Lewandowski: PF investigará envolvimento de crime organizado na distribuição de combustíveis

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Federal (PF) abrirá um inquérito para investigar a atuação do crime organizado no setor de distribuição de combustíveis. Lewandowski disse estimar que mais de mil postos estejam sob controle de organizações criminosas.

O anúncio foi feito durante a primeira reunião do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, criado em janeiro, na quarta-feira, 5. Participaram do encontro representantes de órgãos como a PF, a Receita Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Segundo o ministro, a ação, que vai apurar a formação de cartéis e a infiltração criminosa, busca também fortalecer os mecanismos de fiscalização do setor. "O crime organizado tem utilizado postos de combustíveis como fachada para lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas, o que afeta diretamente a concorrência, distorce os preços e compromete a segurança econômica do setor", afirmou.

Ele também anunciou a criação de um subgrupo permanente, composto por diferentes agências e servidores da casa, para fornecer informações estratégicas e promover a troca de dados entre os órgãos envolvidos, ajudando a PF no aprofundamento das investigações.

Lewandowski destacou a importância da questão para a economia brasileira e afirmou ser necessário tratar a questão de forma integrada entre as instituições. "O crime organizado infiltrado no setor de combustíveis tem gerado grandes prejuízos à economia nacional, não só pela sonegação de bilhões em impostos, mas também pela prática de lavagem de dinheiro, adulteração de produtos e formação de cartéis", disse.

O recém-criado Núcleo de Combate ao Crime Organizado foi criado com o foco de desenvolver estratégias conjuntas entre os órgãos do ministério. Entre suas funções estão mapear, sistematizar e analisar informações sobre grupos criminosos, suas estruturas, atividades econômicas e vínculos externos.

Em outra categoria

A Prova do Líder do BBB 25 gerou polêmica nas redes sociais na madrugada desta sexta-feira, 7, após uma possível falha de João Gabriel, que não seguiu corretamente as instruções do Dummy durante o desafio. No X, telespectadores exigem uma revisão da prova, alegando que o goiano teve uma vantagem indevida. Procurada, a Globo não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

O desafio consistia em arremessar sanduíches em paraquedas para marcar pontos, e quem tivesse o maior resultado se tornaria o novo líder da semana. João Gabriel e Guilherme empataram após o primeiro lançamento, com 40 e 50 pontos, respectivamente. No entanto, ao fazer o segundo arremesso, João Gabriel enrolou o paraquedas, o que, de acordo com internautas, impediu a abertura correta e facilitou o lançamento.

Os telespectadores chegaram a comparar a atitude do brother com a situação de Aline, que foi alertada pelo apresentador Tadeu Schmidt ao tentar fazer o mesmo movimento. "O Dummy vai te mostrar a melhor forma de fazer", disse o apresentador à sister.

Após o empate, João Gabriel levou a melhor no mata-mata e conquistou a liderança. Ele ganhou o direito à primeira Festa do Líder da edição e poderá barrar um participante da festa. Na escolha do Vip, João Gabriel selecionou João Pedro, Maike, Gabriel e Delma, mas todos continuam no Tá Com Nada.

Nesta sexta-feira, 7, algumas surpresas tomarão conta da casa do BBB 25. Durante a transmissão ao vivo, o líder João Gabriel terá que colocar cinco participantes Na Mira, indicando quem pode ser escolhido para o próximo Paredão.

Esta é a primeira semana da liderança individual e Gracyanne Barbosa está imune após voltar do Quarto Secreto. Até a semana passada, a liderança era em dupla, bem como o paredão era com as duplas, logo a mira do Líder também.

Além da escolha para colocar colegas de confinamento Na Mira, a dinâmica da semana segue com a prova do Anjo neste sábado, 8, que será autoimune. No domingo, 9, os brothers votam para a formação de um Paredão triplo.

Na terça-feira, 11, após a votação do público, será anunciado o sexto eliminado da temporada. E na próxima quarta-feira, 12, o Líder terá que escolher uma pessoa para ser "barrada no baile".

Veja como será a dinâmica dos próximos dias:

- 06/02 (quinta): Prova do Líder. João Gabriel foi o grande vencedor.

- 07/02 (sexta): Na Mira do Líder. Cinco pessoas serão escolhidas.

- 08/02 (sábado): Prova do Anjo, que será autoimune.

- 09/02 (domingo): Formação de paredão triplo.

- 11/02 (terça): Eliminação. Uma pessoa deixa o programa.

Internada para tratamento contra o câncer, Preta Gil recebeu uma visita especial na noite desta quinta-feira, 6. O ator Ary Fontoura, que estava no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para um exame de rotina, aproveitou a oportunidade para dar um abraço carinhoso na cantora.

"Ary passou para um exame de rotina e veio me ver. Estou muito feliz, ganhei meu dia", disse Preta nos Stories.

Horas antes, a artista havia revelado que precisou passar por um novo procedimento cirúrgico após o rompimento de pontos de sutura em uma das cirurgias anteriores. Apesar das dores, ela garantiu estar medicada e bem.

Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023 e, desde então, vem passando por tratamento contra a doença. Em dezembro, ela passou por uma cirurgia de 21 horas para a retirada de cinco tumores e segue internada desde então.

Mesmo no hospital, a cantora mantém o bom humor e comentou com seus seguidores sobre o "FOMO" (Fear of Missing Out), expressão que descreve o medo de estar perdendo algo, brincando sobre sua vontade de estar na praia ou em Salvador.

"Quando eu vejo alguém no Porto da Barra, meu Deus, quando eu vejo alguém comendo na Preta, em Salvador, quando eu vejo alguém de biquíni em qualquer praia do Nordeste é uma FOMO assim gritante, mas eu estou resistindo, bora!", brincou.