Cadastro nacional de condenados por crimes sexuais contra crianças é aprovado pela Comissão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes contra a dignidade sexual da criança e do adolescente, o qual deverá reunir informações sobre o criminoso.

O projeto prevê que os indivíduos registrados no cadastro fiquem impedidos de exercer atividades que demandem contato com crianças e adolescentes.

O cadastro será mantido pelo Poder Executivo e operado em convênio celebrado com as unidades da Federação por meio dos órgãos de segurança pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

A medida, que consta no Projeto de Lei 378/24, recebeu parecer favorável da relatora, deputada Caroline de Toni (PL-SC). Segundo ela, trata-se de "uma ferramenta que se acresce às demais, visando à proteção contra crimes de excepcional gravidade".

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de  Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Em outra categoria

A morte da atriz Sophie Nyweide ganhou um novo desdobramento. Documentos oficiais confirmaram que a jovem, de 24 anos, estava grávida quando foi encontrada sem vida em um barranco na cidade de Bennington, no estado de Vermont, nos Estados Unidos. A informação é do TMZ, que teve acesso à certidão de óbito.

A polícia ainda investiga o caso. Um laudo com os resultados da autópsia e dos exames toxicológicos está em andamento, e as autoridades consideram a hipótese de overdose acidental, sem descartar a possibilidade de crime.

Um homem que estava com Sophie na hora da morte foi ouvido e está colaborando com as investigações. A polícia afirmou que ele não é considerado suspeito. Outras pessoas que teriam estado no local com a atriz também estão sendo procuradas para prestar depoimento.

A família da jovem confirmou a morte em um comunicado e atribuiu o falecimento ao uso de medicamentos: "Ela se automedicou para lidar com todo o trauma e vergonha que guardava dentro de si, e isso resultou em sua morte".

Sophie ficou conhecida por papéis em filmes como Noé (2014), Corações em Conflito (2008) e Um Olhar do Paraíso (2009). Ela começou a atuar ainda na infância. Em nota, os familiares destacaram que a atriz era sensível, criativa e enfrentava traumas profundos, mas recusava tratamentos, dizendo que poderia lidar com tudo sozinha.

Justin Bieber, 31 anos, rebateu críticas após vídeo circulado nas redes sociais em que fumava ao lado da mulher, Hailey Bieber, de 28 anos, e do irmão dela, Jaxon, de 15. Nesta terça-feira, 23, o artista escreveu em seu Instagram, na legenda: "Não temos nada a provar".

Na mesma postagem, colocou um vídeo em que se lia: "Todo dia eu acordo pensando que sou muito falho para Deus me usar na bonita história de minha vida. Mesmo assim (com defeitos e tudo), Deus me usa todos os dias. Do mesmo jeito que ele usa você! Sua vida importa. Deus tem planos para nós".

"Nada nos desqualifica de experienciar os bons planos de Deus para nossa vida. Estou escolhendo hoje para permitir o amor e a graça de Deus e moldar meu dia, me dar perspectiva e não fazer meu dia sobre 'tentar me provar'. Me acompanhe se quiser."

No vídeo, Justin utiliza a música Good Day, de Greg Street. A letra da canção fala sobre ter "bons dias".

Entenda a polêmica

Nas redes sociais, circulou um vídeo de Justin Bieber durante o Coachellla, festival de música americano, em que o cantor fumava ao lado da mulher, Hayley Bieber, e do irmão dela, Jaxon.

Anteriormente, o artista já havia relatado problemas com sua saúde mental e a "síndrome do impostor". "Me sinto despreparado e desqualificado a maior parte do tempo", desabafou.

Em março, antes do festival, Justin também relatou em suas redes sociais sobre a dificuldade em lidar com sentimentos negativos. Ele completou que sempre foi instruído a escondê-los ao longo de sua vida.

"Quando eu era criança, sempre me disseram para não odiar. Mas isso me fez sentir que eu não tinha permissão para sentir ódio e, por isso, eu nunca contei a ninguém que já senti isso. Isso me fez sentir como se estivesse me afogando, sem segurança para reconhecer esse sentimento. Acho que só podemos deixar o ódio ir embora ao primeiro reconhecermos que ele está lá. Como poderíamos não sentir ódio depois de toda dor que já vivemos?", escreveu.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Renata e Vinícius se reencontraram nesta quarta-feira, 23, durante o Prêmio gshow BBB 25, e um assunto até então guardado veio à tona. Ao vivo, o baiano revelou que sentiu um crush pela campeã da temporada, ainda na fase em que os dois mantinham proximidade no jogo. Renata se disse surpresa.

"Mas eu nunca percebi", respondeu a bailarina. Segundo ela, a relação parecia apenas uma amizade. Vinícius, por outro lado, afirmou que tentou encarar dessa forma no início, mas reconheceu que os sentimentos ultrapassaram esse limite.

"É diferente você pensar 'estava apaixonado, completamente perdido?' Não. Eu senti um crush porque você é uma menina muito interessante, você é bonita, educada, engraçada. Infelizmente, no jogo, seguiu para outros rumos", disse.

Interesse ganhou força nas primeiras semanas

O início do BBB 25 trouxe interações frequentes entre Renata e Vinícius. Danças nas festas, conversas longas e olhares trocados bastaram para alimentar especulações nas redes sociais. O público criou o ship "Vinata" e passou a torcer por um casal, que nunca se formou.

Após a eliminação, Vinícius comentou o assunto no Bate-Papo BBB. "Fiquei (muito afim dela). A gente percebe no olhar também quando você tá tendo essa devolutiva, essa entrega, só que eu falava: 'Ai meu Deus do céu, daqui a pouco vai dar errado'", disse.

O ex-brother deixou o programa com 52,69% dos votos. No discurso de eliminação, Tadeu Schmidt destacou a presença constante de Vinícius em momentos-chave da edição e elogiou sua coragem ao assumir a bissexualidade ainda dentro da casa.