Quem é o ladrão do PCC por trás de mega-assaltos que foi morto pela polícia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um homem suspeito de participar de grandes assaltos a bancos foi morto em confronto com a Polícia Militar, na noite desta terça-feira, 11, em Campinas, interior de São Paulo. André Ferreira Borges, o 'Pane', de 45 anos, é suspeito de participação do mega-assalto de Araçatuba, em 2021, e outros assaltos com táticas conhecidas como 'novo cangaço'. Com ele, foram apreendidos uma submetralhadora, carregadores de fuzil e R$ 500 mil, a maioria em notas de dólar.

As armas e o dinheiro seriam usados em uma nova ação que estava sendo planejada. A polícia diz que 'Pane' era da cúpula "restrita tática" da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A reportagem tenta contato com a defesa de Borges.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os PMs realizavam patrulhamento próximo à rodovia D. Pedro I, em Campinas, quando receberam a informação de que uma pessoa, em um veículo, estaria transportando uma arma de grosso calibre. Durante as buscas, os policiais localizaram o veículo suspeito na Avenida Comendador Aladino Selmi, na zona norte da cidade.

Ao ser abordado, o homem teria atirado contra os agentes, que reagiram e balearam o suspeito. O óbito foi constatado no local. No carro, além dos dólares e da submetralhadora, foram encontradas uma pistola calibre 380, 14 projéteis e uma luneta.

Havia munições de calibre ponto 50, capazes de derrubar aeronaves, três cartuchos e seis carregadores. O local passou por perícia. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas.

Em sua conta no X (antigo Twitter), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, disse que 'Pane' era uma liderança do PCC, especializada em domínio de cidades e envolvido nos roubos de Araçatuba e Uberaba. "Ele foi alvejado ao entrar em confronto com policiais. Com ele foram encontrados 83 mil dólares, 21 mil reais, uma submetralhadora e munições", diz.

Ainda segundo Derrite, 'Pane' era considerado especialista em crimes de domínio de cidades, tática conhecida como "novo cangaço", e integrava a denominada "restrita tática" do PCC. "Apesar dos crimes graves nos quais já se envolveu, foi posto em liberdade e teria se mudado para Orlando (EUA), antes de estar no Brasil para esse planejamento de uma nova ação criminosa", afirma o secretário na publicação.

Segundo a PM, 'Pane' era conhecido por sua ligação com o PCC e pela participação em ataques violentos contra agências bancárias nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. O modo de ação do "novo cangaço" é caracterizado por incêndios a veículos, disparos contra unidades policiais e o largo emprego de explosivos.

Ele estaria envolvido no mega-assalto de Araçatuba, interior de São Paulo, quando uma quadrilha com armas de guerra ocupou o centro, espalhou explosivos e atacou três agências bancárias. O ataque resultou em três mortes - dois moradores e um integrante da quadrilha - e cinco feridos, e deixou um rastro de destruição. Os bandidos conseguiram acessar o cofre de uma das agências.

'Pane' era investigado também pela possível participação em um ataque simultâneo a duas agências bancárias em Passos, interior de Minas Gerais, em 2018.

Ainda em Minas, no ano seguinte, ele teria participado do mega-assalto a uma agência bancária em Uberaba. Houve confronto com a polícia e uma jovem de 21 anos que estava em um carro foi atingida na cabeça e morreu. Nesse ataque, foram levados R$ 40 milhões, como foi divulgado pela polícia na época.

Como lembrou o secretário, em 2019, Borges chegou a ser preso por suposto envolvimento no assalto de Uberaba. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça da cidade no Triângulo Mineiro. Após quatro anos preso, ele obteve alvará de soltura. Desde o ano passado, 'Pane' respondia ao processo em liberdade.

Em outra categoria

A atriz Joely Richardson, irmã da também atriz Natasha Richardson, que morreu em 2009, comentou em uma foto em que Pamela Anderson e Liam Neeson apareceram juntos. Viúvo de Natasha há 16 anos, Liam está namorando Pamela, segundo informações da revista People.

Pamela publicou uma sequência de fotos celebrando a estreia de Corra que a Polícia Vem Aí, filme em que atuou ao lado de Liam, no Instagram.

Joely publicou diversos corações nos comentários da postagem. O longa só estreia no Brasil no dia 14 de agosto.

Pamela, de 58 anos, e Liam, de 73, teriam iniciado o namoro há pouco tempo, nos bastidores do filme, e estão "claramente apaixonados", segundo uma fonte da revista People.

