Advogado e piloto são as vítimas fatais em queda de avião na zona oeste de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, é uma das duas vítimas da queda do avião na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Natural de Porto Alegre, ele era casado e tinha três filhos. A aeronave de pequeno porte caiu no meio da Avenida Marquês de São Vicente, na manha desta sexta-feira, 7. Piloto e copiloto morreram carbonizados. Outras sete pessoas que estavam na via ficaram feridas.

Carpena era sócio do escritório Carpena Advogados Associados, especializado em contencioso civil, que tem atuação nacional. Além de inscrição na OAB do Rio Grande do Sul, ele tinha registros suplementares em outros oito Estados e no Distrito Federal.

Márcio Carpena iniciou a trajetória profissional ao se graduar em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1999. Quatro anos depois, tornou-se mestre em Direito Processual Civil pela mesma instituição.

A vítima também era professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2002, e docente vinculado à Escola da Magistratura (Ajuris). Em seu Instagram, Carpena postava imagens de seus voos Há quatro semanas, escreveu: "Nós, a 600 km/h!".

Em nota, a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul lamentou a morte do profissional. "A OAB/RS lamenta profundamente a morte do advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, ocorrida na manhã da sexta-feira após a queda de um avião de pequeno porte em São Paulo. A aeronave, que pertencia ao advogado, decolou do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte, e caiu logo em seguida na avenida Marquês de São Vicente, no bairro Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. O voo tinha como destino Porto Alegre."

No texto, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, manifestou condolências aos familiares, amigos, alunos e colegas de Carpena. "Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do louvável advogado Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação", afirmou.

Aeronave de alta performance para uso executivo

O Beechcraft King Air F 90 que caiu na Barra Funda é uma aeronave da família de bimotores de pequeno/médio porte de alta performance para uso executivo. Tem motorização turboélice e cabine pressurizada com capacidade para sete passageiros em rotas domésticas. Os motores são fabricados pela Pratt & Whitney, com velocidade máxima de 490 km/h. O King Air 190 foi incluída na linha de aeronaves da norte-americana Beechcraft em 1979.

Em outra categoria

Aline, do BBB 25, já tinha deixado claro que não via mais possibilidade de resgatar seu relacionamento com Diogo Almeida dentro ou fora do reality. No entanto, nesta sexta-feira, 7, depois de ver o novo visual do brother, que raspou a barba, a sister teve uma reação diferente. "Tá lindo! Aí, ó, é bom que agora tem uma desculpa. Tem outra pessoa pra beijar na casa", comentou.

A frase gerou repercussão entre os participantes, que entraram na brincadeira e reagiram ao comentário inesperado.

Reação dos brothers

Após a fala de Aline, Vitória Strada brincou: "Bora tomar vergonha na cara, Lili". Eva também entrou no clima e chamou a sister de "atiradora de elite", enquanto outros participantes comemoravam a interação descontraída.

Durante a conversa, Vitória Strada ainda comentou sobre o comportamento de Aline, dizendo: "Isso aí é fome que tá passando na tua cabeça", em tom de brincadeira, associando o momento ao impacto da restrição alimentar na casa.

Diogo, por sua vez, respondeu com bom humor: "Mais uma opção", sem demonstrar incômodo com o comentário.

Aline e Diogo

O romance entre Aline e Diogo começou a ruir após o ator escolher a sister e Vinícius em um contragolpe no último paredão. A decisão gerou uma série de desentendimentos e foi um dos temas centrais do Sincerão na última segunda-feira, 3.

Em conversa com Vitória Strada e Mateus, Aline declarou: "Não consigo ver a possibilidade de ficar com ele aqui. E nem lá fora". Segundo a sister, a confiança foi quebrada, e a relação não tem mais futuro.

A situação se agravou ainda mais depois que Diogo protagonizou uma discussão acalorada com Gracyanne Barbosa, que voltou do Quarto Secreto e confrontou o ator sobre sua postura com Aline - que ela assistiu em seu confinamento.

Confira o momento do comentário de Aline sobre Diogo clicando aqui.

A Prova do Líder do BBB 25 gerou polêmica nas redes sociais na madrugada desta sexta-feira, 7, após uma possível falha de João Gabriel, que não seguiu corretamente as instruções do Dummy durante o desafio. No X, telespectadores exigem uma revisão da prova, alegando que o goiano teve uma vantagem indevida. Procurada, a Globo não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

O desafio consistia em arremessar sanduíches em paraquedas para marcar pontos, e quem tivesse o maior resultado se tornaria o novo líder da semana. João Gabriel e Guilherme empataram após o primeiro lançamento, com 40 e 50 pontos, respectivamente. No entanto, ao fazer o segundo arremesso, João Gabriel enrolou o paraquedas, o que, de acordo com internautas, impediu a abertura correta e facilitou o lançamento.

Os telespectadores chegaram a comparar a atitude do brother com a situação de Aline, que foi alertada pelo apresentador Tadeu Schmidt ao tentar fazer o mesmo movimento. "O Dummy vai te mostrar a melhor forma de fazer", disse o apresentador à sister.

Após o empate, João Gabriel levou a melhor no mata-mata e conquistou a liderança. Ele ganhou o direito à primeira Festa do Líder da edição e poderá barrar um participante da festa. Na escolha do Vip, João Gabriel selecionou João Pedro, Maike, Gabriel e Delma, mas todos continuam no Tá Com Nada.

Nesta sexta-feira, 7, algumas surpresas tomarão conta da casa do BBB 25. Durante a transmissão ao vivo, o líder João Gabriel terá que colocar cinco participantes Na Mira, indicando quem pode ser escolhido para o próximo Paredão.

Esta é a primeira semana da liderança individual e Gracyanne Barbosa está imune após voltar do Quarto Secreto. Até a semana passada, a liderança era em dupla, bem como o paredão era com as duplas, logo a mira do Líder também.

Além da escolha para colocar colegas de confinamento Na Mira, a dinâmica da semana segue com a prova do Anjo neste sábado, 8, que será autoimune. No domingo, 9, os brothers votam para a formação de um Paredão triplo.

Na terça-feira, 11, após a votação do público, será anunciado o sexto eliminado da temporada. E na próxima quarta-feira, 12, o Líder terá que escolher uma pessoa para ser "barrada no baile".

Veja como será a dinâmica dos próximos dias:

- 06/02 (quinta): Prova do Líder. João Gabriel foi o grande vencedor.

- 07/02 (sexta): Na Mira do Líder. Cinco pessoas serão escolhidas.

- 08/02 (sábado): Prova do Anjo, que será autoimune.

- 09/02 (domingo): Formação de paredão triplo.

- 11/02 (terça): Eliminação. Uma pessoa deixa o programa.