Não vamos fazer 'apartheid', diz prefeito de Duque de Caxias sobre vacinação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar da intensa aglomeração de idosos, filas de quilômetros em vias de acesso ao distrito de Xerém e da recomendação do Ministério Público para que se respeitasse uma ordem de vacinação considerando as pessoas com mais idade, o prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis (MDB), classificou como um sucesso a vacinação no município nessa sexta-feira, 5. Com cerca de 7,5 mil doses em estoque, Reis autorizou que todo grupo com mais de 60 anos fosse vacinado contra a covid-19. Estimou que 100 mil pessoas se enquadram nessa faixa etária.

"Se chegar a Duque de Caxias um milhão de vacinas, coloco infraestrutura nos quatro cantos da cidade e aplicamos esse um milhão de vacinas em um dia", disse Reis ao Estadão no início da tarde desta sexta, enquanto acompanhava a vacinação no distrito de Xerém.

O prefeito, que teve covid-19 no passado e ficou internado em um hospital particular do Rio, garantiu ainda que a cidade da Baixada Fluminense tem a pandemia sob controle. "Eu tenho infraestrutura, estou ajudando o Rio, as cidades vizinhas. É lógico que não sou o dono da verdade. Se meus leitos ficarem superlotados de um dia para o outro, vou tomar medidas. Mas hoje, pelo contrário. Nós temos, e tenho certeza, o melhor protocolo de saúde", assegurou

Por que o senhor decidiu ampliar a vacinação para o grupo com mais de 60 anos?

Concluímos a vacinação acima de 80, vacinamos os mais de doze mil profissionais da saúde com primeira e segunda doses, os profissionais de educação com mais de 60 anos, asilos, abrigos. Abrimos agora para os de 60 anos. Temos 100 mil habitantes (dentro dessa faixa etária) e sabemos que no início essa demanda é maior, mas estamos confiantes nas instituições, tanto União quanto governo do Estado, e temos uma infraestrutura de saúde que prova... Hoje vamos aplicar mais de 7,5 mil vacinas, e se eu tivesse hoje 20 mil vacinas, teria estrutura para executar esse programa. Vamos num período muito curto, com a vacina chegando, imunizar toda essa população idosa. É nessa pegada que a gente vem. E no início da pandemia comprei um hospital, coloquei 128 leitos de CTI exclusivo para a covid-19. Em nenhum momento amargamos falta de vaga. Hoje, na nossa cidade, tenho 40 pacientes só ocupando leitos, mais de 50 pacientes de fora, e tenho leito sobrando, diante de um Brasil que você observa muitas cidades menores ou até maiores que a nossa amargando infraestrutura de saúde.

O senhor falou que vacinou todos os idosos com mais de 80, e agora abriu direto para os idosos com mais de 60. O Ministério Público recomendou que se seguisse uma ordem decrescente e...

Mas o MP... Quem manda na cidade sou eu, que fui eleito e reeleito para governar. Estamos aqui - vai dar 14h10 -, concluindo a vacinação. Se você ocupar o drive-thru ou a fila aí, em 30 minutos vai ser vacinado. Nós temos ainda mais de mil vacinas.

Mas não procede a informação de que seriam 100 mil pessoas que poderiam ser vacinadas?

Procede! Temos aqui aproximadamente 100 mil pessoas (nessa faixa etária), numa cidade de 920 mil habitantes. Nós estamos iniciando na área rural, onde a nossa densidade é de 7%. Então são sete mil vacinas. Uns vêm de lá, outros vêm daqui. Não está faltando vacina.

São apenas as vacinas da primeira fase? Ou vocês estão usando as doses que seriam da segunda também como primeira?

Primeira fase! Estou aqui religiosamente em dia com nosso segunda dose.

São cerca de 100 mil pessoas, mas somente sete mil vacinas. O senhor conta que o restante irá chegar nos próximos dias?

