Conclave: quem é o cardeal espanhol que tem medo de ser papa, mas corre o risco de ser eleito?

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O cardeal espanhol Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat, capital do Marrocos, ameaçou fugir do conclave caso seu nome apareça entre os favoritos para assumir a liderança da Igreja Católica. O espanhol, conhecido por ser defensor do diálogo inter-religioso e por permanecer ao lado dos imigrantes, não aparece na lista de 22 "papáveis" do Colégio dos Cardeais, mas é apontado por algumas casas de aposta como um azarão.

Em entrevista à emissora de TV espanhola, RTVE, Romero afirmou que desejar ser papa é sinal "de um problema na cabeça, psicológico, ou de um mal-estar no coração".

"Se vejo o perigo de ser eleito no conclave, começo a fugir e só vão me encontrar na Sicília", disse, arrancando risos dos jornalistas.

Após deixar o tom irônico de lado, o espanhol de 72 anos comentou que renegar o trono papal não é uma opção para um cardeal eleito em um conclave. Mas explicou que não é algo que se aspira.

"É uma atitude diferente, é um serviço que só é realizado se solicitado, mas desejá-lo ou buscá-lo...não", explicou o cardeal. "Isso não existe entre nós, mesmo que muitos se recusem a acreditar. Na política, aspirantes a líderes se declaram candidatos. Aqui na Igreja, ninguém faz isso."

Algumas casas de apostas colocam o cardeal salesiano entre um dos cardeais que poderiam suceder o papa Francisco, principalmente por ter uma filosofia semelhante ao do pontífice argentino, sobretudo no que diz respeito à questão da migração e do diálogo com os muçulmanos. Mas López Romero defendeu que não tem "nenhuma ambição" e nunca se imaginou cumprindo tal função.

"O fato de eles mencionarem meu nome é, na verdade, um bom sinal: não terei que carregar esse fardo pesado", avaliou o religioso, citando a máxima que costuma reger os conclaves, segundo a qual "quem entra papável, sai cardeal".

López Romero tem uma extensa experiência internacional. Ele passou quase duas décadas no Paraguai e, de lá, se mudou para o Marrocos, onde dirigiu um centro de formação profissional entre 2003 e 2011. Ele então foi para a Bolívia, onde ficou por quatro anos, antes de voltar para a Espanha. Em 2017 ele foi nomeado arcebispo de Rabat pelo papa Francisco e, dois anos depois, foi elevado a cardeal.

López Romero não considera que a migração seja um problema, mas sim "a consequência de muitos problemas", essencialmente pobreza, guerra, fome, mudanças climáticas, desigualdade. O cardeal já propôs, inclusive, a realização de um sínodo exclusivamente dedicado ao tema da migração, que, segundo ele, é um fenômeno que requer reflexão de toda a Igreja Católica.

Ele já expressou também preocupação com a falta de compaixão de alguns cristãos para com os imigrantes e outros grupos vulneráveis, e afirmou que sofre quando as pessoas, depois da missa, pedem a ele que "não envie mais migrantes do Marrocos".

Em outra categoria

O cantor Oliver Decesary Santos, mais conhecido como MC Livinho, anunciou que deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quarta, 30. O artista sofreu um acidente de motocicleta na terça, 29, e perfurou o pulmão.

"Grande passo", escreveu Livinho em um vídeo publicado no Instagram. Segundo o cantor, ele segue internado para observação. "Deus quer e, já, já, estou de volta na pista."

O artista de 30 anos também mostrou cenas do momento em que foi socorrido após o acidente. Livinho seguia para um compromisso na capital paulista pilotando uma moto e foi derrubado por um motorista.

"Deitei na calçada e comecei a cuspir sangue. Chegaram os Bombeiros, prestaram socorro. Depois chegou a ambulância e me trouxe aqui para o hospital. Fiz tomografia, radiografia, me subiram aqui para a UTI. Estou em estado de observação porque perfurei o pulmão", explicou o cantor diretamente do hospital, logo após o acidente.

Quem é MC Livinho?

MC Livinho é um dos principais nomes do funk paulista e atração confirmada no The Town 2025. Ele se apresenta no festival no dia 13 de setembro, no Palco Factory. Entre seus sucessos estão músicas como Tudo de Bom, Fazer Falta e Na Imaginação.

Recentemente, MC Livinho também viralizou na Turquia com a música Vidrado em Você, em parceria com DJ Guuga e foi ovacionado em uma visita ao país, principalmente pelos torcedores do Galatasaray, time de futebol que usou a música para embalar suas conquistas mais recentes.

