Muralha está sendo erguida em prisão de Mossoró

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um ano depois da fuga inédita de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, o número de câmeras de segurança instaladas na unidade quase dobrou, a construção de uma muralha está em curso e foram implementados equipamentos de reconhecimento facial.

Essas foram algumas das mudanças no presídio de segurança máxima anunciadas na última quinta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Como o Estadão mostrou, uma das muralhas prometidas após a fuga de Mossoró, a de Porto Velho, enfrenta falhas de planejamento, atrasos e gerou prejuízos aos cofres públicos. Segundo o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a investigação aponta que a fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que ocorreu em fevereiro de 2024, foi resultado de "falhas estruturais, tecnológicas e procedimentais".

A muralha para proteger a penitenciária começou a ser construída em janeiro e deve ficar pronta até julho de 2026. O governo gastará cerca de R$ 28,6 milhões no projeto. O secretário afirmou que a demora na conclusão está relacionada à lentidão dos trâmites para realizar a licitação. "É um investimento de vulto, mas necessário. É uma obra defensiva, não é um muro comum, é um muro que se aprofunda na terra, que tem uma blindagem, que tem um efeito dissuasório, para evitar invasões, evitar fugas", disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A fuga dos detentos expôs a fragilidade da penitenciária federal, que tinha estrutura antiga e cheia de lacunas de segurança, como baixa iluminação e até mesmo uso de 26 câmeras analógicas, que foram desativadas após o fato. Agora, o sistema de monitoramento tem 194 câmeras digitais de alta resolução. Antes, 101 estavam em operação, dentre as quais os modelos analógicos.

A reforma no presídio incluiu a instalação de grades nos shafts - espaço onde fica a fiação e a tubulação do prédio - da estrutura, e eliminou ferros e vergalhões expostos. Na época da fuga, os presos acessaram o telhado após fazer um buraco numa luminária e acessar um dos shafts. O governo também ampliou o sistema de vigilância eletrônica com a inclusão de monitoramento por drone e porteiros eletrônicos.

Além desses ajustes, os protocolos humanos também foram reforçados. A equipe passou a cumprir o que estava previsto nas orientações, como revista diária nas celas, o que não vinha sendo feito.

'Não houve indícios da participação de terceiros'

Desde que a fuga ocorreu, há um ano, quatro chefes de plantão foram suspensos e 17 servidores assinaram termos de ajustamento de conduta. "Podemos garantir que não registraremos nenhuma fuga daqui para frente", disse o ministro Ricardo Lewandowski.

O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que não surgiram indícios da participação de terceiros na fuga dos presos, seja servidores, ou outros colaboradores. Além da estrutura precária, foi verificado descumprimento dos protocolos de segurança no presídio. "É mais importante do que se imagina manter o cumprimento efetivo desses protocolos. Isso não vinha sendo feito", diz ele.

Além da Penitenciária Federal de Mossoró, o governo federal também reforçou a estrutura dos presídios de Porto Velho (RO), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), e Brasília (DF). Foram distribuídas ainda 1.381 câmeras para unidades prisionais estaduais.

No total, o governo investirá R$ 157,6 milhões para erguer muralhas nos presídios federais, exceto o de Brasília, que já tem o aparato. Hoje, além da de Mossoró, está em curso a construção da muralha de Porto Velho. As outras duas serão licitadas ainda neste ano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Durante a edição do BBB 25 desta quarta-feira, 2, no quadro Bombástico, a Globo exibiu imagens dos bastidores do último Sincerão, mostrando a reação de Tadeu Schmidt ao acompanhar a troca de farpas entre Vilma e Delma.

No vídeo, o apresentador aparece se divertindo enquanto as sisters protagonizam um embate na dinâmica. O momento aconteceu na última segunda-feira, 31, quando Delma classificou Vilma como "planta" do jogo, gerando uma discussão entre as duas. Veja aqui.

A exibição da reação de Tadeu ainda deu espaço para a repercussão do momento na casa. Renata percebeu no tom de voz do apresentador que ele estava se divertindo com a situação. Relembre do momento entre as duas aqui.

Rumer Willis, 36, filha de Bruce Willis e Demi Moore, comentou no podcast sobre maternidade What in the Winkler? que ainda toma banho com as irmãs, Scout, 33, e Tallulah, 31.

Durante o episódio disponibilizado na terça, 1º, Rumer fala à apresentadora Zoe Winkler sobre maternidade e as escolhas que fez para criar a filha Louetta, de quase 2 anos. Ela conta que a menina ainda dorme na mesma cama que ela, e que pretende manter o hábito pelo maior tempo possível.

"Não vai durar para sempre", afirma. "Honestamente, eu espero que Lou ainda durma comigo na cama quando ela tiver a minha idade. Eu ainda durmo na cama com a minha mãe e não acho estranho."

A atriz e modelo admite que os hábitos familiares podem soar estranhos para outras pessoas, mas reforça que isso não as incomoda. "Nós todas ainda tomamos banho juntas, eu e as minhas irmãs. É esse o tipo de lar em que eu cresci. As pessoas podem achar que isso é louco e estranho, mas eu não acho."

Recentemente, Demi surgiu ao lado de Bruce Willis em um vídeo que comemorava o aniversário de 70 anos do ator, diagnosticado com demência frontotemporal em 2022. Na publicação, Rumer se declara: "Para o Rei... Te amo, papai. Feliz aniversário."

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank mostraram que passaram perrengue ao acompanharem a filha Titi, de 11 anos, durante um show do grupo sul-coreano Stray Kids realizado no Rio de Janeiro na última terça-feira, 1º. Uma amiga da adolescente e Bless, de 10 anos, também estavam na apresentação.

A modelo compartilhou um vídeo bem humorado em seu perfil no Instagram, em que mostra toda a rotina familiar do dia. O grupo chegou ao local do show, no estádio Nilton Santos, por volta das 14h50, para acompanhar a passagem de som do grupo. A apresentação, no entanto, só começaria por volta das 19h30.

Durante esse tempo, eles esperaram sentados no chão do setor Vip, sob o sol e em um local que ficava cada vez mais apertado, à medida que mais pessoas iam chegando.

"Só faltam duas horas e meia para o show. Coluna da maminha já está, ó", comentou Ewbank em determinado momento do vídeo, indicando cansaço. Ela explicou, no entanto, que seu filho do meio decidiu evitar o calor, e só chegou ao local à noite. "Bless, que foi muito esperto, não quis passar perrengue e chegou na hora que o show começou."

Veja o vídeo aqui.

É a primeira passagem do grupo Stray Kids pelo Brasil, com dois shows da turnê mundial . Em São Paulo, eles sobem ao palco no sábado, 5 de abril, no Estádio MorumBIS.