Guarulhos investiga se usuários de drogas da Cracolândia foram levados a bairros da cidade

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, decidiu investigar as denúncias de que dependentes químicos da Cracolândia, na região central da capital, teriam sido levados para bairros da cidade.

"Em função da complexidade do suposto caso, a prefeitura mobilizou as secretarias de Segurança Pública, com apoio dos agentes da GCM, e de Desenvolvimento e Assistência Social para averiguarem a situação e, se for confirmada, tomarem as medidas cabíveis", diz trecho da nota enviada ao Estadão.

Uma das denúncias foi divulgada nas redes sociais do padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua, da Arquidiocese de São Paulo, e conhecido por seu trabalho com a população em situação de rua.

"Na madrugada de sábado (10) para domingo (11), um caminhão da prefeitura de SP abandonou várias pessoas da Cracolândia no bairro Santos Dumont, em Guarulhos", diz trecho da mensagem divulgada pelo religioso.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) classificou a denúncia como "absurda" e "inaceitável", sem citar o nome de Lancellotti.

"Desde 2003, divulgamos todos os dados sobre as aglomerações. A melhor coisa é a transparência. Às vezes, chegam muitas informações para vocês (jornalistas) de coisas absurdas, como, por exemplo, um padre que recebeu uma denúncia de que colocaram as pessoas na Kombi da prefeitura e levaram para outra cidade... algo tão inaceitável e ilógico. Estamos falando da vida das pessoas", afirmou o prefeito em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 15.

"Não seria justo, depois de tanto trabalho, ficar essa coisa de 'sumiu', 'pulverizou', 'foi não sei para onde'. Para quem quer saber onde estão as pessoas, estão aqui", completou, referindo-se aos registros dos atendimentos médicos.

No início de abril, o Estadão havia recebido denúncia semelhante de moradores de Guarulhos, mas, desta vez, sobre o bairro da Vila Rio. Cidadãos reclamavam que um veículo utilitário (van) teria abandonado cerca de dez pessoas em situação de vulnerabilidade, que aparentavam dependência química.

Questionada sobre a denúncia, a prefeitura de Guarulhos também havia prometido checar os fatos.

A maior concentração de usuários do chamado "fluxo" da Cracolândia, localizado na esquina da Rua dos Gusmões com a Rua dos Protestantes, se esvaziou desde sábado, 10. Moradores estimaram que cerca de 200 dependentes químicos se aglomeravam na região, principalmente à noite. O fluxo se estabeleceu por ali no fim de 2023, com mudanças pontuais para outros endereços, como no trecho da Rua Mauá rente à Estação da Luz.

O vice-prefeito Mello Araújo (PL) afirmou ao Estadão que duas ações retiraram mais de 120 usuários do local: 80 na segunda-feira e mais 42 nesta terça.

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde afirmaram que aumentou em quase 50% o número de pessoas que buscam atendimento médico voluntariamente no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) - a média diária era de dez usuários.

A partir desse esvaziamento da Rua dos Protestantes, identificado por moradores e comerciantes desde o último sábado, os usuários se espalharam ainda mais pela região central. A Prefeitura de São Paulo informou que mapeou 32 ruas da região central com pequenos grupos de usuários de drogas.

De acordo com o poder municipal, as equipes de saúde e assistência social abordaram 109 usuários de drogas e dependentes químicos na região central, apenas nesta quarta-feira, 14, que ainda circulam pelas ruas da cidade e não aceitaram o tratamento médico municipal.

Em outra categoria

Um vídeo divulgado nas redes sociais pelo jornalista Ricardo Antunes mostra o marido da cantora gospel Amanda Wanessa, que está em estado vegetativo, agredindo o sogro, Odilon, no hospital. Conforme informações do G1, a família registrou um boletim de ocorrência contra o marido da artista, Dobson Santos.

O Estadão entrou em contato com Dobson para um pronunciamento sobre o assunto, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

O vídeo foi gravado por uma irmã de Amanda. No registro, Dobson aparece discutindo com os familiares, que o acusam de não cuidar da cantora. Na sequência, ele dá um chute em Odilon.