Eu tenho certeza! O governo federal comprou agora 100 milhões de novas doses. Este exemplo que estamos mostrando aqui, de eficiência, a cidade de Duque de Caxias é a número um no avanço de vacinações. O mais importante agora é a gente sair daqui sem guardar uma dose na geladeira. Lugar de vacina é no braço e no corpo das pessoas, pra você criar aí uma proteção e evitar mortes e ocupação de leitos. Comprou, logística chegou, não pode guardar em lugar nenhum. Se chegar em Duque de Caxias um milhão de vacinas, coloco infraestrutura nos quatro cantos da cidade e nós aplicamos esse um milhão de vacinas em um dia.

A vacinação é apenas para cidadãos de Duque de Caxias? Vocês estão confirmando?

É inevitável, não vamos fazer nenhum movimento separatista, nenhum Soweto aqui, nenhum apartheid. Nós aqui estamos na região metropolitana, não tem como controlar. Não vou ficar olhando endereço de ninguém, não vou fazer esse veto. Vai rodando.

Está meio aglomerado aqui...

Não está meio aglomerado nada! Aglomerado está na praia, nas casas de shows. Aqui não, olha o ambiente tranquilo, dentro do carro, todo mundo com máscara. Hoje você vai a muitos ambientes, mercados, que é muito mais... Aqui pelo contrário, estamos fazendo em praças públicas, na rua, que fica arejado.

No Rio, o prefeito Eduardo Paes (DEM) ampliou as medidas restritivas a partir desta sexta. Em Duque de Caxias, está bem como está?

Tenho infraestrutura, estou ajudando o Rio, as cidades vizinhas. É lógico que não sou o dono da verdade. Se meus leitos ficarem superlotados de um dia para o outro, vou tomar medidas. Mas hoje, pelo contrário. Nós temos, e tenho certeza, o melhor protocolo de saúde. Por exemplo, Niterói. É o primeiro IDH do Rio de Janeiro e tem mais óbitos que Duque de Caxias, só que eles têm 402 mil habitantes a menos que Duque de Caxias. Fizeram lockdown, fecharam, esperaram o vírus em casa, levados pelos deliveries. A vida tem de estar normal. O povo só tem de ter responsabilidade, não fazer festas, não fazer aglomeração, não encher a praia, não fazer baile, festejo, carnavais, réveillon..

Em outra categoria

O BBB 25 definiu na noite deste domingo, 23, os participantes que estão no Paredão Triplo desta semana: Diogo, Vilma e Vitória Strada. Camilla chegou a ser a mais votada pela casa, mas conseguiu se salvar ao vencer a Prova Bate-Volta. Thamiris, que estava na berlinda por conta do Big Fone, se salvou por conta do Poder Curinga de Camilla. Confira detalhes da formação abaixo.

Dinâmica do Paredão

- Diogo e Thamiris estavam na berlinda como consequência do Big Fone.

- Camilla, que tinha o Poder Curinga do Sim ou Não, poderia tirar um participante do Big Fone para colocar outro. Ela tirou Thamiris e indicou Vilma.

- O Anjo, Guilherme, imunizou Delma.

- O líder João Pedro indicou Vitória Strada ao Paredão.

- A pessoa mais votada pela casa, Camilla, foi indicada ao Paredão.

- Prova Bate-Volta foi disputada por Diogo, Vilma e Camilla, que venceu e se livrou.

Os mais votados pela casa

- 7 votos - Camilla

- 4 votos - Maike

- 3 votos - Renata

- 2 votos - Aline

Quem votou em quem no Paredão deste domingo

- Delma votou em Camilla.

- Maike votou em Aline.

- Gracyanne votou em Renata.

- Guilherme votou em Camilla.

- Renata votou em Camilla.

- Eva votou em Camilla.

- João Gabriel votou em Aline.

- Vilma votou em Camilla.

- Vitória Strada votou em Maike.

- Diogo votou em Camilla.

- Daniele Hypólito votou em Maike.

- Aline votou em Maike.

- Camilla votou em Renata.

- Diego Hypólito votou em Camilla.

- Vinícius votou em Maike.

- Thamiris votou em Renata.

Maria Verônica, que ficou conhecida como a 'Grávida de Taubaté' por simular uma gravidez de quadrigêmeos em programas de TV em 2012, deu uma longa entrevista a Celso Portiolli no Domingo Legal, do SBT, exibida neste domingo, 23.

