Em SP, comerciantes dos Jardins ficam 8 dias sem energia elétrica

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O empresário André Dreyfuss, de 31 anos, dono da Sapataria Cometa, levou um susto na manhã do último dia 18, terça-feira, ao atender telefonema de um de seus funcionários: soube que o imóvel onde seu negócio está instalado há apenas um mês, nos Jardins, na zona oeste da capital, estava sem luz.

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo informou que normalizou o fornecimento de energia na Rua Augusta durante a madrugada e na manhã desta quarta-feira, 26.

Foram oito dias com o estabelecimento praticamente fechado. "Nós abrimos, porque é possível abrir a porta manualmente, mas sem luz, sem internet, sem computador, sem nada. Não ficamos totalmente fechados, mas com o faturamento tendendo a zero", disse o empresário ao Estadão.

A falta de energia que afetou a Rua Augusta, uma das mais conhecidas da capital, se localizou entre as Alamedas Tietê e Lorena. Cerca de metade do quarteirão ficou sem luz. Entre os locais afetados está um prédio comercial que, segundo os moradores, teve a energia elétrica restabelecida na sexta-feira.

Outro estabelecimento afetado pela falta de energia foi a Galeria Britto, que comercializa as peças do pintor e escultor Romero Britto, um dos artistas mais prestigiados do País. "Ainda não sentei para calcular o prejuízo. Estamos abrindo a galeria pela primeira vez em mais de uma semana", diz Robson Britto, irmão de Romero, em rápido contato telefônico durante a reabertura da galeria.

"Várias lojas foram afetadas, não foi só a galeria. A gente se preocupa com o impacto coletivo de um período tão longo sem energia também. Agora é retomar", completa.

A primeira providência de Dreyfuss, ainda na semana passada, foi tentar abrir a sua sapataria: a porta de enrolar é elétrica, mas não era possível abri-la com o sistema habitual. Restou usar a portinhola, aquela porta pequena dentro da porta principal, e abrir a maior manualmente.

"Algumas lojas vizinhas não têm a portinhola nem algum outro sistema de abertura manual, por isso não conseguiram nem abrir. Uma loja de cereais perdeu o estoque", afirma o empresário.

Lojas sem luz não atraem clientes, mas, a sapataria de Dreyfuss funcionou até o entardecer. "Depois das 16h, 16h30 não adianta mais, o dia vai escurecendo e aí é que ninguém entra numa loja sem luz", constata.

A segunda providência foi pedir à Enel, concessionária de eletricidade da capital, para consertar o problema e restabelecer o fornecimento. "Liguei para a Enel e comecei a registrar protocolos até receber a primeira visita de técnicos. Eles chegaram, analisaram o problema e não conseguiram descobrir o que havia ocorrido. Segui reclamando, sem luz", conta.

No quarto dia com a loja às escuras, uma equipe técnica especializada em ligações subterrâneas foi à rua e finalmente descobriu o problema, segundo o empresário: um cabo de energia em curto-circuito, com risco de explodir ou pegar fogo. "Nesse dia, os técnicos resolveram o problema do prédio comercial vizinho instalando um gerador de eletricidade no imóvel", narra Dreyfuss. "Mas minha loja e as outras continuaram às escuras", lamenta.

"Os técnicos foram atenciosos e nos contaram qual era o problema, mas não conseguiram resolvê-lo. Recomendaram que procurássemos outra equipe da Enel, porque precisava de gente especializada em dois tipos de ligação: subterrânea e aérea", narra o empresário, que diz ter passado o final de semana tentando acionar técnicos da concessionária capazes de resolver o problema. "Se durante a semana já é difícil, imagine aos sábados e domingos", lamenta.

Na segunda-feira, 24, Dreyfuss foi até a subprefeitura de Pinheiros e consultou a Defesa Civil. "Se havia risco de explosão ou incêndio, pensei que seria possível a intervenção deles", argumenta. "Mas disseram que só entra na alçada deles depois que houver algum problema", diz o empresário. "Aí falei com representantes da Enel na própria subprefeitura. Eles foram atenciosos, mas resolver o problema, mesmo, nada. A loja continuou às escuras", conta.

No mesmo dia, a mãe do empresário acionou o Procon (fundação de defesa do consumidor vinculada a uma secretaria do governo estadual paulista) e finalmente, na terça-feira, 25, oitavo dia em que o imóvel estava sem luz, técnicos da Enel capazes de solucionar o problema foram ao local. "Até que enfim duas equipes foram juntas ao local, especialistas em cabos subterrâneos e aéreas", diz Dreyfuss.

Durante os dias úteis em que a loja funcionou no escuro, o movimento caiu bruscamente, como era de se esperar. "Entraram dois ou três clientes por dia, o que não significa que alguém comprou algo. Nem sei calcular quantos clientes a gente recebe num dia comum, com a loja iluminada, mas é muito mais, claro", compara.

Dreyfuss afirma que vai processar a Enel, mas por enquanto o foco é outro: "Agora é hora de fazer a loja voltar a funcionar com eletricidade. Depois vamos cuidar do processo", conclui.

Região central sofre impactos

Também foram relatados casos de falta de luz na Rua José Paulino, no Bom Retiro, na região central. A concessionária cita que as altas temperaturas dos ùltimos dias causaram o aquecimento das galerias, danificando alguns trechos da rede, o que resultou na interrupção no fornecimento de energia.

