O Terço em estado de graça

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O chamamento vinha através do baixo trovejante: as primeiras estilingadas do hino Hey Amigo soavam como um toque de Hammelin, ao que o público reagia correndo para dançar na frente do palco e nos corredores de teatros e ginásios, formando a "unidade final" pregada na letra. Rockão na lata. Era o Terço, ao vivo, em estado de graça.

Durante um recorte dos longínquos anos 1970, o quarteto, então no auge, respondia pelo melhor rock feito no Brasil. Cabe aí um posfácio: um dos melhores, até hoje. Isso em um tempo com zero de mídia, em que o simples ato de ir a shows de rock era válvula de escape à ditadura ainda vigente, e as gravadoras (daqui, bem entendido) padeciam de miopia artística e comercial para lidar com aquela crescente turma dos decibéis. Dois álbuns fundamentais, Criaturas da Noite (1975) e Casa Encantada (1976), o primeiro, um monólito histórico, o segundo, igualmente um grande disco, são testemunhos de uma época em que a referência do prog rock inglês era quase um mandamento escrito em pedra, para inúmeras bandas brasileiras. Poucas digeriram esses eflúvios com a competência do Terço.

Décadas depois, essa história é repassada em O Terço - 50 Anos (Editora Ibrasa), obra concebida a quatro mãos pelo guitarrista e fundador Sérgio Hinds, ao lado do jornalista e pesquisador Nélio Rodrigues. "Há muito tempo esse livro vinha sendo cobrado, por amigos e fãs", conta Hinds. "Com a pandemia, a cobrança só aumentou. Foi quando chamei o Nélio, um grande pesquisador, que já havia entrevistado e escrito sobre o Terço várias vezes e, juntos, o concluímos. O Nélio tem um trabalho de garimpo que foi essencial em muitos detalhes, fatos e datas." O lançamento oficial, o músico adianta, acontece assim que for fechado patrocínio para a megalive pretendida para a ocasião. "O livro conta a trajetória de uma banda de rock que já passou dos 50, que começou na MPB e depois ingressou no rock progressivo, sem perder de vista outras influências. Detalhes de toda essa história e de músicos importantes que gravitaram em nosso entorno", conta.

No pico de sua arte, o Terço era Sérgio Hinds no vocal e guitarras, Sérgio Magrão (atual 14 Bis) no baixo, Luiz Moreno (falecido em 2002) nas baquetas e, único mineiro entre cariocas, Flávio Venturini nos teclados, último a integrar a trupe, indicado que foi por um conterrâneo famoso de apelido Bituca. Na época, esse combo, à exceção de Venturini, gravitava em torno do estúdio Pauta, de Rogério Duprat.

"O que existia era uma promiscuidade musical muito saudável entre nós e eles", recorda, aos risos, Luís Carlos Sá, ele mesmo, o eterno parceiro de Guarabyra, autor do prefácio de O Terço - 50 Anos. "O Sérgio Magrão e o Moreno eram da nossa banda desde os tempos de Sá, Rodrix & Guarabyra. Quando mudei para São Paulo, os dois até moraram um período comigo e minha então esposa, no Brooklyn. Entre idas e vindas do Rio, a certa altura, ao regressar a São Paulo, o Terço já era o Terço. Não dava mais para tocarmos juntos, tivemos que formar outra banda", lembra. Sá assina, inclusive, a letra da belíssima faixa-título de Criaturas da Noite.

Habitué com sucesso da era dos grandes festivais de MPB, em sua fase embrionária, iniciada em 1968, o grupo contou com músicos de talento como o guitarrista Jorge Amiden, o baterista Vinícius Cantuária e o cantor/compositor Cezar de Mercês - este, fundamental não apenas como autor do hit Hey Amigo, mas de diversas outras gemas dos cultuados discos do Terço. Com a banda ainda na ativa, Sérgio Hinds é o único elo entre todas as formações. "Começamos com um trabalho vocal forte e, nos festivais, tocamos até com orquestra. Mas sempre gostamos do rock progressivo, porque mistura o erudito. Com a entrada do Magrão e do Moreno, e depois do Venturini e a mala de músicas maravilhosas que ele trouxe, adotamos a visão do progressivo que rolava na época, Genesis, Pink Floyd, Yes, Jethro Tull. Era o que a gente mais ouvia. E aí aconteceu uma conjunção astral clássica que foi o Criaturas da Noite."

