Quem é o ex-CEO da Hurb preso por furto de obras de arte em hotel e shopping de luxo do Rio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O empresário João Ricardo Rangel Mendes, ex-CEO da Hurb (antigo Hotel Urbano), que enfrenta uma série de ações na Justiça, foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro sob suspeita de furtar obras de arte de um hotel de luxo e de um shopping da Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste da capital fluminense. A defesa de Mendes não foi localizada.

As obras de arte são avaliadas em mais de R$ 23 mil, segundo estimativa preliminar de policiais da 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca). O suspeito teria tentado fugir ao ser localizado neste sábado, 26, na cobertura de uma residência de luxo, também na Barra, onde estariam algumas das peças que teriam sido furtadas.

Fundador e ex-CEO da Hurb, Mendes, de 44 anos, é carioca e começou a empreender desde cedo: aos 18 anos, abriu uma barraca de bebidas na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. Depois de fazer um intercâmbio em Londes, passou a tentar fazer dinheiro com e-commerce.

Em 2011, vendo uma oportunidade no setor de turismo, Mendes fundou, ao lado do irmão, a agência de viagens Hotel Urbano, depois transformada em Hurb. Ele se tornou o principal rosto da empresa nos últimos anos.

Após mais de dez anos como CEO da empresa, renunciou ao cargo em meio à onda de críticas de clientes e hotéis parceiros.

Mendes vinha sendo criticado pela maneira como lidava com a crise de imagem que atingiu a Hurb, com o aumento do número de reclamações de clientes e de hotéis parceiros.

Além de divulgar vídeos institucionais debochando das reclamações, Mendes xingou e expôs dados pessoais de clientes que reclamavam do serviço da empresa, além de ter divulgado um vídeo em que ironizava as reclamações.

"Fica satisfeito já de não viajar, porque tá arriscado alguém bater na tua casa hoje, hein! Nessa merda dessa tua casa", aparece dizendo no vídeo gravado por um cliente, identificado como Miguel, e compartilhado pelo próprio Mendes em sua conta do Instagram - o conteúdo foi apagado logo em seguida.

Fazer coisa errada é um hack, disse em vídeo

Em vídeo publicado há alguns meses nas redes da Hurb, Mendes se descreveu como uma pessoa bastante inquieta desde a adolescência. "Fazer 'coisa errada', no final, é um hack (truque). Invadir uma festa e não pagar é um hack que você está fazendo", disse.

Em seus perfis no LinkedIn e no Medium, ele dizia ter a pretensão de "ajudar o maior número de pessoas a se tornarem mais corajosas, mais verdadeiras e mais engajadas na busca pelo que é significativo para atingir seu pleno potencial". "Esse é o meu motivo: elevar a fasquia, elevar as suas ambições", escreveu.

Em post de nove meses atrás nas redes sociais, a Hurb destaca que o empresário "transformou a empresa em uma das maiores plataformas de tecnologia voltadas para soluções de viagem".

"João Ricardo Mendes é um visionário que não apenas identificou oportunidades no mercado de turismo, mas também teve a capacidade de criar soluções tecnológicas que atenderam às necessidades de viajantes modernos", aponta a publicação.

Segundo a Hurb, uma das pretensões do empresário era criar a primeira empresa espacial privada do Brasil, denominada "Amazon Z", com o slogan "Engineering made in Brazil". "Esta iniciativa demonstra sua capacidade de sonhar grande", acrescenta a postagem.

Investigação envolve dois possíveis furtos

A investigação que culminou na prisão de Mendes envolve dois possíveis furtos. Um deles é de obras de arte que estavam em um hotel de luxo, enquanto o outro envolve quadros e outros pertences de um escritório de arquitetura localizado dentro de um shopping.

"Após análise de imagens e diligências, constatou-se que se tratava do mesmo autor, e que ele utilizou a mesma motocicleta para cometer ambos os crimes", aponta a polícia. "Antes de ser detido, ele tentou fugir da ação dos policiais, mas foi capturado no terraço do apartamento", acrescentou.

Segundo a polícia, no imóvel onde o suspeito foi preso, estavam três esculturas de cerâmica e um dos quadros furtados do hotel. Uma pintura ainda não foi recuperada.

"Todo o material foi devolvido aos legítimos proprietários e agentes da 16ª DP seguem em diligências para localizar a última obra de arte. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de furto", afirmou a polícia, em nota.

Em outra categoria

Renato Aragão concedeu uma rara entrevista de longa duração ao canal de YouTube Inteligência Ltda., publicada na noite de sexta-feira, 26. Depois de ter completado 90 anos de idade, no início deste ano, o humorista se acostumou a dar apenas declarações curtas e pontuais à imprensa.

