Após usuários 'sumirem' da Cracolândia, governo estadual prevê nova ação no centro de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dias após a saída de usuários de drogas de uma das ruas que eles frequentavam no centro da capital paulista, o governo de São Paulo prepara uma ação de fiscalização "ainda mais forte" em bares da região que servem como pontos de distribuição de drogas. Foi o que prometeu o governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), ao comentar a situação da Rua dos Protestantes, que abrigava o fluxo da Cracolândia, como é chamada a aglomeração de usuários de drogas em cenas abertas de uso, durante evento em Campinas, no interior, nesta quarta-feira, 14.

"Nas próximas semanas você vai ver uma atuação ainda mais forte em locais que servem de distribuição de drogas, como bares que são irregulares na região central", afirmou Ramuth. "Os estabelecimentos comerciais que insistirem em permanecer com atividades irregulares nos próximos dias terão uma atuação, já que agora a Prefeitura municipal tem um decreto que nos permite fazer de forma célere o fechamento desse tipo de estabelecimento, que tem sido usado também pelo crime organizado", continuou o governador em exercício - Tarcísio de Freitas (Republicanos) está no exterior.

Ramuth comparou a operação de fechamento dos bares com outra, já realizada, de fiscalização de ferros-velhos: "Nós fechamos mais de 15 ferros-velhos na região central, numa operação conjunta com o Ministério Público, onde nós tivemos uma forte atuação em pensões, em hotéis e também nos ferros-velhos."

O governador em exercício também discorreu sobre a ausência de usuários de drogas nas ruas do centro, constatada nos últimos dias. "Não houve dispersão na madrugada de hoje (quarta-feira). O que há é sempre a abordagem, seja pelas forças de segurança ou pela saúde e pelo social. O uso de drogas no meio da rua, fazendo uso dos cachimbos para fumar crack, já foi uma realidade que era levada como normal dentro de uma cidade como São Paulo", afirmou. "A nossa gestão, desde o início, não considera esse tipo de atividade uma atividade normal. Você está passando para fazer suas compras, para fazer turismo na região central e se depara com grupos ou aquela concentração que era da Cracolândia fazendo uso de crack a céu aberto", concluiu.

Segundo Ramuth, nas últimas semanas houve "uma procura muito grande dos nossos equipamentos de saúde e da área social na região (central)". "A gente viu a ampliação da busca espontânea por cuidados e tratamentos", afirmou.

Ele afirmou ainda que a redução de usuários de drogas na Rua dos Protestantes resulta de um trabalho que começou há mais de dois anos, com programas de atendimento a quem usa drogas e de combate aos traficantes.

O governador em exercício citou ainda a Favela do Moinho, palco de uma intervenção da Polícia Militar nos últimos dias e que, segundo ele, era um ponto de distribuição de drogas. "As ações da favela do Moinho têm uma interconexão com os resultados que a gente vem colhendo na cena aberta de uso (como ele se refere à Cracolândia)", afirmou.

Em outra categoria

Dua Lipa esteve em Buenos Aires nesse domingo, 9. Ela foi flagrada no estádio La Bombonera, em um jogo entre o Boca Juniors e o River Plate. Sua passagem pelo país será curta, já que a cantora fará dois shows no Chile, entre 11 e 12 de novembro, antes de chegar ao Brasil. Por aqui, ela se apresenta no próximo sábado, 15, em São Paulo, seguida por outro show no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro.

Alguns fãs de Dua Lipa aproveitaram a oportunidade para pedir por autógrafos e conversar com a cantora, em momento que foi filmado e publicado nas redes sociais. Em outro vídeo, Dua Lipa aparece acenando para os fãs e sorrindo, durante o jogo.

O motivo da visita da cantora na Argentina foram seus dois shows no Estádio Monumental entre 7 e 8 de novembro, que também foram registrados nas redes sociais.

Dua Lipa no Brasil em 2025

Dua Lipa, que já se apresentou no Rock in Rio e em São Paulo em 2022, trará ao Brasil a turnê Radical Optimism. A artista se apresentará em São Paulo, no dia 15 de novembro, no MorumBIS, além do Rio, na Área Externa da Farmasi Arena, no dia 22.

Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, o Príncipe William teve uma conversa com Luciano Huck. O encontro foi ao ar neste domingo, 9, no Domingão com Huck.

No encontro, Luciano presenteou o herdeiro do trono britânico com um porta-retrato com uma foto rara da Princesa Diana, mãe de William. A fotografia foi tirada em 1991, quando Lady Di visitou o Brasil e passou pela Fundação Casa, onde conversou com menores reclusos. "Que coisa linda", reagiu William. Na ocasião, Diana deu colo a uma menina com Aids e a fotografia correu o mundo.

O príncipe falou da emoção de visitar o Brasil pela primeira vez. "Quando cheguei aqui, vi as belezas da cidade e fiquei encantado. Estar no Pão de Açúcar foi um sonho realizado", disse.

William esteve no Brasil para participar da cerimônia do Prêmio Earthshot, uma premiação internacional criada por ele para reconhecer soluções inovadoras para desafios ambientais. Além da visita ao Rio de Janeiro, William esteve em Belém onde participou da Cúpula de Líderes que antecedeu a COP30.

A rede social TikTok e o cantor Gilberto Gil anunciaram nesta segunda, 10, uma parceria em iniciativa de conscientização "sobre o reflorestamento e o impacto positivo de uma alimentação saudável no clima". A promessa é de que a cada vídeo postado para a campanha Refloresta Com Gil, seja plantada uma árvore.

Para participar, os usuários do TikTok devem publicar, até o dia 21 de novembro, vídeos na plataforma usando de fundo o áudio específico da iniciativa, com a voz de Gilberto e a base instrumental da música Refloresta, acompanhado pelas hashtags #COP30 #ReflorestacomGil #IngredientePrincipal #JuntosPeloClima e #climateaction. Também há um modelo de CapCut criado para a campanha.

Em Belém, no Pará - mesma cidade que atualmente acolhe a COP-30 - será promovida uma roda de conversa entre Gilberto Gil e influenciadores do Brasil e do exterior a respeito de arte, sustentabilidade e redes sociais. Segundo o TikTok, serão plantadas até 1 milhão de árvores "em diferentes biomas".

Refloresta Com Gil

Confira abaixo a mensagem lida por Gilberto Gil em campanha com o TikTok:

"Manter de pé o que resta não basta. É hora de replantar, de cuidar, de respeitar, de ressoar o cuidado com a Terra em todos os aspectos de nossa vida. Da forma como trabalhamos ao ingrediente principal que escolhemos levar à mesa.

Porque reflorestar é semear futuro para se alimentar bem. Está tudo conectado com a saúde do nosso planeta. Comece hoje o movimento em busca de uma Terra mais sã.

A cada vídeo postado com esse áudio, uma árvore será plantada para ajudar a reflorestar o planeta. Pelo clima, por você, por mim, pelos nossos e pelos outros: é hora de ser Refloresta."