Conclave, camerlengo e sede vacante: veja glossário das palavras usadas após morte de papa

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A mudança de papas - seja por morte ou renúncia - é um processo complicado, com rituais centenários envolvendo a transição da liderança da Igreja Católica. Estes são alguns dos termos que podem ajudar a entender o processo de escolha do novo sumo pontífice.

Quem é o camerlengo do Vaticano?

Este é o 'camareiro' - o cardeal encarregado de verificar formalmente a morte do papa - e, então, selar seu quarto. Entre esse momento e a eleição do novo papa, o camerlengo administra os "bens e direitos temporais" da Santa Sé. O atual é o cardeal americano nascido na Irlanda Kevin Farrell.

Quem está no Colégio dos Cardeais?

Há 252 cardeais em todo o mundo, e como um corpo, eles são responsáveis pelos assuntos da Santa Sé após a morte de um papa, embora com limites. Deles, 135 têm menos de 80 anos e são "cardeais eleitores", que se reúnem no Vaticano para escolher o novo papa. Por séculos, eles escolheram um dos seus. A grande maioria dos eleitores - 108 - foi feita cardeal pelo papa Francisco, de acordo com estatísticas do Vaticano.

O que é o conclave?

Esta é a reunião a portas fechadas dos cardeais eleitores para escolher o novo papa na Capela Sistina. Seu nome, literalmente "com chave", foi usado no século 13 para descrever o processo de trancar os cardeais até a eleição ser concluída. Ele deve começar no máximo 20 dias após a morte ou renúncia de um papa. Os eleitores são isolados de todos os estranhos durante a duração; os últimos três papas foram escolhidos em questão de dias.

Quem é o decano do Colégio dos Cardeais?

O atual decano é o cardeal italiano Giovanni Battista Re. Ele é o chefe do Colégio dos Cardeais, que informa os demais cardeais e os embaixadores junto à Santa Sé sobre a morte do papa assim que ele toma conhecimento dela pelo camerlengo. Ele convoca o conclave e preside enquanto os eleitores tomam seus juramentos. Uma vez que um novo papa é escolhido, o decano pergunta se ele aceita e qual nome ele deseja ser chamado.

O que é a Basílica de São Pedro?

A igreja do século 16, construída sobre o túmulo tradicional do apóstolo São Pedro, é uma das maiores basílicas católicas do mundo e é a peça central da Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica de 1,4 bilhão de fiéis. Desde quarta-feira, 23, os fiéis foram convidados à igreja para dar o último adeus a Francisco, cujo corpo está sendo velado no altar principal. A obra-prima do Renascimento foi construída e decorada por alguns dos arquitetos e artistas mais ilustres da época. Suas criptas contêm os restos de papas passados e seu vasto interior de mármore abriga alguns dos maiores tesouros do Vaticano, incluindo a escultura Pietà, de Michelangelo, e o baldaquino de bronze de Gian Lorenzo Bernini sobre o altar principal.

O que é a Casa Santa Marta?

Esta casa de hóspedes do Vaticano, construída em 1996, abriga especificamente os cardeais durante um conclave e é usada em outros momentos como hotel para sacerdotes e oficiais do Vaticano que estão de visita. O papa Francisco nunca se mudou depois de ser eleito papa, escolhendo viver na suíte 201, em vez dos apartamentos papais no Palácio Apostólico.

O que significa 'extra omnes'?

Uma expressão em latim para "todos fora", é pronunciada pelo mestre das celebrações litúrgicas papais, atualmente o arcebispo italiano Diego Ravelli, para pedir que todos presentes, exceto os cardeais eleitores, deixem a Capela Sistina para iniciar o processo de votação durante o conclave.

Por que o anel do papa é chamado de 'anel do pescador'?

Cada papa recebe este anel na missa que marca o início de seu pontificado. Ele recebe esse nome porque Jesus disse a São Pedro, o primeiro papa, que ele seria "pescador de homens". Até a década de 1990, ele era destruído com a morte de um papa. Agora, ele é "anulado", ou marcado de tal forma que não pode ser usado como selo.

O que são as Congregações Gerais?

Este é o nome dado à reunião de todos os membros do Colégio dos Cardeais após a morte do papa e antes do início do conclave para discutir assuntos importantes da igreja. Todos os cardeais que não estão doentes participam dessa reunião no Palácio Apostólico do Vaticano. Eles também discutem os preparativos para o conclave, sob juramento e em segredo.

O que significa quando dizem: 'Habemus Papam'?