A distribuidora destaca ainda a complexidade do trabalho em redes subterrâneas, que envolve cuidados extras com segurança devido à atuação de técnicos em espaços confinados. As equipes continuam trabalhando para reforçar a rede elétrica nesse local.

Em outra categoria

A atriz Joely Richardson, irmã da também atriz Natasha Richardson, que morreu em 2009, comentou em uma foto em que Pamela Anderson e Liam Neeson apareceram juntos. Viúvo de Natasha há 16 anos, Liam está namorando Pamela, segundo informações da revista People.

Pamela publicou uma sequência de fotos celebrando a estreia de Corra que a Polícia Vem Aí, filme em que atuou ao lado de Liam, no Instagram.

Joely publicou diversos corações nos comentários da postagem. O longa só estreia no Brasil no dia 14 de agosto.

Pamela, de 58 anos, e Liam, de 73, teriam iniciado o namoro há pouco tempo, nos bastidores do filme, e estão "claramente apaixonados", segundo uma fonte da revista People.

Em entrevista à revista em outubro de 2024, Liam elogiou a parceira de cena. "Com a Pamela, em primeiro lugar, estou perdidamente apaixonado por ela. É simplesmente incrível trabalhar com ela", disse na época. "Não tenho palavras para elogiá-la, para ser sincero. Ela é humilde, não tem aquele ego enorme. Ela simplesmente entra em cena para fazer o trabalho. Ela é engraçada e muito fácil de trabalhar."

Na mesma ocasião, Pamela Anderson disse à revista que Liam Neeson é "o perfeito cavalheiro" e que ele "traz à tona o que há de melhor em você... com respeito, gentileza e profunda experiência".

Natasha Richardson foi vítima de um acidente de esqui em 2009. Pamela está solteira desde 2022, quando se separou do seu quinto marido, o guarda-costas Dan Hayhurst.

O influenciador Lucas Guimarães se pronunciou sobre o divórcio de Carlinhos Maia, anunciado pelo ex-casal no último sábado, 26. Em stories publicados no Instagram neste sábado, 2, Lucas afirmou que a separação foi uma "decisão mútua".

O influenciador disse ter demorado uma semana para falar sobre o assunto por ter se sentido "destruído emocionalmente". Segundo ele, o divórcio veio "devido a inúmeras coisas que só um casal que tem 15 anos sabe".

"Quinze anos não são quinze dias", continuou. "Assim como eu estou sofrendo, o Carlinhos também sofre. Ele tem esse jeito dele, de parecer mais 'durão', mas, no final, sabemos que, quando a 'ficha cair', que os dois vão estar sofrendo. E não dá para comparar quem sofre mais e quem sofre menos. Cada um tem o seu jeito de seguir a sua vida."

Na sequência, Lucas disse que os dois tomaram a decisão de se separar "por amor". "O amor também é deixar ir. Nesse momento, vivíamos em fases totalmente diferentes. Nós nos amamos, mas o nosso casamento já passou por muita coisa e, às vezes, tem coisa que cansamos de lutar, porque nós somos seres humanos."

Divórcio de Lucas Guimarães e Carlinhos Maia

Em texto publicado nas redes sociais, Lucas e Carlinhos afirmaram que a decisão foi tomada "em paz, sem brigas e sem caos" e pediram respeito ao momento. "Estamos finalizando este ciclo em paz, sendo maduros e escrevendo juntos este texto para todos que nos amam e nos apoiam", escreveram.

Carlinhos e Lucas começaram a namorar ainda adolescentes, em 2009, e oficializaram a união em maio de 2019, em uma cerimônia em Piranhas, no interior de Alagoas, com a presença de amigos e personalidades como Anitta, Kevinho e Gretchen.

"Não foi uma decisão tomada agora. Desde a última (e única) separação que tivemos, sentimos que nos precipitamos por não termos vivido o tempo necessário para reavaliar tudo o que ainda estava fora do lugar", disseram.

Esta não foi a primeira crise enfrentada pelo casal. Em 2022, os dois anunciaram outra separação. Na época, Carlinhos admitiu que o término havia ocorrido por conta de um erro dele, mas disse que não cabia a todos saberem. Poucos meses depois, no início de 2023, os dois reataram.

A cantora Jessie J foi internada neste domingo, 3, após sintomas de um possível coágulo no sangue. Em junho, a artista foi diagnosticada com um câncer de mama em estágio inicial. No início de julho, Jessie passou por uma mastectomia e afirmou que os exames indicaram que a doença não havia se espalhado.

No domingo, ela contou que os médicos descartaram um coágulo sanguíneo, mas a cantora recebeu o diagnóstico de uma infecção e de líquido nos pulmões. "Achando difícil respirar, mas dei alta ontem à noite (detesto estar no hospital) e vou continuar a investigação como paciente ambulatória", escreveu Jessie em um story no Instagram.

A cantora também desabafou sobre o processo de recuperação, que descreveu "estar longe de ser rápida ou fácil fisicamente e desafiadora mentalmente". "Ter de mudar os planos para a minha carreira para este ano tem sido frustrante depois de trabalhar tanto para chegar a este ponto e eu estar entusiasmada para fazer tudo isso. Mas é a vida, eu sei disso", disse.

Jessie subirá ao Palco Skyline, no The Town, no dia 13 de setembro. Até o momento, ela segue como uma das atrações do festival em São Paulo.