Em determinado momento, o apresentador Rogério Vilela perguntou: "Eu já vi o pessoal dizendo que a Lílian [Aragão, sua mulher] é muito controladora. É verdade ou não?".

Renato respondeu, com bom humor: "É verdade. [Ela] controla tudo. Só não controla os meus passos porque ela tem outro passo para andar, se não ia junto também [Risos]. Parceirona em tudo, tudo que eu faço."

Lílian, que também participava da conversa, realizada na casa do humorista, se defendeu: "Eu não me considero uma controladora. Sempre fui uma líder, desde criança. Eu sou leonina, gosto de mandar, ser líder em tudo."

Vilela também destacou algumas das dificuldades enfrentadas por Renato Aragão, por causa da idade, durante a entrevista: "O Didi se cansava. Ele já está numa idade avançada e não conseguia conversar durante muito tempo. Tinha que lembrar coisas, remoer as lembranças, se emocionava. Então a gente várias vezes teve que parar a gravação. Parou umas três, quatro, cinco vezes."

A mãe do apresentador Ratinho, Maria Talarico Massa, morreu aos 93 anos. Ela também era avó do governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Jr., o Ratinho Jr (PSD).

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria Talarico Massa, mãe do apresentador e empresário Carlos Roberto Massa, o Ratinho", diz nota oficial.

A informação foi divulgada pelo Grupo Massa, fundado pelo apresentador do SBT, no sábado 26. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Depois, Ratinho agradeceu o apoio de amigos e fãs. "Perder minha mãe, Dona Maria, é uma dor imensa, uma parte de mim se vai com ela. Mas ver tanto carinho vindo de vocês nos conforta e fortalece", escreveu no X (antigo Twitter).

No dia 24 de junho, Ratinho postou um vídeo ao lado de Dona Maria, como era carinhosamente chamada pelo filho, no hospital em que ela estava internada. No vídeo o apresentador brincava com a mãe, dizendo que ela não aguentava mais ficar no hospital e que iria "arrebentar tudo" caso não fosse liberada logo para que pudesse voltar para casa.

Ratinho postou homenagem à mãe em suas redes sociais na madrugada do sábado. "Dona Maria é foi meu maior exemplo, meu abrigo, minha alegria", escreveu em postagem feita em seu perfil no Instagram. "Que Deus retribua todo esse carinho recebido por nossa família. Seguiremos honrando sua memória com o mesmo amor que ela sempre nos dedicou".

Nos comentários, famosos deixaram mensagens de conforto ao apresentador. Tom Cavalcante, amigo de Ratinho, escreveu: "Descanse na Luz de Cristo Mãezinha! Meus sentimentos amigo Ratinho e familiares! Adriane Galisteu comentou na postagem "Todo meu amor".

Dona Maria era avó do governador do Paraná, Ratinho Jr., que também deixou um registro carinhoso nas redes. "Descanse em paz vó Maria, obrigado pela família linda que a senhora construiu", escreveu Ratinho Jr., na legenda de uma foto publicada em seu perfil no Instagram.

Os influenciadores Carlinhos Maia e Lucas Guimarães anunciaram, na noite desse sábado, 26, o fim do casamento. Em texto publicado nas redes sociais, o casal afirmou que a decisão foi tomada "em paz, sem brigas e sem caos" e pediu respeito ao momento.

"Estamos finalizando este ciclo em paz, sendo maduros e escrevendo juntos este texto para todos que nos amam e nos apoiam", escreveram.

Carlinhos e Lucas começaram a namorar ainda adolescentes, em 2009, e oficializaram a união em maio de 2019, em uma cerimônia em Piranhas, no interior de Alagoas, com a presença de amigos e personalidades como Anitta, Kevinho e Gretchen.

"Não foi uma decisão tomada agora. Desde a última (e única) separação que tivemos, sentimos que nos precipitamos por não termos vivido o tempo necessário para reavaliar tudo o que ainda estava fora do lugar", escreveram em seus perfis no Instagram.

Esta não foi a primeira crise enfrentada pelo casal. Em 2022, os dois anunciaram a separação. Na época, Carlinhos admitiu que o término havia ocorrido por conta de um erro dele, mas disse que não cabia a todos saberem. Poucos meses depois, no início de 2023, os dois reataram.

Agora, o casal afirmou que a decisão foi pensada com mais calma. Ambos acrescentam que seguirão "caminhos diferentes daqui para frente".

"Temos a certeza de que jamais nos perderemos em alma e coração. Mas agora seguiremos separados", afirmaram.