Em entrevista à revista em outubro de 2024, Liam elogiou a parceira de cena. "Com a Pamela, em primeiro lugar, estou perdidamente apaixonado por ela. É simplesmente incrível trabalhar com ela", disse na época. "Não tenho palavras para elogiá-la, para ser sincero. Ela é humilde, não tem aquele ego enorme. Ela simplesmente entra em cena para fazer o trabalho. Ela é engraçada e muito fácil de trabalhar."

Na mesma ocasião, Pamela Anderson disse à revista que Liam Neeson é "o perfeito cavalheiro" e que ele "traz à tona o que há de melhor em você... com respeito, gentileza e profunda experiência".

Natasha Richardson foi vítima de um acidente de esqui em 2009. Pamela está solteira desde 2022, quando se separou do seu quinto marido, o guarda-costas Dan Hayhurst.

O influenciador Lucas Guimarães se pronunciou sobre o divórcio de Carlinhos Maia, anunciado pelo ex-casal no último sábado, 26. Em stories publicados no Instagram neste sábado, 2, Lucas afirmou que a separação foi uma "decisão mútua".

O influenciador disse ter demorado uma semana para falar sobre o assunto por ter se sentido "destruído emocionalmente". Segundo ele, o divórcio veio "devido a inúmeras coisas que só um casal que tem 15 anos sabe".

"Quinze anos não são quinze dias", continuou. "Assim como eu estou sofrendo, o Carlinhos também sofre. Ele tem esse jeito dele, de parecer mais 'durão', mas, no final, sabemos que, quando a 'ficha cair', que os dois vão estar sofrendo. E não dá para comparar quem sofre mais e quem sofre menos. Cada um tem o seu jeito de seguir a sua vida."

Na sequência, Lucas disse que os dois tomaram a decisão de se separar "por amor". "O amor também é deixar ir. Nesse momento, vivíamos em fases totalmente diferentes. Nós nos amamos, mas o nosso casamento já passou por muita coisa e, às vezes, tem coisa que cansamos de lutar, porque nós somos seres humanos."

Divórcio de Lucas Guimarães e Carlinhos Maia

Em texto publicado nas redes sociais, Lucas e Carlinhos afirmaram que a decisão foi tomada "em paz, sem brigas e sem caos" e pediram respeito ao momento. "Estamos finalizando este ciclo em paz, sendo maduros e escrevendo juntos este texto para todos que nos amam e nos apoiam", escreveram.

Carlinhos e Lucas começaram a namorar ainda adolescentes, em 2009, e oficializaram a união em maio de 2019, em uma cerimônia em Piranhas, no interior de Alagoas, com a presença de amigos e personalidades como Anitta, Kevinho e Gretchen.

"Não foi uma decisão tomada agora. Desde a última (e única) separação que tivemos, sentimos que nos precipitamos por não termos vivido o tempo necessário para reavaliar tudo o que ainda estava fora do lugar", disseram.

Esta não foi a primeira crise enfrentada pelo casal. Em 2022, os dois anunciaram outra separação. Na época, Carlinhos admitiu que o término havia ocorrido por conta de um erro dele, mas disse que não cabia a todos saberem. Poucos meses depois, no início de 2023, os dois reataram.

A cantora Jessie J foi internada neste domingo, 3, após sintomas de um possível coágulo no sangue. Em junho, a artista foi diagnosticada com um câncer de mama em estágio inicial. No início de julho, Jessie passou por uma mastectomia e afirmou que os exames indicaram que a doença não havia se espalhado.

No domingo, ela contou que os médicos descartaram um coágulo sanguíneo, mas a cantora recebeu o diagnóstico de uma infecção e de líquido nos pulmões. "Achando difícil respirar, mas dei alta ontem à noite (detesto estar no hospital) e vou continuar a investigação como paciente ambulatória", escreveu Jessie em um story no Instagram.

A cantora também desabafou sobre o processo de recuperação, que descreveu "estar longe de ser rápida ou fácil fisicamente e desafiadora mentalmente". "Ter de mudar os planos para a minha carreira para este ano tem sido frustrante depois de trabalhar tanto para chegar a este ponto e eu estar entusiasmada para fazer tudo isso. Mas é a vida, eu sei disso", disse.

Jessie subirá ao Palco Skyline, no The Town, no dia 13 de setembro. Até o momento, ela segue como uma das atrações do festival em São Paulo.