Esta expressão em latim se traduz por "temos um papa". São as palavras usadas pelo "protodiácono" do Colégio dos Cardeais para anunciar, da loggia da Basílica de São Pedro, que um novo papa foi eleito. Ele então diz o nome de nascimento do novo papa e o nome que ele escolheu usar como papa, também em latim. O atual protodiácono é o cardeal francês Dominique Mamberti.

Quem são os infirmarii?

Estes são os três cardeais, escolhidos por sorteio aleatório entre os eleitores, que são encarregados de coletar os votos de quaisquer eleitores que estejam doentes durante o conclave.

O que significa o lema do papa Francisco 'miserando atque eligendo'?

Esta expressão em latim significa "tendo misericórdia e escolhendo ele" - uma frase que Francisco escolheu como seu lema quando foi elevado a bispo e manteve como seu selo papal. Foi tirada das homilias de São Beda, o Venerável, um monge do século 8. Vem do relato do Evangelho de São Mateus, um cobrador de impostos a quem Jesus chamou para segui-lo.

Quem são os revisores?

Estes são os três cardeais, escolhidos por sorteio aleatório entre os eleitores, que são encarregados de revisar os votos durante o conclave.

O que é um rogito?

Este é o documento, ou "escritura", listando detalhes da vida e do papado do papa que é colocado em seu caixão. É escrito em latim pelo mestre das celebrações litúrgicas papais. Uma cópia é mantida nos arquivos do Vaticano.

Quem são os escrutinadores?

Estes são os três cardeais, escolhidos por sorteio aleatório entre os eleitores, que são encarregados de revisar cada cédula e anunciá-la ao conclave reunido após cada rodada de votação. Em seguida, eles contam os votos. Para vencer a eleição, são necessários dois terços dos votos - e eles também queimam as cédulas.

O que significa a expressão 'sede vacante'?

Esta expressão em latim significa "sede vazia", o período entre a morte ou renúncia do papa e a eleição de um novo.

O que é a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior)?

Esta é a basílica em Roma onde o papa Francisco será enterrado. Francisco está rompendo com a tradição de seus predecessores que são enterrados dentro do Vaticano, dizendo que queria estar perto da Salus Populi Romani, painel de madeira de cedro que mostra Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços. O ícone está localizado na igreja construída inicialmente no século 5 e dedicada à Virgem Maria. Em seu testamento, Francisco disse que queria um túmulo subterrâneo simples com apenas "Franciscus" escrito nele.

O que contém o texto 'Universi Dominici Gregis'?

Esta expressão em latim significa "todo o rebanho do Senhor". É a constituição do Vaticano que regula os processos desde a morte de um papa até a eleição de um novo. São João Paulo II emitiu-a em 1996 durante seu papado, e o Papa Bento XVI a alterou duas vezes, mais significativamente ao remover a disposição de João Paulo de que após cerca de 12 dias de votação uma maioria simples poderia eleger um novo papa em vez de uma maioria de dois terços. Se o conclave durar tanto tempo, os dois candidatos mais votados vão para um segundo turno, com uma maioria de dois terços necessária para vencer. Nenhum dos dois principais candidatos lança um voto no segundo turno.

O que significa fumaça branca ou preta durante uma transição papal?

Após cada rodada de votação na Capela Sistina, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior. Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir fumaça preta. Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa. (Com informações da AP)

Em outra categoria

O Prêmio Platino, que destaca filmes e séries ibero-americanos, divulgou sua lista de ganhadores em 2025 neste domingo, 27, no palácio municipal Ifema, em Madri, na Espanha. As produções brasileiras Ainda Estou Aqui e Senna foram premiadas.

O destaque ficou por conta do longa Ainda Estou Aqui, que ganhou nas categorias mais importantes, como melhor filme ibero-americano, melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor direção (Walter Salles). Já Senna venceu a categoria de melhor criador de série (Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi, Patrícia Andrade).

Os brasileiros vencedores do Prêmio Platino 2025

Ainda Estou Aqui (melhor filme ibero-americano de ficção)

Walter Salles (melhor direção, por Ainda Estou Aqui)

Fernanda Torres (melhor atriz, por Ainda Estou Aqui)

Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patrícia Andrade (melhor criador de série, por Senna)

Outros indicados brasileiros ao Prêmio Platino 2025

O Brasil ainda contou com outros indicados que não faturaram nenhum prêmio neste ano. Foram eles:

Arca de Noé (melhor animação)

Cidade de Deus - A Luta Não Para (melhor série, minissérie de ficção ou documentário)

Senna (melhor série, minissérie de ficção ou documentário)

Alexandre Rodrigues, o Buscapé de Cidade de Deus (melhor ator de série)

