Jovem de 19 anos sem filho é preso por não pagar pensão alimentícia; CNJ apura caso

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai apurar suposto erro judicial no caso de um jovem de 19 anos que nunca teve filhos, mas foi preso por não pagar pensão alimentícia. A prisão aconteceu no Distrito Federal e o jovem ficou mais de 24 horas encarcerado, mesmo dizendo que nada devia. O mandado de prisão contra o rapaz foi emitido pela justiça de Igarapé, cidade de Minas Gerais, em 2017, quando ele tinha apenas 12 anos. O processo judicial teve origem na cidade de São Paulo.

Conforme a Defensoria Pública do Distrito Federal, depois de ser cumprido o mandado de prisão, o jovem foi levado para uma cela reservada a devedores de pensão alimentícia, no Complexo da Polícia Civil, na região do Sudoeste, em Brasília. Os apelos de inocência do rapaz só foram levados em conta quando ele foi apresentado ao juiz, em audiência de custódia.

De acordo com o defensor público Alexandre Fernandes Silva, coordenador das audiências de custódia do DF, o caso chamou a atenção pela cronologia dos fatos. Quando o mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia foi expedido, o rapaz era praticamente uma criança. A equipe da Defensoria apurou que o processo de São Paulo não mencionava o nome do jovem e, em Minas Gerais, não havia qualquer ação judicial contra ele.

Diante da dúvida, Silva acionou a Defensoria Pública de São Paulo e obteve acesso à íntegra do processo. Ao analisar os autos, foi constatado que o preso não tinha relação com o débito da pensão alimentícia. Na audiência de custódia, o juiz de Brasília entrou em contato com a justiça mineira e foi confirmado que o mandado havia sido expedido de forma equivocada. O magistrado determinou a soltura do jovem e notificou o CNJ para apuração do ocorrido.

Em nota, o CNJ diz que o caso está sendo acompanhado pela Corregedoria. "O CNJ reconhece a gravidade do ocorrido e ressalta a importância da audiência de custódia, implementada em todo o Brasil pelo próprio CNJ, na reparação imediata do erro." O Conselho acrescenta que, devido a recorrentes inconsistências na inserção de informações pelos tribunais no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), o CNJ estuda medidas para aperfeiçoar os procedimentos executados pelos tribunais.

O BNMP é o sistema que permite que qualquer juiz do país registre ordens de prisão. No caso da prisão por atraso ou não pagamento de pensão alimentícia, a obrigatoriedade da audiência de custódia foi consolidada em 2023, por decisão do Supremo Tribunal Federal de que todas as modalidades de prisão devem passar pela audiência de custódia. Além disso, a Resolução 562 do CNJ estabeleceu expressamente a necessidade de apresentação de presos por dívida de alimentos a um juiz no prazo legal.

Em outra categoria

O ator Marcos Oliveira, conhecido por interpretar Beiçola em A Grande Família, será o novo morador do Retiro dos Artistas. Nos últimos anos, o artista vem enfrentando inúmeras dificuldades financeiras, e recebeu uma ordem de despejo do seu antigo apartamento em 2024.

O ator se mudará para a instituição nas próximas semanas e morará em uma nova casa, construída a partir de doações da atriz Marieta Severo, com quem Oliveira contracenou no seriado brasileiro ao longo de mais de uma década.

Nos últimos meses, a intérprete de Dona Nenê doou três casas para o Retiro dos Artistas. As residências têm o formato estúdio e são resultado de uma reforma feita em um imóvel já existente.

Atualmente, o produtor cultural e artístico Adonis Karan e os músicos Luis Felipe e Pedro Paulo Castro Neves moram nos locais construídos. Agora, Marieta doou mais duas casas para a instituição. Uma delas será destinada a Marcos Oliveira.

Em 2023, o ator chegou a cogitar uma mudança para o retiro, mas desistiu após receber uma doação de R$ 50 mil da advogada e influenciadora digital, Deolane Bezerra. Desta vez, no entanto, a equipe da instituição dá a mudança como certa.

Gracyanne retornou para o BBB 25 na tarde desta quinta-feira, 6, após dois dias no Quarto Secreto. Ela trouxe a dinâmica do Freeze para a casa, em que os brothers deveriam ficar congelados e não expressar reações com sua volta, ou cairiam no Tá Com Nada.

Veja quem se mexeu e as reações da casa com a volta de Gracyanne:

- Um dos gêmeos, João Pedro, se mexeu e deixou todos no castigo do Tá Com Nada.

- Camilla também se mexeu durante a entrada da sister e avisou os brothers da área externa sobre a penalidade.

- Além dela, Mateus e Vinícius abraçaram e comemoraram a volta da participante.

"Que felicidade estar de volta", afirmou Gracyanne, emocionada. Ela ganhou proteções extras, retornando à casa imune, além de ser a única pessoa no Vip, pois o Freeze foi "descumprido".

A nova temporada da Batalha do Lip Sync promete começar em grande estilo no Domingão com Huck. Neste domingo, 9, o quadro retorna com um duelo inusitado entre dois apresentadores conhecidos do público: Rodrigo Faro e Luciana Gimenez.

No desafio, os participantes dublam grandes sucessos da música e precisam incorporar o personagem para conquistar a vitória. Faro já mostrou confiança na publicação da divulgação do duelo e comentou: "Me sinto pronto".

O quadro, que já reuniu duplas inesperadas no passado - como João Guilherme Silva e João Augusto Liberato, filhos de Faustão e Gugu, em 2023 -, segue apostando em confrontos de alto nível.

A participação de Faro e Gimenez reforça a tradição da Globo de convidar nomes de outras emissoras para suas atrações. Em programas anteriores, Patrícia Abravanel, Sonia Abrão e Ticiane Pinheiro também participaram de outros quadros do programa.