Árvore histórica do Teatro Oficina cai durante chuva em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma árvore plantada pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) no jardim do Teatro Oficina, na Bela Vista, região central de São Paulo, caiu na madrugada desta segunda-feira, 3, em função das chuvas que atingiram a capital no fim de semana. Na queda, a árvore quebrou alguns vidros do janelão do teatro. Ninguém se feriu. A queda, ocorrida por volta das 3h15, foi anunciada pelo perfil do teatro nas redes sociais.

A árvore é da espécie cisalpina e foi plantada na década de 1980 pela arquiteta, que projetou o prédio do Oficina junto com Edson Elito em 1992. O prédio foi inaugurado em 1994 - a árvore havia sido plantada cerca de dez anos antes. Suas raízes ficam dentro do teatro e a copa se projetava para fora do prédio.

O teatro é tombado desde 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a árvore fazia parte do tombamento, por isso será necessária uma análise de peritos do órgão antes de eventual remoção. Apesar da queda, parte das raízes continuou enterrada, por isso será avaliada a hipótese de replantá-la e mantê-la no local.

No perfil do teatro no Instagram, um texto da atriz e poeta Cafira Zoé anunciou a queda da árvore:

"Suas raízes saltaram pra fora da terra deitando sua copa, que mais parece agora uma floresta rodeada de pássaros no chão do parque do rio bixiga. (...) Protagonista de todas as dramaturgias desse terreyro de teatro há quase 4 décadas, atriz de vanguarda tropical tragicômica multiespécie, testemunhou tudo, dirigiu tudo, ouviu tudo, atravessou o tempo em companhia y ação, esteve antes de muitos de nós y continuará pra muito depois. as árvores também vivem pra se tornar ancestrais", escreve Zoé.

"É imenso seu gesto, como só uma atriz da sua envergadura poderia nos dar. Trágico, como é trágica a total ignorância política desenraizando são paulo há séculos", diz outro trecho do texto.

Em outra categoria

No último domingo, 2, a influenciadora Graciele Lacerda apresentou aos seus seguidores o quarto de Clara, sua filha com o cantor sertanejo Zezé Di Camargo, que nasceu em dezembro do ano passado. Um detalhe do quarto, no entanto, já causou polêmica.

No vídeo, entre enfeites e livros, aparece um porta-retrato com uma foto reunindo os três irmãos mais velhos de Clara: Wanessa, Camila e Igor. Não demorou para que a mulher de Igor, a arquiteta Amabylle Eiroa, fizesse um desabafo pelas redes sociais que reacendeu uma briga que permanece nos bastidores da família.

confira aqui

"Faz dois anos que sigo minha vida, ignorando as provocações de certas pessoas. Mas a afronta dessa pessoa sempre extrapola!", escreveu Amabylle em um story no Instagram.

"A necessidade de expor uma falsa situação aqui na internet é simplesmente surreal. Colocar uma foto do Igor na decoração do quarto e ainda fazer questão de trazer isso a público??? Sendo que, por trás, ela tenta prejudicá-lo: primeiro, com um processo criminal, que ela nem ao menos assume que perdeu, e agora com outro processo cível ainda em andamento, também contra ele! Juro que tento me manter em silêncio, mas dessa vez o afrontamento foi longe demais!", completou a arquiteta.

Em outro story, Amabylle reforça que o problema, na sua avaliação, não é a foto em si, mas "a intenção de exibir a foto dele como se tudo estivesse bem, ignorando o fato de que ela está processando o Igor". "A imagem dele nem deveria aparecer no seu perfil, se houvesse o mínimo de respeito pela situação que se desenrola nos bastidores!!", escreveu.

Apesar das rusgas com Igor, Graciele parece estar construindo laços com as outras enteadas. Wanessa Camargo foi convidada para ser madrinha de Clara, e Camila aparece na foto ao lado da madrasta no mesversário da irmã caçula, comemorado no dia 25 de janeiro.

Desde que venceu três estatuetas no Globo de Ouro, O Brutalista despontou como um dos favoritos ao Oscar 2025. A tendência se confirmou com o anúncio dos indicados ao prêmio máximo do cinema, no qual o filme acumula 10 nomeações, incluindo Melhor Filme.

A Universal Pictures, distribuidora do longa no Brasil, confirmou que haverá um intervalo de 15 minutos em todas as sessões. O drama será lançado nacionalmente em 20 de fevereiro. O filme é dividido em duas partes e a pausa será inserida entre elas, após cerca de 1h40 de projeção, com um cronômetro em contagem regressiva no canto da tela.