Gabriel Leone, o Ayrton de Senna (melhor ator em série)

Andreia Horta, a Jerusa de Cidade de Deus (melhor atriz em série)

Hugo Bonemer, o Nelson Piquet de Senna (melhor ator coadjuvante de série)

Os ganhadores do Prêmio Platino 2025

Melhor estreia de ficção: El Ladrón de Perros

Melhor filme de animação: Mariposas Negras

Melhor atriz coadjuvante de série: Carmen Maura (Tierra de Mujeres)

Melhor ator coadjuvante de série: Jairo Camargo (Cien Años de Soledad)

Melhor documentário: El Eco

Melhor música original: Alberto Iglesias (La Habitación de Al Lado)

Melhor criador de série: Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi, Patricia Andrade (Senna)

Melhor comédia iberoamericana de ficção: Buscando a Coque

Melhor direção de arte: Eugenio Caballero, Carlos Y. Jacques (Pedro Páramo)

Melhor direção de fotografia: Edu Grau (La Habitación de Al Lado)

Melhor direção de som: Diana Sagrista, Alejandro Castillo, Eva Valiño, Antonin Dalmasso (Segundo Premio)

Melhor direção de edição: Victoria Lammers (La Infiltrada)

Prêmio Platino ao cinema e educação em valores: Memorias de Un Cuerpo que Arde

Melhor ator coadjuvante: Daniel Fanego (El Jockey)

Melhor atriz coadjuvante: Clara Segura (El 47)

Prêmio Platino de honra 2025: Eva Longoria

Melhor ator em série: Claudio Cataño (Cien Años de Soledad)

Melhor atriz em série: Candela Peña (El Caso Asunta)

Melhor roteiro: Arantxa Echevarria, Amelia Mora (La Infiltrada)

Melhor direção: Walter Salles (Ainda Estou Aqui)

Melhor atriz: Fernanda Torres

Melhor ator: Eduard Fernández (Marco)

Melhor série, minissérie de ficção ou documentário: Cien Años de Soledad

Melhor filme iboeroamericano de ficção: Ainda Estou Aqui

Renato Aragão relembrou o dia em que subiu em um dos braços e beijou a mão da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em entrevista ao Jornal Nacional em ocasião dos 60 anos da TV Globo.

O humorista, conhecido por seu trabalho com o grupo Os Trapalhões, se emocionou ao rever as imagens e explicou o porquê de ter feito o que fez: "Consegui chegar no Rio de Janeiro, fazer sucesso na vida. Daí eu agradecia, mas eu queria simbolicamente estar lá agradecendo a imagem de Deus."

Questionado sobre como resumiria o momento em uma frase, disse: "Obrigado, meu bom Deus. Essa fé não vai acabar nunca. Nem depois que eu for."

Por que Renato Aragão subiu no Cristo Redentor

O eterno 'Didi Mocó' chamou atenção ao 'escalar' um dos braços do Cristo Redentor em 28 de julho de 1991, em ocasião dos 25 anos do grupo Os Trapalhões, no Criança.

Em depoimento ao projeto Memória Globo, há alguns anos, Renato Aragão já havia abordado o tema, negando que o tivesse feito por exibicionismo. "Eu queria ir lá à noite, escondido, com uma lanterna. Mas disse: 'Isso é infantilidade, idiotice'. Tenho que prestar contas ao Ibama, à Cúria, à Igreja. Não pode ir assim."

O comediante também destacou que chegou a beijar os pés do Cristo Redentor durante as gravações do filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, mas fazia questão de fazer o mesmo nas mãos da estátua.

"Foi difícil conseguir. A nossa chantagem foi que era um programa em benefício das crianças [Criança Esperança]", relembrou, sobre as autorizações.

César Tralli, apresentador e repórter da TV Globo, publicou um texto de despedida do Vaticano após participar da cobertura sobre a morte e o funeral do papa Francisco. Neste domingo, 27, ele fez uma postagem em seu Instagram antes de embarcar em sua viagem na Itália: "Partiu, Brasil!".

"Com as lembranças de tantos abraços, apertos de mão, sorrisos, olhares de afeto e compaixão. A energia boa que vai, volta... Fazer do respeito ao próximo um caminho de paz e tolerância", escreveu.

Em seguida, Tralli concluiu: "Ouvi de uma jovem voluntária de 15 anos, que estava ajudando idosos no funeral do Papa, uma frase que me marcou: 'Não é sobre religião. É sobre ter amor no coração'. Bom domingo, boa semana e muito obrigado pela companhia".