Entre os tesouros de Venturini que catalisaram o mítico álbum, a maravilhosa suíte instrumental 1974, 12 minutos de pura magia sonora. E, se ao vivo o Terço se destacava de congêneres por somar passagens instrumentalmente elaboradas a um peso incomum, muito se deve à "pegada" do baterista Luiz Moreno. De formação em conservatórios e dos poucos músicos negros no rock de então, compunha e cantava com maestria, assinando faixas antológicas. Hinds: "Nos shows, outro grande diferencial era nosso PA (sistema de som), o melhor que já ouvi no Brasil. Era todo valvulado, estupidamente diferente. O bumbo da bateria do Moreno batia do peito, era emocionante".

A soma de predicados alçou o quarteto à casa dos 150 a 200 shows por ano em ginásios lotados por todo o Brasil. O livro deixa claro a mão do empresário da banda, Mário Buonfiglio, nessa receita. "Ele foi o divisor de águas", crava Hinds. "Rico, morava em uma mansão, mas, às 7 da manhã, já saía para trabalhar em prol do Terço." Com o grupo no ímpeto pré-sucesso executando nos shows Criaturas da Noite na íntegra sem nem sequer ter gravadora ainda, coube a Buonfiglio conseguir a parceria fonográfica, no caso, com o selo Copacabana. "A partir daí, foi uma fase muito boa, de muito sucesso. E foi o Mário quem nos elevou a esse status. Ganhamos muito dinheiro, mas, jovens, torrávamos tudo."

Anos depois, com a partida de Flávio Venturini para surfar carreira solo, o Terço perdeu o chão. "Foi traumática (a saída). Ainda que na época eu, jovem, não me desse conta. Ele é um tremendo compositor, de voz supermarcante. A química funcionava com minha guitarra, a voz e as músicas dele, o baixo do Magrão, a bateria do Moreno. Então, foi como tirar o alho do tempero do feijão. De início, foi só uma grande mudança, mas depois tudo desmoronou de vez. Fiquei eu, sozinho, trocando músicos a toda hora. Fiz várias tentativas, mas a química não estava mais lá." O tempo tratou de reconciliar os músicos que, desde 2005, revivem a formação de ouro em ocasiões especiais: em 2007, saíram CD e DVD ao vivo, e em 2015, O Terço - 3D, projeto hi-tech gravado em estúdio, com DVD e Blu-Ray.

O lançamento de O Terço - 50 Anos pode, inclusive, impulsionar um já informalmente discutido álbum de inéditas. "Cogitamos, sim. Mas tudo vai do investimento. Agora, com a pandemia, muitos problemas se acentuaram. Ademais, o Terço não é uma banda popular, e o mercado desabou. Mas há vontade e há material inédito", conclui Hinds.

À prova de tempo

Originalmente de 1975, Criaturas da Noite é um clássico perene. Prog rock de primeira, sim, mas filtrado de maneira muito peculiar, com momentos de intenso brilho, remetendo também ao rock rural mimetizado do entrelaço com Sá, Guarabyra e cia. (Jogo das Pedras, a protoecológica Queimada). Arranjos vocais belíssimos permeiam teclados e guitarras hipnotizantes (Ponto Final), e pauladas como Volte na Próxima Semana e Pano de Fundo abrem caminho para a delicadeza de pérolas como a faixa-título e seu fantástico arranjo de cordas. Então subversiva, a letra de Hey Amigo escancarou o Terço a um grande público. E há o épico hino progressivo 1974, que desequilibra de vez o jogo. De quebra, a capa hiper-realista A Compreensão, de Antônio Peticov, que marcou época.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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A Academia Brasileira de Letras (ABL) vai eleger hoje, 30, a partir das 16h, o novo ocupante para a cadeira 7, que era ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro, aos 84 anos.

Ao todo, são 13 concorrentes, incluindo Míriam Leitão, Cristovam Buarque, Tom Farias e Marcia Camargos. O novo ocupante da cadeira deve ser revelado em 30 minutos.

A ABL divulgou também os nomes dos concorrentes às vagas que pertenceram aos imortais Heloisa Teixeira e Marcos Vilaça. Heloisa ocupava a cadeira 30 da Academia. Em abril de 2023, tomou posse como a 10ª mulher eleita imortal. Escritora, crítica cultural e importante nome do feminismo brasileiro, ela morreu dia 28 de março, aos 85 anos.