Ela chegou a chorar e afirmou que, à época, fazia parte de uma "seita" que lhe fez um "ritual", e que sua intenção inicial não era chamar atenção da imprensa. Ainda destacou que seu marido à época não tinha conhecimento do fato.

"Fiquei 13 anos em silêncio, poderia continuar o resto da minha vida. Estou aqui porque queria dizer para as pessoas que, tudo que ouviram a mídia falar, existia um pouquinho mais. Eu posso ter tido um problema psicológico. Mas o demônio ali, também existiu", justificou, sobre o porquê de concordar em falar na entrevista.

Marido 'não sabia de nada', diz 'Grávida de Taubaté

Defendeu o seu marido na época, Kléber: "Ele acreditava. Penso que foi a única pessoa que eu traí, foi ele, porque não consegui dizer a ele que aquilo não era real. Todas as pessoas me perguntam: ele sabia? Não, ele não sabia de nada."

Maria Verônica também relatou que se consultou com uma psicóloga que teria lhe dito que provavelmente teve uma "gravidez psicológica", com sua barriga crescendo um pouco e tendo "todos" os sintomas de uma grávida. Ela relata que chegou a fazer um teste de farmácia, que teria dado positivo, mas não chegou a fazer um ultrassom.

Sobre o crescimento repentino no tamanho de sua barriga, garantiu: "Ninguém estranhou porque eu não vivia no meio de todo mundo". "Ao contrário do que as pessoas falam, que [a barriga falsa]era de silicone, não. Eram panos lá dentro".

Portiolli chegou a perguntar "qual o propósito" de mostrar às pessoas de que estaria grávida, sendo que não estava. "Eu sempre me perguntei a mesma coisa", desconversou Verônica.

"Não foi pensado para gerar uma comoção nacional. Quando fui para lá e participava dos rituais, a gente sempre sabia e eu era orientada que levava comigo quatro demônios", explicou, a respeito do porquê de terem sido quadrigêmeos em sua história.

'Sou eternamente grata a Chris Flores'

Maria Verônica também comentou sobre a apresentadora Chris Flores, à época do caso funcionária da Record TV, que alega ter sido a responsável por 'desmascará-la'.

"A Chris Flores, no dia que a gente foi lá, sugeriu um ultrassom. Na verdade ela nem sugeriu, perguntou se, de repente, eu toparia. Eu fui no dia - ela vai lembrar disso - eu não estava sozinha. Ela falou: 'Você topa?'. Eu falei 'não', quem estava comigo também disse não. Ela fez 'assim' [gesticula] com a mão, tipo, 'Não tenho nada a ver com isso'."

Ela, porém, diz que quem detectou a falsa gravidez em um primeiro momento foi um repórter da Record, Michael Keller. "Ele me acompanhou por duas ou três semanas. Talvez tenha levado para ela as informações que ele viu. Eu sou eternamente grata a ela por isso. Espero me encontrar com ela muito em breve para dizer [isso] a ela".

O domingo, 23, foi de fortes emoções no BBB 25. Guilherme, atual Anjo da casa, participou do tradicional Almoço do Anjo e recebeu mensagens carinhosas da família. Ao lado de sua sogra, Delma, e do ginasta Diego Hypolito, o brother assistiu aos vídeos enviados pelos parentes.

A mãe de Guilherme foi a primeira a deixar seu recado. "Mainha tá muito feliz com tudo que tá acontecendo na sua vida. Você merece! Você é uma pessoa guerreira, um filho amigo. Beijo, mainha te ama", declarou, arrancando lágrimas do brother.

A esposa, Letícia, também emocionou o fisioterapeuta. "Amor, estou morrendo de saudade de você.Você é uma pessoa maravilhosa, incrível, que alegra todo mundo ao seu redor. Eu te amo muito", disse ela.

Emocionado, Guilherme recebeu o apoio dos colegas de almoço. "Viu como minha esposa é bonita?", brincou com Diego Hypolito, enquanto Delma se derretia pela filha: "Que coisa mais linda de mãe!".