Clientes relatam reações após uso de pasta Colgate; empresa mudou fórmula, mas alega segurança

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dezenas de pessoas relataram que sofreram reações alérgicas após o uso da pasta Colgate Total Prevenção Ativa, uma nova versão da Colgate Total 12. O produto, que começou a ser comercializado em julho de 2024, utiliza fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior empregava fluoreto de sódio.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca. Os principais sintomas relatados são: inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Apenas nas últimas 24 horas, foram compartilhadas mais de 20 queixas de alergia associadas ao uso do creme dental na página do Reclame Aqui da Colgate-Palmolive.

Em nota, a empresa afirma que o fluoreto de estanho é seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais ao redor do mundo. A Colgate diz também que "a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil" e que os produtos e ingredientes "passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo".

A empresa reconhece, porém, que "uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes - como fluoreto de estanho, corantes ou sabores". Nessas situações, ela recomenda que os consumidores parem de usar o produto. Com a interrupção, "qualquer reação relacionada a ele cessará", diz a Colgate.

Uma das clientes impactadas foi Alina Dourado, de 30 anos. Ela usava a Colgate Total 12 há anos, mas a partir de dezembro de 2024 começou a utilizar o novo modelo. Logo após a troca, começaram a aparecer sintomas. "No início de janeiro, eu observei uma afta no freio da língua e, com o passar dos dias, foram aparecendo outras em volta. A região abaixo da língua ficou muito inchada, a ponto de prejudicar minha fala", conta.

Alina procurou profissionais de saúde. Eles chegaram a desconfiar que pudesse ser candidíase oral, conhecida popularmente como "sapinho", ou que houvesse ligação com intolerância à lactose. "Procurei um clínico geral e fui encaminhada ao infectologista. Fizemos todos os exames laboratoriais e deram todos normais".

Como última medida, ela decidiu trocar a pasta de dente no último sábado, 15. "A sensibilidade sumiu no mesmo dia. As lesões foram sumindo", destaca. "Cheguei a perder peso, imaginei que estava com alguma condição de saúde mais grave".

Efeitos adversos desaparecem

Aline Laignier, dentista especializada em odontopediatria e ortodontia, ressalta que a alergia não acomete a todos e pode se manifestar de diferentes maneiras, incluindo ardência, aftas e inchaços na gengiva.

"Mas é importante destacar que outros componentes das pastas também podem causar alergias. Pode ser um saborizante ou um detergente. Alguns pacientes vão ter as reações até mesmo com outras pastas, não é só o fluoreto de estanho que pode causar isso", diz.

Em nota, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) destaca que as reações adversas a pastas de dentes cessam logo após a interrupção do uso. "Sendo assim, se um consumidor apresentar reações bucais de sensibilidade a qualquer dentifrício que esteja usando pela primeira vez, deve imediatamente interromper o uso e buscar um outro produto", orienta.

Ingredientes são seguros

O CROSP afirma que a única forma de identificar se um componente específico da pasta ou ela como um todo é responsável pela alergia é por meio de testes cutâneos de sensibilidade, e destaca que as reações adversas não podem ser atribuídas ao íon flúor (fluoreto) porque este é comum às duas formulações.

Segundo o CROSP, tanto o fluoreto de estanho (SnF2) quanto o fluoreto de sódio (NaF) são eficazes como anticárie devido ao fluoreto - o flúor fortalece o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes à cárie e auxiliando na remineralização de áreas enfraquecidas. Porém eles diferem na proteção contra bactérias:

O sódio (Na) do NaF não tem efeito preventivo algum. Assim, se a pessoa tem problemas gengivais, a formulação do dentifrício precisa conter um antibacteriano;

O íon estanho (Sn2+) tem eficácia antibacteriana, logo, além de reduzir a cárie pelo efeito do fluoreto, também melhora a saúde gengival, de acordo com o conselho.

Na mesma nota, Jaime Aparecido Cury, doutor em Ciências Biológicas e Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirma que todos os ingredientes usados em dentifrícios - pastas, cremes ou géis dentais - são aprovados pela Anvisa como seguros à saúde geral dos consumidores.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) diz que não recebeu reclamações a respeito do tema e aguarda informações da Colgate-Palmolive para que possa se pronunciar.

A Colgate-Palmolive afirma que monitora os relatos de forma individual. Os clientes podem entrar em contato pelo número 0800 703 7722.

