Opção por deixar na mochila em escolas rende queixa em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A deputada estadual Marina Helou (Rede) entrou com representação no Ministério Público para uma "correta implementação da lei" que proíbe os celulares nas escolas de São Paulo. Segundo ela, as redes de ensino e colégios do Estado que estão permitindo que os alunos deixem os aparelhos nas mochilas estão descumprindo a legislação.

"Ficar na mochila não traz a totalidade dos benefícios para a aprendizagem e para a capacidade de atenção dos alunos porque eles podem tentar ver uma mensagem, uma atualização, já que estão perto do celular", diz a deputada ao Estadão. "A lei fala explicitamente que precisa ficar em um lugar sem possibilidade de acesso. A mochila é claramente um lugar acessível", diz Marina, que é autora da lei estadual sobre o assunto, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em dezembro.

Já a Secretaria Estadual de Educação afirmou ao jornal que investe em conscientização e "inicialmente" o armazenamento dos celulares na rede estadual seria feito nas mochilas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Nesta segunda-feira, 10, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou os nomes dos produtores que representarão Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme. Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno foram selecionados para representar o longa-metragem de Walter Salles.

Teixeira já foi indicado na categoria pelo drama Me Chame Pelo Seu Nome (2017). Maria Carlota, por sua vez, está nomeada pela primeira vez.

O anúncio tardio ocorreu pois quando Ainda Estou Aqui recebeu a indicação na categoria de Melhor Filme, no fim de janeiro, a Academia ainda não havia confirmado os representantes de algumas das obras contempladas. Por isso, os anúncios vinham seguido do termo "nominees to be determined" (indicados a serem determinados). No Oscar, a estatueta de Melhor Filme é sempre entregue aos principais produtores da obra, definidos pela equipe do longa e validados pela Academia.

Além do filme brasileiro, outros indicados na categoria principal como Nickel Boys, Emilia Pérez, A Substância e O Brutalista, além das animações Flow e Wallace & Gromit e o documentário Sugarcane, também tiveram os produtores confirmados.

Jessica Chastain expressou o desejo de ser amiga de Fernanda Torres em entrevista publicada nesta segunda-feira, 10. A brasileira recebeu inúmeros elogios da atriz, que a entrevistou para a Interview Magazine.

"Quero te enviar meu número de telefone, porque adoraria sentar com você quando não estivermos sendo gravadas [...] Eu acho você tão excepcional e inspiradora [...] eu quero ser sua amiga. Sua performance é inacreditável e estou tão feliz que você foi incluída neste grupo de pessoas que foi reconhecida", disse Jessica.

A atriz ainda elogiou o trabalho de Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui e disse que a brasileira trouxe camadas incríveis à Eunice Paiva. Ela mencionou então um dos momentos mais famosos do filme.

"Um dos meus momentos favoritos, que realmente me fez sentar e pensar 'Uau', é quando vocês tiram a foto e não querem que você sorria. Você dá uma risada e diz: 'Ah, nós vamos sorrir'."

Jessica Chaistain disse ainda que Fernanda "precisa aceitar os créditos pelo seu trabalho". Em 2022, ela venceu o Oscar de Melhor Atriz, categoria que a brasileira está concorrendo, por sua atuação em Os Olhos de Tammy Faye.

A tarde desta segunda-feira, 10. foi marcada por uma discussão intensa entre João Gabriel e Vinícius no BBB 25. O desentendimento aconteceu após Vinícius questionar a mudança de voto de João Gabriel, que havia prometido não votar em Aline, mas acabou indicando a sister ao paredão.

"Você me disse que não ia votar nela. Como eu posso confiar em você agora?", cobrou Vinícius.

João Gabriel tentou justificar a alteração de seu voto, afirmando que, após conversar com seu irmão João Pedro, percebeu que mudar a estratégia fazia sentido. "Naquele momento, eu realmente não queria votar nela, mas depois, analisando o jogo, vi que era necessário", argumentou.

O voto de João Gabriel resultou na ida de Aline ao paredão ao lado de Gabriel e Vitória Strada.

Aline se sente traída: 'A palavra tem muito valor para mim'

Aline, que recebeu a indicação de João Gabriel, se mostrou decepcionada ao descobrir a mudança de voto e afirmou que não esperava essa atitude. "Eu levo muito a sério o que falo. Se eu prometo algo, mantenho até o fim", desabafou.

Vinícius reforçou que a sister tem um perfil leal e que o voto de João Gabriel foi uma grande surpresa para ambos. "Ela não votaria nele, e agora está no paredão por uma mudança de opinião de última hora", lamentou.

João Gabriel admite erro, mas nega ser mentiroso

Durante a conversa, João Gabriel reconheceu que poderia ter lidado melhor com a situação, mas negou que tenha sido desonesto. "Eu posso ter errado em falar que não votaria, mas não fiz isso com má intenção", afirmou.

Vinícius insistiu que, dentro do jogo, a palavra tem um peso importante. "A gente precisa ter coerência aqui dentro. O que falamos precisa ser levado a sério", declarou.

Como foi a formação do paredão do 'BBB 25'?

O paredão triplo da semana foi formado no domingo, 9, após a votação ao vivo. João Gabriel, líder da semana, indicou Aline diretamente. Já os mais votados pela casa foram Diogo Almeida (8 votos), Vitória Strada (4 votos) e Gabriel (3 votos).

Diogo, no entanto, conseguiu se salvar na prova bate-volta, que envolvia sorte em diferentes fases. Com isso, Aline, Vitória Strada e Gabriel disputam a permanência no programa.