Revista científica premia as melhores fotos de pesquisadores em campo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A revista científica Nature divulgou nesta terça-feira, 13, os vencedores do concurso de fotografia Cientista em Ação, de 2025, no qual são premiadas as melhores imagens de pesquisadores em campo. Foram mais de 200 inscrições de acadêmicos de diversos lugares do mundo.

A seleção das seis primeiras colocadas foi feita por um júri da Nature, que inclui cinco editores de mídia e arte da revista. Cada vencedor recebe um prêmio de 500 libras esterlinas (o que corresponde a 670 dólares, ou R$ 3.734,25 na cotação desta terça), além de uma assinatura anual da revista científica impressa e online.

A primeira colocação ficou com a foto que exibe o biólogo Audun Rikardsen em um barco nos fiordes do norte da Noruega. A foto foi tirada em uma manhã de novembro de 2020, por Emma Vogel, então aluna de doutorado do cientista.

O registro foi feito quando a dupla, que estuda os movimentos de baleias (padrões de subida, comportamento e profundidade de mergulhos), navegava perto de embarcações pesqueiras norueguesas, que acabavam provocando a concentração de arenques perto dos barcos - como consequência, os peixes atraíam jubartes e orcas também.

Da foto, a revista destacou o contraste da baixa luminosidade do céu com a fonte de luz vinda da embarcação pesqueira, as gaivotas espalhadas por todo o horizonte, sobrevoando os pesquisadores, e também a presença (ao fundo) de uma orca captada e "emoldurada" pela grade do barco de onde a fotografia foi tirada.

A foto que ficou na segunda colocação foi feita pelo estudante de doutorado Ryan Wagner, da Washington State University Vancouver, que fotografou a bióloga Kate Belleville na Floresta Nacional de Lassen, no norte da Califórnia. Belleville é cientista ambiental no Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.

A foto foi tirada em setembro de 2024, enquanto ela banhava um grupo de filhotes de rã em uma solução antifúngica. O produto é usado para matar o fungo quitrídio (Batrachochytrium dendrobatidis), que vem sendo responsável pelo declínio das espécies de anfíbios em todo o mundo, segundo a Nature. Após o banho de solução e o registro fotográfico, os filhotes foram soltos na natureza.

A foto que ficou na terceira colocação também foi feita na Noruega. A técnica de pesquisa Dagmara Wojtanowicz registrou, no arquipélago norueguês de Svalbard, um núcleo de gelo sendo perfurado pelo geobiólogo James Bradley (do Instituto Mediterrâneo de Oceanografia, em Marselha, França) e pela microbiologista Catherine Larose (do Instituto de Geociências Ambientais, em Grenoble, França).

A dupla investigava como micróbios e outras formas de vida no gelo sobrevivem e se adaptam à escuridão e ao frio da noite polar. Chama a atenção também o momento em que o registro foi feito. A imagem foi captada durante o dia, em dezembro de 2020. Em Salbard, neste período, o sol permanece pelo menos 6° abaixo do horizonte entre meados de novembro e o final de janeiro, explicou a Nature.

Outra imagem premiada pela Nature foi feita por Lionel Favre, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne, no topo do Monte Helmos, na Grécia. Favre e seus colegas estavam em campo para compreender melhor a formação de nuvens sobre a Europa, em um projeto de pesquisa (CleanCloud) subsidiado pelo programa de financiamento de pesquisa e inovação da União Europeia.

Para fazer o registro Favre e os demais pesquisadores tiveram de esperar quase um mês para que as nuvens se formassem em condições de serem estudadas. "Tivemos algumas nuvens se formando em algum momento, mas bem no final do projeto", disse o autor da foto à Nature. "Então, fomos (ao topo do monte) antes do nascer do sol para capturar as nuvens. Ficamos o dia todo, voando o balão (meteorológico) o tempo todo."

Em outra categoria

A influenciadora fitness Gracyanne Barbosa e o ator João Vicente de Castro negaram que estariam vivendo um suposto romance. O rumor ganhou as redes sociais nesta quinta-feira, 16, e João chamou os boatos de "uma das coisas mais loucas que já ouviu". Ele também chegou a gravar um vídeo bem-humorado com Gregório Duvivier e Fábio Porchat sobre o assunto.

