Avião cai em avenida de SP logo após decolagem e mata 2

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um avião de pequeno porte, que ia de São Paulo para Porto Alegre, caiu no meio da Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na manhã de ontem, deixando dois mortos e seis feridos. A aeronave percorreu menos de 6 quilômetros desde a decolagem em Campo de Marte, às 7h17, e caiu em menos de um minuto.

O turboélice passou perto de diversos prédios comerciais e residenciais e caiu a 100 metros de uma escola no início do horário de pico da manhã. Um semáforo fechado, segundo alguns relatos, deteve o tráfego de carros, mas o avião ainda colidiu com um ônibus. Restos de combustível se espalharam sobre o coletivo, que pegou fogo perto do ponto. Foi o oitavo caso de queda de avião de pequeno porte no Brasil em quatro meses.

As duas vítimas, que ficaram carbonizadas, foram o piloto Gustavo Medeiros e o copiloto Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, que também era o proprietário do turboélice desde 11 de novembro e advogado (mais informações abaixo).

Cinco feridos estavam no ponto de ônibus - entre eles, uma idosa. Um motociclista que estava na via também se machucou - os seis só tiveram ferimentos leves e foram atendidos em centros médicos próximos do local do acidente e liberados ainda ontem. Eles não se queimaram porque o incêndio se alastrou pelo ônibus de forma lenta e foi extinto em menos de dez minutos.

O motorista do ônibus, que não foi identificado, se emocionou ao tentar explicar como conseguiu retirar os passageiros antes de o fogo se espalhar pelo coletivo. "Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo o mundo", disse em gravação que foi feita por uma mulher que estava no local no momento do acidente e divulgada pela TV Globo.

O advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, nasceu em Porto Alegre, era casado e tinha três filhos. Era sócio do escritório Carpena Advogados Associados, especializado em contencioso civil, com atuação nacional. Além de inscrição na OAB do Rio Grande do Sul, ele tinha registros suplementares em outros oito Estados e no Distrito Federal.

Advogado vivia 'melhor momento'

Amigo do advogado há 16 anos, Lucas Golbert, empresário do ramo imobiliário, contou ao Estadão que Carpena tinha a "energia muito alta", que sempre colocava os amigos para cima com humor, incentivos e reflexões sobre a vida, além de ser um "superpai".

A vítima também era professor na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul desde 2002 e docente vinculado à Escola da Magistratura (Ajuris). Em nota, a seção gaúcha da Ordem dos Advogados lamentou a morte do profissional.

O deputado Marcus Vinícius (PP), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, disse que conheceu Carpena por intermédio da namorada dele, Francieli Pedrotti Louzada, de quem era amigo de infância. "Os dois viviam o melhor momento da vida deles, uma relação bonita e intensa. Estavam apaixonados de verdade, vivendo juntos intensamente. É muito triste."

O piloto

Gustavo Medeiros integrou o quadro da Azul entre 2011 e 2021 - a companhia lamentou ontem a morte do ex-funcionário. No perfil pessoal do LinkedIn, o piloto informava ter atuado por seis anos como copiloto de avião modelo E190, no qual acumulou 3.819 horas de voo, e por quatro anos como comandante de ATR (1.912 horas de voo).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Um advogado vai visitar um cliente em uma prisão no México quando uma rebelião se inicia. Com medo de morrer, o profissional se infiltra entre os presos e acompanha a revolta enquanto tenta escapar da cadeia.

Durante o processo, no entanto, ele terá de enfrentar os próprios demônios e abandonar sua natureza compassiva se quiser sobreviver. A narrativa é contada na nova minissérie da Netflix, Cela 211, que mistura ficção com uma história real e foi lançada na última quarta-feira, 5.

O nome da produção vem do livro homônimo do jornalista espanhol Francisco Pérez Gandul, lançado em 2003. Na história ficcional, um carcereiro se passa por um preso para escapar de um motim.

A obra do streaming, no entanto, uniu os elementos ficcionais da história de Gandul com uma rebelião verdadeira que ocorreu no México em janeiro de 2023.

No Centro de Reinserção Social de Adultos 3 de Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, um grupo de homens armados invadiu o local para tentar libertar alguns presos. O ataque resultou em 17 mortes e no escape de 25 prisioneiros, entre eles um poderoso chefão do crime mexicano.

Dirigido por Gerardo Naranjo e Jaime Reynoso, a série é protagonizada por Diego Calva Hernández (Narcos: Mexico, Babylon) e também conta com Noé Hernández (We Are the Flesh) e Gerardo Taracena (Apocalypto) no elenco. Ao todo, são seis episódios.

O apresentador Tadeu Schmidt aproveitou o ao vivo do BBB 25 nesta sexta-feira, 7, para dar uma bronca nos participantes. Tadeu criticou a postura dos brothers durante a dinâmica do Freeze, que ocorreu enquanto Gracyanne Barbosa retornava à casa.

"Se nós congelarmos a casa de novo, mais atenção, por favor", pediu o apresentador. Tadeu apontou que, diferente do orientado pela produção, alguns brothers falaram enquanto estavam congelados. "Estátua não fala", disse.

João Pedro descumpriu o desafio de permanecer parado e correu para abraçar Gracyanne. As atitudes fizeram com que os participantes, desde quinta, 6, enfrentassem restrições alimentares no Tá Com Nada.

"Se acontecer de novo, o alerta deverá ser atendido imediatamente", detalhou Tadeu. "Essa tolerância acabou. [...] Se essa dinâmica se repetir, pode ser que a punição seja mais grave ainda do que o Tá Com Nada. Pode ser que seja individual, então fiquem ligados."

Nesta sexta, os participantes participam de uma festa sob o comando de Péricles. Pouco antes, vários brothers disseram estar "passando mal" por conta das restrições.

Enquanto se preparava para mais uma festa no BBB 25 nesta sexta-feira, 7, a atriz Vitória Strada fez uma reflexão sobre o impacto das comemorações na dinâmica do reality. Segundo ela, as festas fazem com que o elenco "se solte mais".

"Eu estou cada vez gostando mais das festas aqui, sabia? Porque eu acho que nós vamos nos conhecendo mais e nos soltando mais", apontou. "E isso me dá medo também, por outro lado."

Na sexta, os brothers participam de uma festa que terá um show do cantor Péricles. Já na próxima quarta, 12, haverá a primeira Festa do Líder da edição.

O novo líder, João Gabriel, poderá escolher uma pessoa para barrar da comemoração. Na sexta, ele ainda escolhe cinco participantes para o Na Mira do Líder.