Cobradora de ônibus atingido por avião em SP: 'Só quero dormir e esquecer'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cobradora Janair da Silva Oliveira, que estava no ônibus atingido pelo avião de pequeno porte que caiu na zona oeste de São Paulo, nesta sexta-feira, 7, conta que ajudou os passageiros a deixar o veículo após o acidente.

"Agradeço a Deus por ter conseguido da melhor maneira, com as minhas limitações, fazer o correto e o que estava nas minhas condições", diz a funcionária da concessionária Santa Brígida.

Janair, de 47 anos - 16 deles na concessionária - , usou o termo "limitações" porque ela é uma pessoa com deficiência física.

Um avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, perto da Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 7. Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas.

Os corpos do advogado Márcio Louzada Carpena, 49 anos, e do piloto Gustavo Medeiros foram encontrados carbonizados dentro da aeronave.

Às pessoas mais próximas, Janair afirmou que "só queria dormir e esquecer o que aconteceu hoje". "Não estou com condições assim, boas psicologicamente, para estar falando com a imprensa ou qualquer coisa, mas estou me resguardando para que todos fiquem bem".

Ela mostrou preocupação com o abalo emocional do motorista Laurenilton Azevedo Andrade e com o estado de saúde dos passageiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os passageiros feridos foram atendidos, medicados e liberados. "Estou em casa tentando entender o que aconteceu ali".

Os passageiros tiveram ferimentos. Eles não se queimaram porque o incêndio se alastrou pelo ônibus de forma lenta e foi extinto com menos de dez minutos.

A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte, por volta das 7h15, com destino à capital gaúcha. A queda ocorreu logo em seguida, quando o piloto tentava fazer um pouso forçado.

A queda ocorreu nas proximidades dos Centros de Treinamento do Palmeiras e do São Paulo. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), o ônibus de prefixo 1 1732, atingido na queda do avião, operava pela linha 8500/10 (Pirituba - Barra Funda).

Em outra categoria

O cantor Amado Batista, de 73 anos, estaria de casamento marcado com Calita Franciele, miss 50 anos mais nova que ele. A cerimônia deve acontecer em 15 de março, em uma das fazendas do sertanejo. As informações são da jornalista Jakeliny Mendonça, titular de Goiânia da coluna A Hora da Venenosa, da TV Record.

Amado Batista assumiu o relacionamento há cerca de dois meses, em uma participação dele no programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili no SBT. Desde então, o casal está recebendo muitas críticas nas redes sociais por causa da diferença de idade.

Calita Franciele Miranda de Souza tem 23 anos e se apresenta no Instagram como bióloga e modelo. Ela é seguida por 205 mil pessoas e foi coroada Miss Universe Mato Grosso 2024 e Miss Campinápolis 2023/2024.

Apesar da informação da colunista de Goiânia, replicada pela jornalista Fabíola Reipert, titular da coluna em São Paulo, o casal ainda não se pronunciou oficialmente sobre os próximos passos do relacionamento.

A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Pérez, confirmou com uma postagem em seu perfil no Instagram que vai se afastar da campanha pelo Oscar 2025. O filme é o recordista da premiação neste ano, concorrendo em 13 categorias, entre elas a de Melhor Atriz para a espanhola.

"Após a entrevista do Jacques que eu entendo, decidi, pelo filme, pelo Jacques, pelo elenco, pela incrível equipe que merece, pela bela aventura que todos tivemos juntos, deixar o trabalho falar por si, esperando que o meu silêncio permita que o filme seja apreciado pelo que é, uma bela ode ao amor e à diferença. Peço sinceras desculpas a todos que foram magoados no caminho", escreveu a atriz.

Em seu pronunciamento, postado em inglês, a protagonista de Emilia Pérez cita o posicionamento do francês Jacques Audiard, diretor do filme, que considerou os comportamentos recentes de Karla como uma 'abordagem autodestrutiva'.

"Infelizmente, isso está ocupando todo o espaço, e isso me deixa muito triste. É muito difícil para mim pensar no trabalho que fiz com Karla Sofía. A confiança que compartilhamos, a atmosfera excepcional que tivemos no set, que era realmente baseada na confiança", disse o diretor em uma entrevista ao Deadline na quarta-feira, 5.

O diretor ainda admitiu que não estava mais falando com a atriz depois que tuítes antigos e controversos de Karla voltaram à tona. Karla ainda prejudicou a campanha ao tentar se justificar e dar diversas entrevistas para falar sobre a polêmica sem o consentimento da Netflix, responsável por distribuir Emilia Pérez nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

Com o afastamento da protagonista da campanha pelo filme, as distribuidoras mudaram o foco das divulgações, tirando as imagens de Karla Sofía Gascón de cartazes de Emilia Pérez e destacando outras atrizes, como Zoe Saldaña e Selena Gomez.

Com o afastamento oficial, Karla Sofía Gascón não vai mais participar dos eventos da temporada de premiações nos EUA, anteriores ao Oscar, que acontece em 2 de março, em Los Angeles. Ela era esperada nos Prêmios Goya, considerado o Oscar da Espanha, mas também não vai mais marcar presença na principal premiação do seu país de origem.

O Prime Video divulgou nesta sexta-feira, 7, que O Auto da Compadecida 2 chegará ao seu catálogo no último dia do mês, 28 de fevereiro.

A continuação de O Auto da Compadecida estreou nos cinemas dia 25 de dezembro do ano passado e segue em cartaz. Inspirada na obra de Ariano Suassuna, a história foi escrita por Guel Arraes e João Falcão, com colaborações no roteiro de Adriana Falcão e Jorge Furtado.

No filme, Selton Mello e Matheus Nachtergaele interpretam a dupla Chicó e João Grilo, mais uma vez. Virginia Cavendish e Enrique Diaz também estão no elenco da sequência como Rosinha e Joaquim Brejeiro, respectivamente.

Além dos quatro, Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabíula Nascimento, Luis Miranda, Luellem de Castro e Juliano Cazarré também estão no elenco de O Auto da Compadecida 2.

O filme ultrapassou a marca de três milhões de espectadores nos cinemas em três semanas em cartaz. Segundo o Filme B Box Office Brasil, O Auto da Compadecida 2 já faturou mais de R$ 62 milhões.

Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa - como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida vai intervir para salvá-lo novamente?