A Anvisa informa que segue monitorando as notificações recebidas e analisando o caso, e incentiva consumidores e profissionais de saúde a reportar qualquer evento adverso por meio de seu sistema de vigilância de produtos de higiene pessoal, disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/cosmeticos. "Esses dados são fundamentais para a avaliação contínua da segurança dos produtos cosméticos disponíveis no mercado", salienta.

Em outra categoria

Luca Arroyo Borges, filho do cantor Lô Borges, usou o Instagram para publicar uma homenagem ao pai cinco dias após sua morte, na segunda-feira, 3. Com duas fotos ao lado do músico, o jovem escreveu um texto sobre a saudade.

"Eu te amo mais do que você é talentoso. Não tenho palavras para tudo que está acontecendo agora e vou viver minha vida inteira sentindo sua falta. O privilégio de ter Lô Borges como pai, vocês não têm ideia", escreveu.

"Perdi meu melhor amigo no seu auge, mas como meu pai sempre falou, ser fraco não é uma opção. Independente de onde você esteja, sei que você vai cuidar de mim igual você sempre fez. Você é a minha maior inspiração. Tudo o que eu queria era mais 20 anos com você. Te amo, pai, já sinto saudade. Obrigado pelo privilégio de ser seu filho", concluiu o filho de Lô Borges, que ainda agradeceu às mensagens de apoio recebidas nos últimos dias.

Lô Borges estava internado desde 19 de outubro, após uma intoxicação por medicamentos. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O cantor e compositor ficou conhecido por músicas como O Trem Azul e Paisagem da Janela, presentes no clássico álbum da MPB Clube da Esquina (1972).

O SBT usou inteligência artificial (IA) para recriar a voz e a imagem de Silvio Santos e Hebe Camargo em vídeo exibido durante a abertura do Teleton 2025, na última sexta-feira, 7.

O material, que tem cerca de três minutos de duração, mostra a imagem artificial dos apresentadores durante uma ligação telefônica na qual Hebe sugere o programa beneficente ao patrão. "Me diz, o que acha?", pergunta, ao que Silvio responde: "Se é para mudar vidas, o SBT abre suas portas".

O médico Renato da Costa Bonfim, fundador da AACD, também foi recriado com IA, enquanto outras personalidades, como Eliana, Ratinho, Celso Portiolli e o cantor Daniel, embaixador do Teleton, apareceram em versões do passado.

Matheus Trombino, criador do vídeo, foi entrevistado por Celso Portioli durante o programa, neste sábado, 8. Segundo ele, o conteúdo levou seis dias para ficar pronto.

"Os desafios eram conseguir restaurar poucas imagens antigas que a gente tinha, porque a AACD foi criada em 1950, e também criar as cenas de bastidor que a gente nunca viu, como a Hebe Camargo apresentando a AACD ao Silvio Santos, ou o Silvio Santos falando: 'Pode entrar no SBT'", relatou Trombino.

Eliane Giardini, que viveu Muricy em Avenida Brasil (2012), confirmou que a novela terá uma continuação. A atriz comentou o assunto durante uma palestra, em vídeo que circula nas redes sociais. No momento, o mediador do encontro mencionou que o próximo trabalho dela será com João Emanuel Carneiro, autor da trama original, e citou o título.

Ao refletir sobre o projeto, Eliane explicou que considera um remake mais simples de encarar. "O remake você já sabe que é uma história maravilhosa. No mínimo vai fazer sucesso porque as pessoas odeiam e ficam comparando, isso também é uma forma de sucesso", disse.

Já a ideia de continuar uma história que marcou época preocupa a atriz. "Quando a história é boa, é uma equação perfeita. A gente não tem o domínio sobre essa equação, ela acontece por acaso, e é muito difícil reproduzir. Por isso tenho um pouco de medo da continuação, porque você vai mexer em uma coisa que fez grande sucesso", afirmou.

Continuação de 'Avenida Brasil'

De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, a Globo procurou o autor João Emanuel Carneiro, que teria aceitado dar continuidade à história. Os primeiros esboços do projeto já estariam em andamento.

Procurada pelo Estadão, a Globo ainda não confirmou a produção. O espaço segue aberto.

Adriana Esteves e Murilo Benício também já teriam sinalizado interesse em reviver os papéis de Carminha e Tufão. Ainda não há informações sobre o restante do elenco. A previsão é que a produção estreie em 2027.