O advogado, jornalista e escritor Marcos Vilaça morreu no dia seguinte, 29 de março, também aos 85 anos. Ele ocupava a cadeira 26 desde 1985. As eleições para as vagas dos acadêmicos serão nos dias 22 e 29 de maio, respectivamente.

CONCORRENTES

Disputam a vaga que pertenceu a Heloisa o poeta, professor e tradutor Paulo Henriques Britto, e o poeta e compositor Salgado Maranhão. Também estão inscritos Arlindo Miguel, Paulo Roberto Ceratti, Spencer Hartmann Júnior e Eduardo Baccarin Costa.

Entre os inscritos para a sucessão da cadeira 26, que era de Vilaça, estão o advogado, escritor e professor universitário José Roberto de Castro Neves e o escritor, editor, tradutor e historiador Rodrigo Lacerda. Completam a lista Diego Mendes Sousa, Sivaldo Venerando do Nascimento e Evandro Aléssio Rodrigues Pereira.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O cantor Roberto Carlos foi o convidado pela TV Globo para abrir o Show 60 anos, que comemorou o aniversário da emissora na noite de segunda-feira, 28, em uma arena de shows na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Roberto cantou Emoções e Eu Quero Apenas, ao vivo, com sua inconfundível afinação.

O que pouca gente percebeu é que, após a transmissão do evento, a Globo passou uma chamada no estilo 'o que vem por aí' e, entre as atrações anunciadas, estava 'Roberto Carlos em Gramado'.

O Estadão questionou a assessoria do cantor se o anúncio indica a renovação de contrato de Roberto com a Globo - o vínculo venceu em 31 de março deste ano. De acordo com a assessoria de Roberto, a renovação está em "95% acertada, faltando apenas alguns detalhes" para o martelo final. A reportagem também perguntou à TV Globo sobre o assunto, mas não obteve resposta.

Sobre o especial de fim de ano ser gravado em Gramado, cidade da serra gaúcha, a equipe do cantor afirma que as conversas são muito preliminares ainda. "Foi apenas uma ideia que alguém deu", diz a assessoria. A decisão se dará mais para frente, no segundo semestre, quando o cantor e a emissora vão discutir o formato e o local de gravação do especial.

No Show 60 anos, Roberto se sentiu à vontade. Além de ser muito aplaudido, foi paparicado pelos artistas nos bastidores. Recebeu e tirou fotos com vários deles, como Cauã Reymond, Fafá de Belém e Fábio Jr. O cantor deixou o local por volta de duas horas da manhã, quase uma hora após o final do show.

Roberto Carlos fez seu primeiro especial na TV Globo em 1974 e, nesses mais de 50 anos, só deixou de apresentá-lo por duas ocasiões, quando sua mulher, Maria Rita, morreu, e durante a pandemia. Aos 84 anos, Roberto segue em plena atividade. Em maio, fará uma longa turnê pelo México. Na volta, se apresenta em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, entre outras cidades.

Cauã Reymond publicou nas redes sociais uma foto ao lado de Fábio Porchat e Tatá Werneck durante o show comemorativo dos 60 anos da TV Globo.

"Que noite incrível e especial pra @tvglobo, pra mim e pro Brasil! Um show de emoção, humor, esporte, afeto. Feliz demais pelos 60 anos dessa emissora que está no imaginário e na história de todo mundo", escreveu o ator na legenda. Confira aqui.

O registro foi publicado horas depois de uma esquete protagonizada por Tatá, Porchat e Paulo Vieira no palco do evento.

Durante a apresentação, os humoristas fizeram piadas sobre as polêmicas dos bastidores do remake de Vale Tudo.

No número cômico, Tatá menciona rapidamente os "bastidores de Vale Tudo", e Paulo emenda: "Não fala tocando, não fala tocando. Abaixa o braço, tá com um cecê de seis braços". Fábio rebate: "Pelo amor de Deus, é a minha masculinidade". Tatá completa: "Que masculinidade, Fábio?".

Nas redes sociais, internautas rapidamente interpretaram a brincadeira como uma referência aos rumores de tensão entre Cauã Reymond e Bella Campos durante as gravações da novela.

Segundo relatos, Bella teria reclamado do comportamento do ator nos bastidores. A Globo não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas o tema ganhou destaque nos comentários online após a exibição do especial.