Médico é preso suspeito de estuprar paciente com câncer e funcionárias de hospital em MG

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um médico mastologista de 46 anos foi preso preventivamente nesta terça-feira, 4, em Minas Gerais, investigado pelos crimes de estupro e importunação sexual cometidos contra seis mulheres na cidade de Itabira, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte. As vítimas são mulheres entre 35 e 52 anos, e eram pacientes e profissionais do Hospital Nossa Senhora das Dores, onde o suspeito, Danilo Costa, trabalhava.

A defesa do mastologista afirmou que vai pedir a revogação da prisão. O advogado Hermes Guerrero informou que Costa foi detido por dois motivos: pela suspeita de que o médico fugiria e de que ele poderia cometer outros crimes semelhantes durante a sua atuação profissional.

"Isso não poderia acontecer. Não o encontraram em seu apartamento porque ele estava em Belo Horizonte, no final de semana, para se encontrar comigo. Ele não estava fugindo, inclusive, foi preso na casa dele. Além disso, não teria como ele cometer outros casos porque ele já está afastado do hospital", disse o defensor ao Estadão. "Por isso, estamos pedindo pela revogação da prisão", acrescentou.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) do município. O inquérito foi aberto no final do mês passado depois que uma paciente, diagnosticada com câncer de mama, denunciou que no dia 24 de janeiro havia sofrido um estupro durante uma consulta médica com Costa.

Depois do início das investigações, outras mulheres procuraram a polícia e também relataram terem sido vítimas de abusos sexuais cometidos pelo mesmo médico.

O Hospital Nossa Senhora das Dores afirma que o médico teve todos os procedimentos suspensos, como consultas e cirurgias, e está afastado de suas funções desde o dia 27 de janeiro. A unidade afirma também estar colaborando com as investigações e prestando apoio às vítimas.

"Medidas jurídicas estão em andamento para a abertura de um processo administrativo com o objetivo de alcançar a resolução do caso e garantir a notificação dos respectivos conselhos", informou o hospital, em nota. "Não faz parte dos valores e da história de 165 anos da instituição este tipo de conduta".

A Polícia Civil informou que pediu à Justiça a suspensão do passaporte de Danilo Costa e um mandado de busca e apreensão na casa do mastologista. Já o Ministério Público requereu a prisão do suspeito. Todos os pedidos foram aceitos pela Justiça, que determinou a prisão preventiva do médico.

"Todas as denúncias serão apuradas com o maior rigor possível e a delegacia está à disposição para acolher outras mulheres que possam ter sido vítimas de eventos semelhantes", afirmou o delegado João Martins Teixeira, da Delegacia de Atendimento à Mulher.

Em outra categoria

Preta Gil, que está internada e tratando um câncer de intestino, usou suas redes sociais para fazer um alerta nesta terça-feira, 4, Dia Mundial do Combate ao Câncer.

"Um dia muito importante para a gente falar e disseminar informação, que é o mais importante. Um dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma é algo que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje faz com que muita gente não se cuide, não busque ajuda, e tenha preconceito com a doença", começou.

A filha de Gilberto Gil explicou que os estigmas contribuem para que mais pessoas percam a luta contra a doença, culpando também o diagnóstico tardio. "A gente vai banalizando as coisas. Eu mesma fiz isso no começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas."

A cantora revelou que culpou o estresse pelos sintomas que estava manifestando. "Eu ainda tive sorte, no meu primeiro diagnóstico, de ter um tratamento precoce, e agora também", disse.

Preta finalizou seu discurso alertando os seguidores sobre o estilo de vida que cada pessoa leva, explicando que é um fator que agrava a doença. Ela listou tabagismo, alcoolismo e sedentarismo como fatores que aumentam a propensão ao câncer.

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Em agosto de 2024, porém, a artista informou que o câncer havia voltado e foi detectado em dois linfonodos, no peritônio - membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino - e no ureter.

A última cirurgia de Preta Gil durou em torno de 20 horas, e também implicou na colocação de uma bolsa de colostomia definitiva.

Um das bandas mais populares da história do rock, o Foreigner anunciou um show único no Brasil como parte da turnê de despedida do grupo fundado em 1976.

A apresentação será dia 10 de maio no Espaço Unimed, na zona oeste de São Paulo. A principal novidade será a presença do vocalista original Lou Gramm, voz dos hits I Want to Know What Love Is e Urgent, que deixou o conjunto anglo-americano em 2003.

Gramm será o único membro original presente no show, já que o guitarrista e cofundador Mick Jones se afastou da banda nos últimos anos para tratar a doença de Parkinson.

As vendas de ingressos começarão no dia 10 de fevereiro, às 10h, pelo site da Eventim. Será a terceira visita do grupo ao País, após performances em 2006 e 2013 na capital paulista.

A produtora Mercury Concerts confirmou ainda duas atrações de abertura para o espetáculo: Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey) e Eric Martin (vocalista do Mr. Big).

Aline e Diogo Almeida conversaram mais uma vez sobre o desentendimento que tiveram no Big Brother Brasil 25. Na tarde desta terça-feira, 4, a policial militar perdoou o ator por puxá-la ao paredão.

"Já saí do confessionário arrependido [de ter puxado ao paredão], foi o único dia que eu fui dormir aqui sabendo que eu fiz a escolha errada. Quando eu acordei, tive a certeza", disse Diogo.

A sister consolou o brother e ainda brincou: "É isso, faz parte, vida que segue, bola para frente [...] Você quer continuar dando uns beijinhos, né?"

Diogo rebateu, afirmando que irá esperar para que a sister tenha a iniciativa de beijá-lo.

Entenda o que rolou entre Aline e Diogo

Ambos protagonizaram o primeiro beijo da edição. Entretanto, apesar do carinho trocado e da aproximação, o Paredão rendeu um embate entre a dupla.

Gracyanne e Giovanna, junto de Diogo e Vilma, foram os mais votados pela casa no último domingo, 2. Como parte da formação da berlinda, tiveram que puxar outra dupla para a eliminação para disputar o Bate e Volta. Puxaram Aline e Vinícius.

Aline ficou chateada com a indicação e teve uma DR com o brother, por não ter sua permanência no jogo defendida por ele. Os participantes discutiram sobre o assunto na piscina.

Nesta segunda, 3, Diogo foi um dos principais alvos do Sincerão, por causa de sua atitude com Aline. Criticado pro Gracyanne, ele se defendeu. Outros embates entre a mãe de Diogo, Vilma, com Giovanna e Delma, causaram tensão na casa.

Decepcionada, Aline afirmou que "seguirá em frente", ao mencionar Diogo.