Forte esquema de segurança é usado em missa que antecede o conclave

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As forças de segurança da Itália blindaram a praça São Pedro durante a celebração da missa Pro eligendo Pontifice, na Basílica nesta quarta-feira, 7. A cerimônia reuniu 5 mil pessoas, segundo o Vaticano, e durou cerca de 90 minutos.

Militares carregavam armas antidrone e ninguém podia entrar com garrafas no perímetro controlado. O total de homens e mulheres mobilizados no esquema não foi revelado, mas envolvia ainda os carabineiros, a Guardia di Finanza e homens do Exército.

Na terça-feira, 6, o governo do Vaticano já tinha anunciado que os sinais de telefones celulares seriam bloqueados na área da Capela Sistina e da Casa Santa Marta, onde os cardeais se reuniriam para votar e onde ficariam hospedados durante o conclave. Durante a missa, os fiéis conseguiram usar os telefones dentro da basílica ao lado dos cardeais.

Um coro com crianças abriu a celebração, enquanto os 133 cardeais eleitores se dirigiam ao seu lugar na basílica. A missa foi rezada em seis línguas, entre elas o português - a leitura foi feita pela jornalista brasileira Andressa Collet.CF

Em outra categoria

Luana Piovani ironizou nessa quarta-feira, 6, os comentários feitos por Gretchen, em resposta à sua fala polêmica sobre homens. A atriz se manifestou de forma indireta nas redes sociais, após ser cobrada por seguidores a responder ao vídeo publicado pela cantora na terça-feira, 5, no qual ela a acusa de generalizar comportamentos masculinos.

Nos comentários de uma postagem sobre problemas com uma companhia aérea, internautas aproveitaram para provocar Piovani. "Mana, a lapada na Gretchen vem quando?", escreveu uma seguidora. Em tom de deboche, a atriz respondeu: "Ué, já não está na cara que a lapada já veio?!!! Só pode ter sido isso." Outra pessoa insistiu: "Tá, mas e a Gretchen?". Piovani novamente ironizou: "Pois é, menina, está diferente, né?".

Entenda o caso

A troca de farpas teve início após viralizar um vídeo em que Piovani afirma que homens não se apaixonam e estão interessados apenas em sexo. O comentário gerou forte repercussão nas redes sociais e foi criticado por Gretchen, que, embora sem citar nomes, respondeu diretamente à declaração da atriz em seu Instagram.

"Uma atriz falando que todos os homens não se apaixonam, que eles só veem aquele negócio…", disse a cantora, sem repetir o termo utilizado por Piovani. Em seguida, Gretchen rebateu: "Só se ela estiver falando dos homens que ela conhece. Ela está generalizando uma coisa que não é verdade".

A cantora também questionou o comportamento da atriz em seus relacionamentos. "Acredito que existem mulheres que são tão insuportáveis que não têm homem que aguente ficar do lado delas", disparou.

No mesmo vídeo, Gretchen afirmou que evitava se envolver em polêmicas com Piovani, mas que decidiu se posicionar por sentir que sua família foi atingida. "Eu tenho me contido, tenho dito que não vou retrucar. Mas falar desse jeito, ela está atingindo meu marido e meus quatro filhos. Não é verdade. Se você teve experiências péssimas, é um problema seu. Mas não generalize todos os homens do mundo."

Paula Lavigne, mulher de Caetano Veloso, homenageou o marido nesta quinta-feira, 7, dia em que o cantor completa 83 anos. "Papito, muita saúde e paz! Te amo", escreveu a empresária ao compartilhar um vídeo que mostra momentos de carinho entre o casal.

Paula Lavigne e Caetano Veloso se casaram em 1986. Juntos, eles tiveram dois filhos: Zeca, nascido em 1992, e Tom Veloso, nascido em 1997. O casal se separou em 2004, após 18 anos de casamento, mas reatou em 2016 e continua junto desde então.

Em 2023, Paula Lavigne participou do episódio de estreia do programa Angélica: 50 & Tantos e comentou sobre como é ser casada com um grande nome da música brasileira. "Eu cito sempre a Giulietta Masina [atriz italiana que foi casada com Federico Fellini], que perguntaram para ela: 'como é ser casada com um gênio?'. E ela disse: 'É muito melhor que ser casada com um idiota'. É muito bom", disse.

'Eu sou foda'

O perfil oficial de Caetano Veloso também publicou um vídeo em homenagem ao aniversário de 83 anos do artista, com trechos de entrevistas marcantes ao longo da carreira dele. Em uma delas, Caetano responde aos críticos: "Tem muita gente que tem problema com a gente, de música popular porque a gente é foda. A verdade é essa! Chico Buarque é foda, eu sou foda, Milton Nascimento é foda, Gilberto Gil é foda. Djavan é foda."

Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, explicou nessa quarta-feira, 6, a decisão de se casar com Maíra Cardi em regime de comunhão total de bens. O influenciador financeiro, que teve sua fortuna estimada em cerca de R$ 22 milhões em 2022, usou uma caixinha de perguntas nas redes sociais para abordar o assunto, que chamou atenção desde o casamento com a coach de bem-estar.

Segundo ele, a escolha representa uma mudança de mentalidade. "Não é assim que eu pensava, mas de alguns anos pra cá mudei minha cabeça", escreveu. Para Nigro, um casal deve estar "alinhado na mesmíssima direção e sem conflito de interesse", o que, para ele, vai além de uma simples parceria: "tem que ser um só".

Em vídeo, o empresário reconheceu que sua decisão vai na contramão do que costuma ser recomendado no meio empresarial, especialmente por conta dos riscos trabalhistas que podem afetar o patrimônio do casal. "Quando você tem algum problema grande, ele geralmente passa para o cônjuge", explicou.

Ainda assim, fez questão de assumir o risco. "Eu, Thiago Nigro, casei em comunhão total de bens, ou seja, tudo o que eu tinha antes é nosso, tudo o que minha esposa tinha antes é nosso", afirmou, ressaltando que a escolha foi guiada pelo que acredita sobre o propósito do casamento.

"Quando você se casa, você assina um contrato sobre o que vai acontecer com o dinheiro depois que vocês se separarem, mas não assina um contrato onde você garante que vai amar outra pessoa para sempre. Então, será que o casamento é sobre dinheiro ou sobre amor de fato?", questionou.

Ele completou a reflexão dizendo que, para ele, não faz sentido dividir tudo com alguém e deixar o dinheiro fora dessa equação. "Pelo que eu acredito, meu corpo é da minha esposa, o dela é meu, tudo é nosso, e não tem como o dinheiro ser diferente de toda essa regra."

Thiago Nigro e Maíra Cardi oficializaram a união civil em agosto de 2023, em uma cerimônia íntima. Antes disso, já haviam feito uma celebração simbólica. Em 2024, o casal renovou os votos com uma nova festa, realizada em um resort no interior de São Paulo para amigos e familiares. A coach está à espera de seu primeiro filho com Nigro.