Caso Vitória: polícia vai fazer nova reconstituição do crime

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A polícia vai fazer a reconstituição da morte da jovem Vitória Regina Sousa, em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, após a família apontar contradições no depoimento do rapaz suspeito do assassinato. O investigado, Maicol Antônio Sales dos Santos, está preso e confessou o crime, conforme a Polícia Civil.

O depoimento dele, no entanto, não condiz com as circunstâncias do crime, segundo a família. Já a defesa de Maicol diz que ele foi coagido a confessar. A Polícia Civil afirma que os procedimentos obedeceram ao Código de Processo Penal.

No sábado, 22, os familiares e amigos de Vitória fizeram uma manifestação com faixas e cartazes, em frente à delegacia da Polícia Civil de Cajamar, apontando inconsistências na confissão de Maicol e pedindo mais investigação.

Conforme o advogado da família, Fábio Costa, o depoimento de Maicol apresenta incongruências que podem ser esclarecidas durante a reconstituição. Entre as várias inconsistências, segundo aponta, está a afirmação de Maicol de que ele matou a jovem dentro do carro com uma faca que estava entre o banco do motorista e a porta do veículo.

"Matar dentro do carro e a perícia não identificar nenhuma mancha de sangue é menosprezar o trabalho da Polícia Científica. A menos que ele tenha matado em outro carro. Causaria estranheza querer fechar a investigação com uma dúvida desta", afirma.

Outra inconsistência, segundo ele, é a afirmação de Maicol de que ele teria levado o corpo da vítima em seu carro e usado uma pá e uma enxada para enterrá-lo na mata. "Eu cheguei lá com a família quando o corpo foi encontrado, antes mesmo da chegada da perícia. Não tinha sinal de terra algum. Aquele corpo não foi enterrado, nem desenterrado", afirma Costa.

Quanto às afirmações do investigado de que ele teria convidado Vitória para entrar no carro, sem forçá-la para isso, o advogado interpreta como uma orientação que ele recebeu. "Se ela entra livremente no carro, ele se livra da acusação de emboscada, que é uma qualificadora. Da mesma forma, quando ele diz que a matou durante uma briga, ele tenta se livrar do motivo torpe. São duas qualificadoras importantes em um tribunal do júri", diz.

Segundo Costa, a reconstituição em algum momento vai trazer à tona que houve a participação de outra pessoa, como tem afirmado a família da vítima. "A reconstituição pode evidenciar que em algum momento ele teve a ajuda de outra pessoa. A investigação não está encerrada", continua.

Weronica Regina de Sousa, irmã de Vitória, disse que a família espera que o caso não seja encerrado sem mais investigações. "Há várias coisas que não batem, inclusive (a informação) de ele ter enterrado o corpo, o que não é verdade", diz.

Segundo ela, a família acredita que há outros envolvidos que podem estar sendo acobertados. "Ela nunca entraria no carro dele por conta própria. A Vitória nunca teve relacionamento nem contato com ele, e muito menos com a mulher dele", diz.

No depoimento, segundo o advogado, o rapaz teria alegado que chamou Vitória para conversar porque ela teria ameaçado contar à mulher dele sobre um antigo relacionamento entre os dois. A afirmação se choca com a versão da polícia sobre a motivação do crime, que seria uma obsessão de Maicol pela Vitória.

Coação

A defesa de Maicol Sales dos Santos afirma que ele sofreu coação psicológica para confessar o crime. Em nota, os defensores apontam que o depoimento foi tomado durante "o período de repouso noturno" e sem a presença dos advogados. Afirmam ainda que uma perícia psiquiátrica foi agendada "sem ordem judicial" e determinada "apenas um dia após a suposta confissão de Maicol que, por si só, já está cercada de graves irregularidades". A nota é assinada pelos advogados Flávio Ubirajara, Arthur Perin Novaes e Vitor Aurélio Timóteo da Silva.

A Secretaria da Segurança Pública diz que a Polícia Civil solicitou ao Instituto Médico-Legal (IML) a reconstituição do crime para "esclarecer todas as circunstâncias em que ele ocorreu". Segundo a nota, o principal suspeito segue preso temporariamente após confessar a autoria do homicídio e as investigações prosseguem pela Delegacia de Cajamar para a conclusão do inquérito policial.

