os crimes e abusar sexualmente das suas vítimas.

As autoridades americanas apontam que os abusos incluíam performances sexuais gravadas chamadas de "freak offs", com profissionais do sexo.

O rapper está detido no Centro de Detenção Metropolitana do Brooklyn, em Nova York. O seu julgamento está previsto para o dia 5 de maio, e ele já se declarou inocente das acusações anteriores.