Um sinal misterioso invade a sua televisão no meio da noite. A programação normal da TV é interrompida sem maiores explicações e, em vez do telejornal local, uma série de imagens e vídeos esquisitos são transmitidos em seu aparelho televisor. A qualidade do sinal é precária e parece emular a estética analógica de fitas VHS.

A transmissão conta com frases estranhas - "You will see such pretty things", ou "Você verá coisas tão bonitas", em português, e "Why do you hate?", ou "Por que você odeia?", em português - e modelos 3D de uma misteriosa face. E então, sem qualquer explicação, o sinal é interrompido e a programação usual retorna à TV.

O ocorrido, que mais parece uma cena de um filme de terror, aconteceu na noite dessa terça-feira, 29, durante a transmissão do telejornal News 19 Horas no canal do YouTube da Record News. Os responsáveis pela invasão não foram encontrados até o momento, mas o conteúdo veiculado viralizou na internet.

Trata-se do "Wyoming Incident", um vídeo criado no começo dos anos 2000 que se popularizou como uma creepy pasta - termo utilizado para descrever lendas urbanas virtuais - na internet.

A origem exata da história é incerta, mas a lenda afirma que o vídeo é fruto de uma misteriosa invasão em canais de televisão na região rural de Wyoming, nos Estados Unidos. Segundo a creepy pasta, os sons distorcidos e as imagens confusas fizeram com que os telespectadores se sentissem enjoados e passassem mal.

Apesar da lenda urbana ter ganhando bastante notoriedade na internet, trata-se de uma fabricação feita por entusiastas do Analog Horror - Terror Analógico em português. O subgênero é extremamente popular no mundo virtual e aposta na estética de vídeos analógicos antigos para produzir suspense e mistério.

No YouTube, é possível encontrar centenas de vídeos com essa temática. As produções amadoras contam com milhões de visualizações e seguem um mesmo padrão - imagens granuladas, sons distorcidos e ruídos estáticos. As narrativas das histórias costumam ser confusas e propositalmente fragmentadas, gerando a sensação de que não estamos enxergando todo o mistério apresentado.

Com forte inspiração no terror de found footage de filmes como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal, o terror analógico aposta na estética e nas limitações da tecnologia antiga para criar uma atmosfera tensa e aterrorizante.

É comum que produções de terror analógico se vendam como verdadeiras, apostando na imersão como um diferencial para conquistar o público. Para isso, o terror analógico costuma copiar a estética de programas de televisão antigos, anúncios governamentais e filmagens amadoras.

Apesar do grande sucesso do terror analógico ser fruto da internet, existem produções cinematográficas que adotaram alguns dos elementos do gênero. Filmes como Skinamarink, Entrevista com o Demônio e a franquia de terror V/H/S apostam, em menor ou maior grau, nas convenções que consagraram esse subgênero do horror.

O apresentador Gominho mostrou para seus 2,3 milhões de seguidores no Instagram na noite da última terça-feira, 29, que conseguiu escalar o Pico das Prateleiras e atingir o cume da pedra, a 2.460 metros do nível do mar. A trilha fica no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro.

O desafio físico acontece apenas dias depois do velório de uma de suas melhores amigas, Preta Gil, de quem ele cuidou durante dois anos e meio enquanto a cantora tratava o câncer. Em uma entrevista a Ana Maria Braga, no mesmo dia do velório da amiga, Gominho contou que resolveu cuidar da própria saúde e eliminou mais de 60 kg por influência de Preta.

"Eu falei: 'não tem condições de eu querer estar cuidando dos outros e não cuidar de mim'. E foi quando saiu o segundo resultado da metástase [agosto de 2024] e eu comecei a cuidar de mim. Eu comecei tomando remédio de setembro a fevereiro e cortei para não ficar viciado. E aí estou desde então mantendo minha alimentação, fazendo exercício físico, durmo cedo", contou no Mais Você.

"Eu pesava 148 kg e estou com 87 kg agora. Eu estava lá em Salvador me cuidando, vivendo minha vida, treinando. E aí fui para a casa dela e comecei a não cuidar tanto de mim. Quando eu vi eu estava com quase 150 kg."

Silêncio e vento

Com mais preparo físico após seu processo de emagrecimento, que vai completar um ano, Gominho encarou o desafio e atingiu o Cume das Prateleiras. "2.460 metros de silêncio e vento formaram a sinfonia perfeita do meu toque de despertar", escreveu o apresentador em forma de poema.

Ele prosseguiu: "Sem medo e com candura, pois vento que venta cá venta lá. No cume eu cochilei pros carregos a pedra levar. E de pedras sempre saltei então nada vai me derrubar. Ao tempo aviso que estarei sempre aonde o amor está. E para tudo que sei, deixo o vento levar. E o que aprenderei o som do silêncio guardará."