Ainda segundo a nota, "a Polícia Civil ressalta que todos os procedimentos adotados no caso, inclusive o depoimento do suspeito, obedeceram estritamente o Código de Processo Penal".

Em outra categoria

Fernanda Gentil falou sobre sua carreira durante o Jogo das 3 Pistas do Programa Silvio Santos deste domingo, 30, e revelou que vê com bons olhos uma possível volta à TV aberta. Desde que foi demitida da Globo há alguns anos, ela tem focado seu trabalho no YouTube.

Questionada pela apresentadora Patricia Abravanel se já teria descartado trabalhar novamente na televisão, foi enfática: "Jamais. Inclusive, morro de saudade! Se tiver um projeto legal que eu possa ajudar e acrescentar alguma coisa, estamos aí!"

Em outro momento, destacou: "Tenho alguns formatos escritos. Tem formato de podcast, reality show e do meu talk-game show. Se eu pudesse levar para a TV... Vamos marcar reunião! Saindo daqui em meia hora a gente resolve isso!", brincou, aproveitando a passagem pelo SBT.

A apresentadora ficou conhecida por seu trabalho em programas de esporte na Globo, tendo mudado para a área de entretenimento, onde não atingiu o mesmo sucesso e não teve o contrato renovado com a emissora em março de 2023.

A atriz Fernanda Souza parabenizou o seu ex-marido, o cantor Thiaguinho, e sua nova mulher, a influenciadora digital Carol Peixinho, pela chegada do primeiro filho do casal. Neste domingo, 30, a artista celebrou o anúncio da gravidez, revelado via postagem no Instagram, e desejou votos de felicidade e saúde ao casal.

"Que lindos! Estamos muito felizes e desejamos toda saúde e amor desse mundo para vocês 3!", escreveu Fernanda. "Que Deus os abençoe muito!" A atriz e o cantor foram casados por quatro anos, entre 2015 e 2019. Após a separação, no entanto, os dois mantiveram um bom relacionamento.

Já Thiaguinho e Carol estão juntos há três anos e meio. Os dois, que ainda não são casados, celebraram a chegada de uma criança na relação. Em uma mensagem emocionada, expressaram o quanto estão felizes e gratos pela novidade.

"Prontos pra viver o maior amor do mundo! Nosso amor transbordou e agora somos 3! Desde já, nossa família agradece todo o carinho que vamos receber! Bênção a caminho! Deus nos abençoe!" - escreveram no post, que trazia ainda um registro da ultrassonografia.

Além de Fernanda Souza, outros famosos parabenizaram o casal pela gravidez. "O amor já se manifestou em seu ser, e a partir de agora, vocês três se tornaram um só", escreveu o cantor Péricles, ex-companheiro de banda de Thiaguinho. "Parabéns meus amores, essa criança vai trazer ainda mais amor para essa família linda!", comentou Preta Gil.

"Êxtase de alegria para todos nós! Que amamos muito esse casal maravilhoso! Que Deus abençoe com muita saúde, pois do restante Vovô Belo vai estar aqui", escreveu o cantor Belo. "Ah, que amor! Saúde para essa família linda!", comentou a atriz Taís Araújo.

Outros nomes famosos também parabenizaram o casal, como os apresentadores Luciano Huck, Regina Casé e Fernanda Gentil, o surfista Gabriel Medina, os atores José Loreto, Marcos Vera e Claudia Raia, entre outros.

A eliminação de Eva neste domingo, 30, acelerou o ritmo do BBB 25, que entrou no Modo Turbo. O reality show promete mais uma berlinda para esta terça-feira, dia 1º, além de outras dinâmicas que movimentarão a casa.

Para além da saída da sister, o domingo contou com a formação do Paredão. O até então líder Maike vetou Vinícius e Diego Hypólito da prova, que também ocorreu durante o programa ao vivo.

Desta maneira, a eliminação foi formada por um indicado do líder, o mais votado pela casa e um contragolpe do participante mais votado. A decisão sobre quem sai ocorre nesta terça-feira.