Quem era o casal achado morto em sítio da família no interior de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O casal encontrado morto com marcas de tiros em seu sítio, na serra de São Pedro, era conhecido em Araraquara, no interior de São Paulo, onde residia. Os empresários José Eduardo Ometto Pavan, de 69 anos, e Rosana Ferrari, de 61, eram donos do Educandário da Criança, escola infantil da cidade.

Os corpos foram encontrados na noite de domingo, 6, pela Polícia Militar, após vizinhos terem estranhado a caminhonete deles parada em frente à casa sede e nenhum movimento no imóvel. Acionada, a PM fez buscas na casa e achou os corpos trancados no veículo.

O idoso estava na cabine e a mulher na caçamba da caminhonete, com o capô fechado. Ela tinha as mãos amarradas. Os dois tinham marcas de tiros. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

Rosana era diretora do Educandário, que atende alunos do berçário à pré-escola. Ela dirigia a escola desde o final da década de 1990. A unidade de ensino infantil oferecia também aprendizado de idiomas, esportes, artes e cultura.

O Educandário emitiu um comunicado dos falecimentos e nota de pesar pela morte. As aulas foram suspensas até quarta-feira, 9.

Ometto Pavan era proprietário do sítio Pura Vida, no Alto da Serra, município de São Pedro, voltado para a produção de eucalipto e criação de gado de corte, segundo o registro na Receita Federal. Uma parte da propriedade estava arrendada, mas a casa-sede era frequentada pela família. O casal costumava ir ao sítio todo final de semana.

José Eduardo era o filho caçula da família Ometto Pavan, tradicional no ramo açucareiro. Seu pai, Virgílio Pavan, foi um dos sócios da Usina Santa Cruz, atual Usina São Martinho. A família também tinha um pé na política: dois tios de José Eduardo, Antônio Pavan e Novênio Pavan, foram prefeitos de Américo Brasiliense, cidade da região central do estado.

A prefeitura de Araraquara publicou nota sobre as mortes. "Rosana dedicou sua vida à educação com amor, comprometimento e uma visão que transformou gerações. Seu legado como educadora, gestora e ser humano permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de aprender com ela - alunos, famílias, colegas e toda a comunidade escolar", diz a postagem.

Amigos também lamentaram. "Rosana foi uma profissional de excelência e de um coração profundamente amoroso. Meu filho teve o privilégio de fazer toda a educação infantil no Educandário e a presença de Rosana era observada em cada detalhe, cada acolhimento e cada ação educativa. Uma profunda tristeza", escreveu Raquel Baraldi Santarelo Lucas.

Documentos e celulares foram levados pelos suspeitos

De acordo com a PM, a mulher tinha um ferimento de bala no lado esquerdo do peito e José Eduardo tinha duas marcas de tiro na região do peito. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Pedro esteve no local e confirmou a morte do casal. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba para necropsia e liberados para a família.

A investigação inicial apontou que as carteiras e os celulares das vítimas foram levados pelos suspeitos. Segundo a família, a mulher possuía um modelo caro de celular. A Polícia Científica realizou perícia no veículo e na casa das vítimas. As mortes são investigadas pelo Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba.

Os corpos de José Eduardo e Rosana estavam sendo velados desde a manhã desta terça-feira, 8, e seriam sepultados no Cemitério São Bento, em Araraquara. Os dois deixam irmãos e sobrinhos.

Em outra categoria

O apresentador Gominho usou as redes sociais na noite de quarta-feira, 30, para relatar uma experiência espiritual que viveu em uma cachoeira no interior do Rio de Janeiro. Segundo ele, durante o momento de conexão com a natureza, sentiu a presença da cantora Preta Gil, que morreu em 20 de julho, vítima de um câncer do qual tratava há mais de dois anos.

O relato foi feito durante uma visita ao Poço do Céu, localizado na Serrinha do Alambari, região conhecida por sua beleza natural. Em seu perfil no Instagram, Gominho descreveu o momento como uma espécie de reencontro simbólico com a amiga.

"Hoje fui na cachoeira ouvir o som das águas, deitado numa pedra, enquanto o sol me contemplava, senti o perfume dela em cada folha que chacoalhava. Se não fosse uma novela, a vida não teria graça. Sigo mantendo a festa enquanto choro pela estrada. Ainda bem que sua presença me guia em cada encruzilhada", escreveu.

