Vice-cônsul da Colômbia baleada em tentativa de assalto em SP tem alta hospitalar

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Katherine Ortiz Vaca, recebeu alta médica hospitalar após ficar 11 dias internada. Ele foi atingida por um disparo de arma de fogo no momento em que passava pela Avenida Nove de Julho, nos Jardins, onde ocorria uma tentativa de assalto no dia 14 de março.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, a diplomata continuará seu processo de recuperação em casa, junto à família e sob rigorosa observação médica.

"Expressamos nossa gratidão pelas mensagens de solidariedade recebidas, bem como nosso reconhecimento ao trabalho da equipe médica que orientou e apoiou seu tratamento."

Conforme o boletim de ocorrência, uma mulher dentro de um táxi foi abordada por três ladrões naquele dia. Um policial militar de folga interveio, e disparou contra os bandidos. A diplomata passava a pé pela avenida e foi atingida na altura da cintura.

Em nota endereçada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a embaixada colombiana disse que solicitou sua intervenção para acompanhar o andamento das investigações em andamento sobre os fatos.

"Também pedimos à mídia que se abstenha de divulgar informações confidenciais sobre a vice-cônsul e sua família, como a localização de sua residência, imagens pessoais não autorizadas ou mapas detalhando seus movimentos diários. A disseminação desse tipo de informação aumenta sua vulnerabilidade e representa um risco à sua segurança. A vice-cônsul está focada em sua recuperação e, por enquanto, não fará nenhuma declaração pública", disse o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

Apreensão de adolescentes

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu na segunda, 24, dois adolescentes suspeitos de participar da tentativa de assalto que terminou com a vice-cônsul da Colômbia baleada.

"Os infratores foram identificados após o trabalho investigativo da unidade policial. Ambos possuem diversos registros por atos infracionais análogos a roubos e furtos", disse a Secretaria da Segurança Pública do Estado de são Paulo.

Após a apreensão, os dois foram encaminhados à Fundação Casa.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que a dupla detida estava envolvida com o assalto, mas não confirmou se eles estavam na cena do crime ou deram suporte remotamente.

Um dos rapazes que abordou o taxi, Bruno Narbutis Borin, de 19 anos, já tinha sido preso no dia do crime.

Na ocasião, a defesa dos suspeitos informou que o trio não estava armado e que os disparos que atingiram a vice-cônsul colombiana não partiram dos rapazes.

Segundo a SSP, o Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado pela PM, segue em andamento e a instituição acompanha as investigações realizadas pela Polícia Civil.

O caso se soma a uma série de crimes violentos que têm ocorrido no centro expandido da cidade nos últimos meses. Em 2024, o número de latrocínios (roubos seguidos de morte) cresceu 23,2%.

Em outra categoria

Aline Patriarca e Diogo Almeida anunciaram o término do namoro nesta quinta-feira, 17. O relacionamento, que teve início durante o confinamento no Big Brother Brasil 25, foi oficializado apenas em maio, pouco depois do fim do reality. Segundo os dois, a decisão foi tomada em comum acordo.

"Vivemos momentos especiais juntos, mas entendemos, em comum acordo, que estamos em fases e com objetivos diferentes", disse Aline, por meio de uma publicação nas redes sociais. O comunicado, que também foi replicado por Diogo, destacou o pedido de respeito e privacidade neste momento. "Agradeço a quem sempre torceu, nos apoiou e peço, de coração, respeito e privacidade", completou a ex-BBB.

Relacionamento marcado por polêmicas

O romance entre Aline e Diogo começou dentro do reality e não passou despercebido por polêmicas. Ainda durante o programa, o casal enfrentou a desaprovação de pessoas próximas: Vinicius, melhor amigo de Aline, e Vilma Nascimento, mãe de Diogo. Além disso, durante uma dinâmica de indicação ao Paredão, Diogo não defendeu Aline e ela foi para berlinda.

Fora do confinamento, no entanto, o casal decidiu dar uma nova chance ao relacionamento. Aline chegou a falar sobre a fase mais reservada do casal longe das câmeras e comentou sua relação com a sogra, marcada por desentendimentos durante o programa. "Sempre respeitei a dona Vilma. [...] Aqui fora, a gente também está tendo a oportunidade de viver outra realidade e sigo com o mesmo pensamento", disse em entrevista ao Gshow.

Um dos romances mais emblemáticos da literatura brasileira, Tieta do Agreste, de Jorge Amado, ganhará uma nova adaptação cinematográfica. A atriz Suzana Pires ficará responsável pelo roteiro e papel principal na produção, que terá direção de Joana Mariani e será produzida pela Muiraquitã Filmes, de Eliane Ferreira.

Publicado originalmente em 1977, o romance narra o retorno de Tieta à fictícia Santana do Agreste, após 26 anos de exílio forçado. Banida pela própria família por comportamento promíscuo, Tieta volta à pequena cidade trazendo à tona tensões sociais e morais que continuam ressoando décadas depois.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a nova versão cinematográfica pretende revisitar essa história sob uma "ótica feminina", segundo a produtora, com o objetivo de ressignificar a trajetória da personagem principal e explorar com mais profundidade suas camadas de liberdade.

A novidade foi compartilhada pela Muiraquitã Filmes nas redes sociais. A produtora é responsável por títulos como Retrato de um Certo Oriente (2024) e Querência (2019).

"O filme vai focar na relação entre Tieta e Perpétua, personagens que representam, respectivamente, a liberdade e a castração. A expectativa é que o longa permita que mais uma grande, complexa e profunda personagem da literatura brasileira possa conquistar o mercado global, afirma a publicação.

Tieta nas telas

Suzana Pires, com mais de 30 anos de carreira como atriz e duas décadas de experiência como roteirista, assume o desafio de reimaginar Tieta, já retratada anteriormente em adaptações de sucesso - como a telenovela da Globo em 1989, estrelada por Betty Faria, e o filme de 1996, com Sônia Braga no papel-título. A estreia do filme ainda não tem data confirmada.

Era para ser uma noite romântica entre Andy Byron, CEO da Astronomer, e Kristin Cabot, diretora de RH da companhia, mas uma "câmera do beijo" acabou complicando a vida de ambos. Era para ser uma noite romântica entre Andy Byron, CEO da Astronomer, e Kristin Cabot, diretora de RH da companhia, mas uma "câmera do beijo" acabou complicando a vida de ambos.

Ao perceberem que estavam sendo filmados, o CEO se abaixou e saiu da visão da câmera e a mulher tampou a sua face com as mãos e virou de costas. A cena chamou atenção dos presentes.

A cena viralizou nas redes sociais e chegou a ser comentada pelo próprio vocalista do grupo britânico. "Ou eles estão tendo um caso ou são muito tímidos", brincou Chris Martin.

Quem é Andy Byron?

Não demorou muito para o casal ser identificado. Byron é CEO da Astronomer, empresa de tecnologia avaliada em cerca de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,5 bilhões).

Segundo o perfil do LinkedIn, o empresário é o responsável pela empresa desde julho de 2023, tendo passado antes por outras empresas do ramo, como Lacework e Cybereason. Já Kristin é chefe do departamento de recursos humanos há nove meses.

Após a repercussão global da notícia, Byron deletou o seu perfil no LinkedIn e trancou suas outras redes sociais. No X, o perfil daa Astronomer limitou comentários.

Até o momento da publicação dessa reportagem, ele não se manifestou sobre o assunto.