Comissão do Senado aprova projeto que permite a apresentação de exames da rede privada ao SUS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante que um exame feito na rede privada seja aceito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para fins de diagnóstico e de preparação para procedimentos e cirurgias. Segundo o texto, a garantia não motivará alterações na ordem de pacientes inscritos em listas de espera para os procedimentos.

As medidas estão previstas no Projeto de Lei 4459/23, do deputado Jefferson Campos (PL-SP), aprovado conforme uma nova versão (substitutivo) elaborada pela relatora, deputada Ana Paula Lima (PT-SC). Ela modificou o texto para deixá-lo mais claro e incluiu a medida na Lei Orgânica da Saúde.

Ana Paula disse que a maioria dos profissionais e serviços no SUS já aceitam esses exames, mas ainda há casos de recusa, com prejuízos para os pacientes e para a saúde pública.

“Sabemos que, no Sistema Único de Saúde, cirurgias e outros procedimentos são adiados por falta de algum exame que o paciente demora mais para conseguir realizar na rede pública”, observou a relatora. “Aceitar, nesses casos, exames realizados na rede privada parece, mais que uma coisa normal, algo positivo, que ajuda o sistema a funcionar melhor, evitando a ociosidade de profissionais e de recursos físicos.”

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Em outra categoria

Mateus Liduário, cantor sertanejo que faz dupla com Jorge, anunciou que irá passar por uma cirurgia de emergência nesta quinta-feira, 24.

A notícia foi divulgada nas redes sociais da dupla. O comunicado ainda diz que ele realizará uma pausa em sua agenda para poder se recuperar.

"Em fevereiro deste ano, Mateus foi submetido a uma cirurgia no joelho e, por orientação médica, precisará passar, com urgência, por um novo procedimento cirúrgico ainda na tarde de hoje, o que o impossibilita de se apresentar nessas datas", diz.

A nota explicou que os shows dos dias 24, 25 e 26, em Santarém, Belém e Manaus, respectivamente, serão mantidos e realizados somente por Jorge.

Atualmente, Jorge e Mateus estão realizando uma turnê. Para comemorar os 20 anos da dupla, os dois realizarão 22 shows pelo Brasil entre abril e dezembro.

Depois da turnê, os dois darão uma pausa na carreira.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Durante o Prêmio gshow, que aconteceu na última quarta-feira, 23, Diego Hypolito lavou a roupa suja com Gracyanne Barbosa, com quem se decepcionou no Big Brother Brasil 25. O ginasta se ressente de não ter sido procurado pela musa fitness depois do reality.

Incitados por Ceci Ribeiro, que ressaltou o incômodo de Diego com o encontro, Gracyanne quis se explicar para o ex-amigo. A musa esclareceu que não seguia o ginasta antes do reality. Ela explicou que os dois se conheciam, mas não tinham uma amizade forte. "Realmente no começo eu tive falas problemáticas, que me arrependo muito, porque poderia ter falado com você, que sempre me deu oportunidades", expôs Gracyanne.

Ela disse ainda que ficou preocupada em magoá-lo ao confrontá-lo sobre as dúvidas que tinha sobre ele, mas que ao longo do programa entendeu que era o jeito de Diego.

Gracyanne enalteceu ainda a relação de Daniele e Diego e pediu desculpas mais uma vez. "Não sei se você vai me desculpar, vejo que você não quer falar comigo. Respeito muito a tua mágoa, tua decepção. Cabe a mim reconhecer meu erro e aprender com isso", concluiu a musa.

Pedro Pascal saiu em defesa da comunidade transgênero após J.K. Rowling, criadora da franquia Harry Potter, celebrar a decisão da Suprema Corte do Reino Unido que exclui mulheres trans da definição legal de "mulher". Em suas redes sociais, a autora, que usou parte de sua fortuna para financiar movimentos transfóbicos, postou uma foto bebendo um drink e fumando um charuto com a legenda "adoro quando um plano dá certo".

Em um vídeo criticando Rowling postado pelo ativista Tariq Ra'ouf no Instagram, Pascal deixou um comentário chamando a celebração da autora de "m... nojenta". "Comportamento de perdedor odioso", disse o astro de The Last of Us.

Pascal é extremamente vocal em seu apoio à comunidade transgênero. Sua irmã, Lux Pascal, se assumiu trans em 2021 e o astro aproveita todas as oportunidades que tem para defender pessoas trans. Na pré-estreia de Thunderbolts*, em Londres, ele usou uma camiseta com os dizeres "protejam as bonecas" [termo usado para falar de mulheres transgênero], dias após a decisão da Corte britânica.

No começo de 2025, Pascal compartilhou em seu Instagram uma placa que dizia "um mundo sem pessoas trans nunca existiu e nunca existirá". "Não consigo pensar em nada mais vil, pequeno e patético do que aterrorizar uma comunidade pequena e vulnerável de pessoas que não querem nada de você, exceto o direito de existir", escreveu ele na legenda.