Uma amizade marcada por apoio

A relação entre Gominho e Preta Gil foi construída ao longo de mais de uma década e marcada por laços afetivos profundos. Os dois se conheceram em 2010, após uma interação nas redes sociais. Segundo o apresentador, o primeiro encontro presencial aconteceu em um show da cantora no mesmo ano, e desde então, tornaram-se inseparáveis.

Além da proximidade emocional, Gominho esteve fisicamente presente em momentos cruciais da vida de Preta Gil. Ele chegou a morar com a cantora em duas ocasiões: em 2013 e novamente em 2023, pouco depois de ela ser diagnosticada com câncer colorretal. Para acompanhar a amiga durante o tratamento, Gominho pediu demissão de seu trabalho em uma rádio em Salvador.

Após mais de uma década longe da emissora onde começou a carreira artística, Rodrigo Faro deve voltar à tela da Globo nos próximos dias. O apresentador foi convidado para participar da nova temporada do Dança dos Famosos, tradicional quadro exibido dentro do Domingão com Huck, segundo informações divulgadas pela colunista Carla Bittencourt, do portal Leo Dias.

A estreia da competição está marcada para 3 de agosto, mas o elenco oficial ainda não foi anunciado pela emissora. O convite, de acordo com a jornalista, teria partido do próprio Luciano Huck, como parte das comemorações pelos 20 anos do quadro.

O Estadão entrou em contato com a Rede Globo e aguarda resposta.

De ator a apresentador

Antes de migrar para a Record, em 2008, Rodrigo Faro já havia atuado na Globo por 12 anos, período em que se destacou em novelas como O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e O Profeta (2006). Na Record, Faro consolidou sua carreira como comunicador à frente de atrações como O Melhor do Brasil e Hora do Faro, tornando-se um dos principais nomes da emissora por mais de uma década.

A saída de Rodrigo Faro da Record foi anunciada em dezembro de 2024, por meio de um comunicado publicado em suas redes sociais. No texto, o apresentador explicou que a decisão foi tomada em comum acordo com a emissora, após 16 anos de parceria. "Após 16 anos de uma jornada incrível na Record, chegou o momento de encerrar esse ciclo tão especial em minha vida. (...) Foram anos de aprendizado, desafios e realizações que levarei sempre comigo", escreveu Faro à época.

Bela Gil respondeu uma postagem sobre o sermão de um padre que ironizava a morte de sua irmã, Preta Gil, por meio de suas redes sociais. Nessa quarta-feira, 30, ela rebateu: "É cada absurdo que a gente precisa ouvir." "Padre desrespeitoso", completou. O religioso é Danilo César, da Paróquia de Areial, cidade da Paraíba. Durante o sermão de uma missa, o padre falou sobre a morte da cantora, que ocorreu no domingo, 20.

"Deus sabe o que faz. Se for para morrer, vai morrer (...) Qual o nome do pai de Preta Gil? Gilberto. (Ele) fez uma oração aos orixás. Cadê esses orixás, que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?", começou o padre, cuja fala foi registrada através de uma live no YouTube, no canal da Paróquia. "Tem gente que pede essas coisas ocultas. Eu só queria que o diabo viesse e levasse", disse também o religioso.

O conteúdo e o sermão foram retirados do ar após a apresentação de uma denúncia e a abertura de um inquérito, feito por uma associação de religiões de matriz afro-indígena, contra o padre. Em uma nota de esclarecimento, a Diocese de Campina Grande, responsável pela Paróquia, respondeu que: "O sacerdote, através da assessoria jurídica, irá prestar todos os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes". "A Diocese reitera seu compromisso com os direitos constitucionais da liberdade de crença e de culto, da igualdade e não discriminação religiosa, do direito à honra e à imagem dos mortos e do princípio da dignidade da pessoa humana", reiterou.

Morte de Preta Gil

A cantora morreu no domingo, 20, em Nova York, Estados Unidos. Ela lidava com um câncer colorretal desde 2023, motivo pelo qual procurou o país, em busca de métodos alternativos de tratamento.

Após a morte de Preta Gil, seu corpo foi trazido para o Brasil. Foi realizado um velório em sua homenagem na última sexta-feira, 25, no Theatro Municipal. A homenagem foi aberta ao público e contou com amigos próximos, como a atriz Carolina Dieckmann e a cantora Ivete Sangalo, além de fãs e da família, como seu filho Francisco Gil.

Após o velório, o corpo da cantora foi cremado. Ocorreram duas missas de sétimo dia em sua homenagem: uma em Salvador, no último sábado, 26, e outra no Rio de Janeiro, na segunda, 28.