A obra de 3h30 dirigida por Brady Corbet é um épico pós-2ª Guerra sobre o arquiteto fictício Lázló Tóth, vivido por Adrien Brody, e sua chegada aos Estados Unidos depois do Holocausto. Guy Pearce e Felicity Jones integram o elenco.

A decisão inédita, que faz parte da versão final do filme no mundo todo, atende a pedidos de telespectadores que, nos últimos anos, clamavam por intervalos em sessões de longa duração como as de Vingadores: Ultimato (2019), Avatar 2 (2022), Oppenheimer (2023) e Assassinos da Lua das Flores (2023).

Veja o trailer de 'O Brutalista' aqui

Depois do climão que a casa ficou desde a formação do último Paredão do BBB 25, Aline e Diogo Almeida tiveram sua primeira DR na piscina na tarde desta terça-feira, 3.

Aline, que estava chateada e chegou a dar vômito no Queridômetro para o brother, quis entender o ponto de vista do ator, uma vez que ontem logo após a votação ela optou por ter essa conversa em outro momento. Hoje, sozinhos na piscina, os dois tiveram uma longa discussão cheia de acusações e interrupções.

Diogo tentou se defender, dizendo que a decisão de colocá-la no paredão com Vinícius não foi só dele. O ator argumentou ainda que a baiana também não havia escolhido ele e a mãe para receber o colar do anjo, deixando-os livre para a votação em uma semana em que corriam risco.

Aline não entendeu porque Diogo e Vilma e Gracyanne Barbosa e Giovanna não escolheram Vitória e Mateus para a berlinda, e o ator opinou não achar justo a justo a dupla de amigos ir para o Paredão pela terceira vez. "Você preferiu colocar eu e Vinícius pra sair da casa, em vez de Vitória e Mateus. Você não me defendeu", disse Aline.

Durante a discussão, Aline disse: "Quando você coloca uma pessoa no Paredão, você não tem como, simplesmente, torcer pra pessoa voltar. Você preferiu colocar, dessa vez, eu e Vinícius." Diogo rebateu: "Não fui eu que preferi, você não pode colocar dessa maneira. Era comum acordo, todos tinham que chegar em um acordo."

A conversa se prolongou por mais alguns minutos, com os ânimos se acirrando e com interrupções contínuas. Diogo chegou a pedir que a sister o respeitasse e ela insistiu para que ele a deixasse concluir. A conversa foi finalizada com um abraço e sem um entendimento final.

Relembre a formação do terceiro paredão

O Paredão começou a ser montado na última quarta-feira, 29, quando Eva e Renata foram imunizadas após atenderem o Big Fone. Na quinta-feira, 30, Gabriel e Maike venceram a Prova do Líder e colocaram Mateus e Vitória, Diego e Daniele e Aline e Vinícius na Mira do Líder. Já no sábado, 1º, Aline e Vinícius venceram a Prova do Anjo.

Durante a formação do Paredão no programa ao vivo, os anjos decidiram imunizar a dupla Guilherme e Delma. Na sequência, os líderes escolheram a dupla Diego e Daniele para o Paredão.

A casa, então, foi para o Confessionário e Gracyanne e Giovanna e Diogo e Vilma foram as duas duplas mais votadas. Além disso, elas tiveram que escolher, em consenso, uma terceira dupla para participar da dinâmica. Os escolhidos foram Aline e Vinícius.

Com as quatro duplas definidas, foi a vez de disputar a prova Bate-Volta. Exceto Diego e Daniele, indicados pelos líderes, as demais duplas tiveram uma última chance de escapar do Paredão. A prova de sorte contou com uma única etapa e foi patrocinada pela Chevrolet.

Na dinâmica, os participantes foram até um tabuleiro com seis casas. Cada dupla deveria escolher entre três cartões com frases distintas. Caso o cartão escolhido contivesse a frase correta, os confinados poderiam avançar uma casa no tabuleiro. Ao chegar no final do tabuleiro, a dupla vencia o desafio.

As duplas Diogo e Vilma e Aline e Vinícius avançaram na prova e se safaram do Paredão. Com isso, Diego e Daniele e Gracyanne e Giovanna vão disputar o voto do público pela permanência na casa do Big Brother Brasil. O resultado do Paredão será conhecido na próxima terça-feira, 4.