Avião colide com carro na pista do aeroporto do Galeão, no Rio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um avião colidiu com um carro de manutenção na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. O incidente ocorreu por volta das 22h desta terça-feira, 11, e não deixou vítimas.

Segundo informações da RIOgaleão, concessionária responsável pela administração do local, os passageiros foram desembarcados da aeronave em segurança e o aeroporto "continua operando normalmente para pousos e decolagens".

No momento do choque, o Boeing 737 Max 8 da Gol já havia iniciado os procedimentos para decolar, processo interrompido na sequência.

O Procurador do Ceará Átilla de Oliveira estava na aeronave durante o incidente e compartilhou em um post no X (antigo Twitter), imagens do momento da colisão. "Ainda bem que deu tempo de frear antes do final da pista", disse.

Aumento de acidentes envolvendo aviões

O caso ocorre menos de uma semana após um avião de pequeno porte cair no meio da Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Na ocasião, a aeronave derrubou um poste, bateu em um ônibus e explodiu. Piloto e copiloto morreram. Outras seis pessoas que estavam no coletivo tiveram ferimentos leves.

No mês passado, um avião tentou pousar no Aeroporto de Ubatuba, no litoral paulista, atravessou o alambrado e explodiu na praia. Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram gravemente feridas.

Especialistas dizem ser difícil apontar apenas uma tendência por trás da alta no número de acidentes envolvendo aviões.

Uma possível explicação se dá por meio da combinação de fatores, entre elas estão o maior número de voos, as mudanças climáticas e o grande volume de registros por câmeras e de disseminação de imagens em redes sociais, elevando a percepção de risco.

No Brasil, 2024 teve o maior número de acidentes aéreos da série histórica do Painel Sipaer, que mostra ocorrências desde 2015. A plataforma é gerida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Foram 175 acidentes e 152 mortes por este motivo no País no ano passado - o índice de fatalidade (número de mortes por quantidade de acidentes) também foi o maior dos últimos 10 anos, ficando em 86,9%.

Em 2023, foram 155 acidentes aéreos e 77 mortes. O índice de fatalidade em 2023 foi de 49,7%. Ou seja, em um ano, os acidentes cresceram 12,9%. Já as mortes por este motivo quase dobraram (+97,4%). Esse balanço é influenciado, no entanto, pela queda do avião da Voepass, em Vinhedo (SP), que teve 62 vítimas em uma única ocorrência.

Em outra categoria

João Gabriel chorou ao fazer um desabafo com seu irmão, João Pedro, na noite deste domingo, 16, no BBB 25. O participante relatou sua preocupação ao ver a expressão da mãe em vídeo enviado ao Almoço do Anjo, que puderam assistir mais cedo.

"Eu fico pensando na minha mãe. Por que a minha mãe tava daquele jeito? Minha mãe não tava com uma cara boa, não. Não sei se era cansada do serviço...", disse Gabriel. "Pode ser, mas não pode ficar apegado só a isso, não", tranquilizou Pedro.

Na sequência, João Gabriel prosseguiu: "Eu tô com medo é deles lá fora, e nós aqui dentro, fechados, não podendo fazer nada. E o povo... Não sei como é que tá. Tem gente lá de fora que julga a gente. Pelo menos lá de fora a gente pode se defender. Eles não dão conta. Meu pai não falou nada..."

"Mas não pode ficar pensando nisso não...Lógico, todo mundo aqui falou alguma coisa que algumas pessoas do lado de fora não gostaram. Todo mundo, não só nós", continuou o irmão.

Posteriormente, João Gabriel voltou a lamentar: "Nós estamos nos perdendo aqui, não vai ter jeito. Eu, né. Você sabe que não gosto de xingar e estou voltando a fazer tudo que eu fazia antes de a gente aprender a 'virar homem'. Por causa de um jogo. Por causa de dois milhões e meio. Isso não existe não, rapaz."

O radialista Salomão Esper morreu aos 95 anos de idade neste domingo, 16. A informação foi divulgada pelo Grupo Bandeirantes, onde trabalhou boa parte de sua vida, sem detalhar a causa da morte.

Na Rádio Bandeirantes, marcou época apresentando o Jornal Gente entre 1978 e 2019. Em fevereiro daquele ano, deixou a apresentação diária e passou a fazer participações esporádicas dentro do programa Rádio Livre, da Bandeirantes. A rádio publicou nas redes sociais um vídeo daquela que teria sido sua última participação numa atração da casa.

Salomão Esper nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, em 1929. Chegou a se formar em direito, mas trabalhou como locutor desde muito jovem, em 1948, inicialmente na Rádio Cruzeiro do Sul - posteriormente migrando para a Rádio América.

O funeral foi realizado entre 13h e 17h deste domingo, 16, no Funeral Home, em São Paulo. A morte de Salomão Esper também foi lamentada na televisão, com uma reportagem em homenagem ao radialista exibida pela Band.

O personagem Candinho foi eliminado no The Masked Singer Brasil exibido neste domingo, 16. Após ser desmascarado, foi reveleada sua verdadeira identidade: o ator Douglas Silva.

"O maior desafio foi executar todos aqueles movimentos, de todas as músicas, coreografias, com uma mobilidade ilimitada. Aquela roupa tinha quatro camadas, eram vários tecidos", disse após ser eliminado.

Douglas Silva é ator com mais de duas décadas de carreira. Ele é conhecido especialmente por interpretar o personagem Acerola, dupla de Laranjinha, na série Cidade dos Homens (2002) e ter feito parte do elenco do BBB 22.