Conforme o G1, a Delegacia do Idoso investiga o caso. A cantora estaria na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uma internação recente.

Amanda ficou conhecida no meio gospel e faz parte da igreja Assembleia de Deus. Algumas de suas obras, como Tá Chorando Por Quê?, possuem mais de 200 milhões de visualizações no YouTube. Ela também é dona de músicas como É Adorar e Eu Cuido de Ti.

Entenda o acidente de Amanda Wanessa

Amanda sofreu um acidente em janeiro de 2021, na rodovia PE-60, envolvendo também dois caminhões, no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Foi constatado pela perícia que a cantora dirigia a 130 quilômetros por hora.

A filha de Amanda, que estava no carro durante a colisão, operou a perna e o braço. Seu marido e uma amiga também estavam presentes no acidente.

Após 642 dias internada, a cantora foi liberada para o tratamento em casa. Atualmente ela se encontra em estado vegetativo, quando o paciente fica acordado (possui ciclos de sono e vigília), mas não demonstra sinais de consciência.

Luana de Paula, noiva de Marcus Marinho, que apresenta o RJ No Ar, da Record, morreu em um acidente de trânsito no Rio de Janeiro.

Segundo o site Audiência Carioca, ela estava como passageira em uma corrida de moto por aplicativo quando o acidente aconteceu. Luana chegou a receber atendimento médico e ficou internada por dois dias, mas não resistiu.

Marcus Marinho e Luana de Paula estavam juntos há 11 anos e iam se casar em outubro. O apresentador usou as redes sociais para se despedir da noiva nesta quarta-feira, 6.

"Os últimos 11 anos foram incríveis ao seu lado. A gente caiu, se levantou, chorou... Riu junto... Superou tanta coisa... E é esse seu sorriso e os bons momentos que eu vou guardar. O casamento já estava marcado para outubro", escreveu.

"Uma pessoa imprudente no trânsito tirou você de mim", lamentou.

Internautas se comoveram com a morte de Luana e escreveram mensagens de solidariedade à Marinho. "Todos nós telespectadores da Record estamos muito tristes com essa notícia. Que Deus conforte você nesse momento tão difícil", disse um.

Flor Gil compartilhou um vídeo emocionante em suas redes sociais na noite de terça-feira, 5. A cantora mostrou a emoção e surpresa de sua tia, Preta Gil, ao vê-la se apresentando pela primeira vez na TV, ainda criança, no Tamanho Família, na Globo.

O programa foi ao ar em agosto de 2018, quando a filha de Bela Gil tinha apenas 9 anos. Enquanto cantava, Flor Gil estava acompanhada de outros parentes, como o primo Francisco Gil, filho de Preta Gil, o primo João Gil, filho de Nara Gil, e o tio Bem Gil. "Que coisa mais linda", exclamou Preta surpresa ao ver a sobrinha cantando.

Hoje aos 16 anos e com seu primeiro disco lançado, Flor Gil falou sobre a sensação de cantar pela primeira vez na TV e com a tia na plateia. "Lembro da sensação de estar atrás daquela parede de LED, antes dessa surpresa pra você. Uma mistura de nervosismo por cantar ali, na sua frente, por conta da imensa admiração que sempre tive por você", escreveu a sobrinha de Preta, que morreu no último dia 20 de julho.

"Fui com medo mas você ficou tão feliz que até chorou e se emocionou ainda mais. Foi a minha primeira vez cantando sozinha no palco, na TV e agora só penso como foi aquela sensação de cantar essa música pra você. Foi lindo, tão gostoso, cheio de amor… E agora sempre que eu canto, eu penso em você", completou Flor.

Atualmente Flor Gil está em turnê para divulgar o seu primeiro álbum: Cinema Love. Após um show de estreia em Nova York, a neta de Gilberto Gil vai se apresentar em São Paulo, em Salvador e no Rio de Janeiro, com ingressos esgotados em duas datas. A cantora também está na trilha sonora da nova novela das seis da Globo, Êta Mundo Melhor!, com a música inédita Chegou Pra Ficar.