Na publicação, feita nos stories do Instagram, Gregório brinca sobre tentar descobrir se João estaria se envolvendo com Gracyanne ou não. Ele, então, encontra Fábio Porchat "na cama" com o ator. O story chegou a ser republicado pela influenciadora, que reagiu com emojis de riso e escreveu: "Eu sabia".

A informação foi noticiada nesta quinta pelo programa Fofocalizando, do SBT, que afirmou que Gracyanne teria confirmado o romance. Em entrevista à Quem, a influenciadora negou ter falado com a atração e disse desconfiar de que algum criminoso possa ter se passado por ela, já que Gracyanne teve o celular roubado na madrugada.

À revista, a influenciadora afirmou que conhece o ator "de vista". Já João disse que viu Gracyanne apenas duas vezes. A musa fitness fazia parte do elenco da Dança dos Famosos, mas teve de deixar o quadro após sofrer uma grave lesão no joelho. Já João faz parte do elenco de Vale Tudo.

Cercada de expectativas, a quinta e última temporada de Stranger Things tem estreia marcada para 26 de novembro na Netflix. E, enquanto os fãs não escondem a animação para devorar os episódios finais, o elenco da série tem outra preocupação: a reação do público. Finn Wolfhard, que vive Mike, disse em entrevista que o caso recente de Game of Thrones, cujo último ano despertou a ira dos espectadores, lhe causou grande nervosismo durante as filmagens dos capítulos inéditos.

"Acho que todos estávamos bem preocupados, honestamente", disse o ator à Time. "A forma como Game of Thrones foi destruída na última temporada nos fez entrar [no set] pensando 'vamos torcer para que esse tipo de coisa não aconteça [com a gente]'."

Ainda que o nervosismo tenha pairado sobre as cabeças de Wolfhard e seus colegas, ele acredita que o final de Stranger Things receberá uma reação bem diferente. "Lemos o roteiro e soubemos que seria algo especial."

Atualmente com 22 anos, Wolfhard começou a filmar a série no início da adolescência e ainda se lembra dos momentos de ansiedade que a juventude lhe trouxe nos bastidores. "Como um ator mirim, você tenta facilitar as coisas para as pessoas. Você não se impõe, não sabe como pedir um intervalo. Foi incrível e subconscientemente aterrorizante ter 13 anos e de repente todo mundo saber quem você é."

As pressões do trabalho foram especialmente difíceis nas gravações da quarta temporada de Stranger Things, quando Hollywood ainda estava trabalhando sob protocolos restritos da COVID-19, e Wolfhard passava por "problemas comuns de um primeiro relacionamento". "No meio de uma cena, comecei a hiperventilar. Me senti num aquário, porque muitos dos figurantes eram fãs e isso culminou num tipo de ataque de pânico", lembrou o ator.

Felizmente, Wolfhard pôde contar com o apoio de Caleb McLaughlin e Gaten Matarazzo, amigos e colegas de cena que também atuam ao seu lado desde o começo da série. Segundo ele, a dupla o procurou para dizer que eles também estavam sentindo a pressão trazida pelo sucesso da produção.

A quinta e última temporada de Stranger Things será dividida em três partes, que serão lançadas entre 26 de novembro e 31 de dezembro, sempre às 22h.

Nesta quinta-feira, 16, Fernanda Montenegro completou 96 anos. Para celebrar a data, a atriz se reuniu com os filhos, Fernanda Torres e Claudio Torres, e com os netos, e compartilhou o momento nas redes sociais.

No vídeo publicado, ela aparece à mesa de um local que parece ser um restaurante, conversando e cercada pela família, ao som de Oração ao Tempo, de Caetano Veloso.

"Alegria é estar com meus filhos e netos comemorando", escreveu na legenda. Nos comentários, Fernanda recebeu uma série de mensagens de carinho e felicitações de fãs e admiradores.

Quem são os filhos e netos de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro é avó de Davi, filho de Claudio Torres com a atriz Maria Luisa Mendonça, e de Joaquim e Antônio, filhos de Fernanda Torres e Andrucha Waddington.

A família é conhecida por seguir o ramo artístico, já que o falecido marido de Fernanda Montenegro, Fernando Torres (1927-2008), também era ator, diretor e dublador. Seus dois filhos, Fernanda Torres e Claudio Torres, também seguiram no ramo do audiovisual.

O genro, Andrucha Waddington, também é cineasta, bem como o irmão, Ricardo Waddington, que é diretor de televisão.