Viva, portal de notícias 50+, é lançado em parceria entre Broadcast e Banco Mercantil

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As projeções demográficas apontam que a população brasileira deixará de ser jovem em breve. Pensando nessa lógica, Broadcast Agência Estado e Banco Mercantil se unem em uma parceria e lançam um novo portal de notícias no Brasil com foco nas pessoas maduras e experientes. Nasce o portal Viva (www.viva.com.br).

Até 2050, a atual fatia de idosos na população vai dobrar. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. E em 2070, aproximadamente 40% dos brasileiros serão idosos. Isso significa que essas pessoas, em boa parte, serão responsáveis pela dinâmica política, econômica e social do País.

"Estamos confiantes de que o Viva será um dos melhores sites do Brasil, com uma oferta ampla de conteúdos exclusivos e diversificados", afirma Gustavo Ioriatti, diretor de Novos Negócios da Broadcast Agência Estado.

Trazendo o futuro a valor presente, o portal de notícias Viva se propõe a vencer o preconceito por idade, ou etarismo, existente em várias esferas da sociedade, como, por exemplo, no mercado de trabalho. O contingente de pessoas 50+ empregadas gira em torno de 27% atualmente, mas dentro das empresas a média de funcionários nessa faixa etária é de apenas entre 3% a 5%, segundo a consultoria Maturi.

Um estudo realizado pelas empresas Robert Half e Labora revelou que 66% dos desempregados acima dessa faixa etária atribuem a esse fator as dificuldades para encontrar novas oportunidades. O levantamento mostrou também que 80% das empresas não possuíam métricas claras para medir o sucesso das iniciativas de inclusão geracional.

Diversidade etária é uma pauta latente na esfera ESG e o Viva chega para ser o companheiro do público 50+ nesta jornada.

"A inversão da pirâmide etária é um fato e que está cada vez mais próximo. O Viva nasce como um veículo necessário, que entende, respeita e valoriza as pessoas 50+. Estamos olhando para esse futuro com sensibilidade, inteligência e responsabilidade", diz Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil.

O portal Viva, disponível em www.viva.com.br, traz informações de interesse das pessoas maduras. A jornada da longevidade tem pautas de saúde, carreira, cultura, tecnologia, direitos e muito mais.

"Quando observamos o mercado, e o jornalismo tradicional não é diferente, percebemos que ele ainda está focado nos jovens, enquanto o Brasil vem envelhecendo rapidamente. Nosso desafio é mudar essa lógica, oferecendo conteúdo de qualidade, relevante e feito sob medida para quem tem mais histórias para contar e ainda muitos anos para viver", comenta Simão.

Seções variadas

Os leitores vão encontrar os assuntos que os levarão a essa caminhada em sessões facilmente identificadas no menu da home page.

Em Saúde e Bem-estar, o leitor acompanhará notícias do ecossistema mais importante para se viver bem. São assuntos como avanços da medicina, inovação em tratamentos, fármacos, prevenção de doenças e etc. Hábitos saudáveis que envolvem esporte, condicionamento físico, alimentação e nutrição também compõem essa seção. E claro que o cuidado com a mente tem espaço garantido em matérias com psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Viver bem e com saúde também envolve relacionamentos, sexualidade, família, religiosidade, meditação, entre outros assuntos que serão abordados.

Cultura e Lazer trará novidades e entrevistas sobre cinema, séries, teatro, arte, literatura, hobbies, música, games, internet, gastronomia, restaurantes, bares, drinques, vinhos, celebridades e muito mais.

Nunca é tarde para se reinventar e prosperar. Essa é uma verdade que será acompanhada sistematicamente na editoria Carreira e Educação. Serão abordados assuntos sobre profissão, universidade, cursos, case de sucesso, oportunidade de carreira e negócios, empreendedorismo e outros.

Quem já não ouviu a frase, "viajar é preciso"! Em Estilo de Vida, o Viva convida os leitores a planejar a sonhada viagem para os mais diversos destinos com roteiros especialmente pensados para as pessoas mais maduras. Essa seção também terá conteúdos sobre beleza, moda, coleta seletiva, reciclagem, economia circular, água e saneamento, energia limpa, clima, biodiversidade e vida alternativa.

O cuidado com as finanças será apresentado em Dinheiro. São matérias importantes para a saúde financeira que abordarão a importância, por exemplo, de um planejamento financeiro para que a longevidade seja próspera. Investimentos, finanças pessoais, educação financeira, plano e seguros (saúde, vida, patrimonial, viagens, etc), previdência, custo de vida, crédito, endividamento, emprego, renda são alguns dos assuntos abordados por especialistas.

Em Cidadania e Direitos os leitores acompanharão informações sobre pensão, divórcio, direito de família, união estável, herança, aposentadoria, declaração de IR, impostos e contribuições, políticas públicas, legislação e tudo que envolve sua inserção como indivíduo na sociedade.

E em um mundo em constante evolução e transformação, Tecnologia traz tudo sobre inovação, meios de pagamentos, redes sociais e novas ferramentas que chegam ao mercado diariamente para facilitar a vida das pessoas.

O novo portal conta com uma área Premium com muitos conteúdos especiais, além de acesso antecipado às notícias do site.

Em outra categoria

Luca Arroyo Borges, filho do cantor Lô Borges, usou o Instagram para publicar uma homenagem ao pai cinco dias após sua morte, na segunda-feira, 3. Com duas fotos ao lado do músico, o jovem escreveu um texto sobre a saudade.

"Eu te amo mais do que você é talentoso. Não tenho palavras para tudo que está acontecendo agora e vou viver minha vida inteira sentindo sua falta. O privilégio de ter Lô Borges como pai, vocês não têm ideia", escreveu.

"Perdi meu melhor amigo no seu auge, mas como meu pai sempre falou, ser fraco não é uma opção. Independente de onde você esteja, sei que você vai cuidar de mim igual você sempre fez. Você é a minha maior inspiração. Tudo o que eu queria era mais 20 anos com você. Te amo, pai, já sinto saudade. Obrigado pelo privilégio de ser seu filho", concluiu o filho de Lô Borges, que ainda agradeceu às mensagens de apoio recebidas nos últimos dias.

Lô Borges estava internado desde 19 de outubro, após uma intoxicação por medicamentos. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O cantor e compositor ficou conhecido por músicas como O Trem Azul e Paisagem da Janela, presentes no clássico álbum da MPB Clube da Esquina (1972).

O SBT usou inteligência artificial (IA) para recriar a voz e a imagem de Silvio Santos e Hebe Camargo em vídeo exibido durante a abertura do Teleton 2025, na última sexta-feira, 7.

O material, que tem cerca de três minutos de duração, mostra a imagem artificial dos apresentadores durante uma ligação telefônica na qual Hebe sugere o programa beneficente ao patrão. "Me diz, o que acha?", pergunta, ao que Silvio responde: "Se é para mudar vidas, o SBT abre suas portas".

O médico Renato da Costa Bonfim, fundador da AACD, também foi recriado com IA, enquanto outras personalidades, como Eliana, Ratinho, Celso Portiolli e o cantor Daniel, embaixador do Teleton, apareceram em versões do passado.

Matheus Trombino, criador do vídeo, foi entrevistado por Celso Portioli durante o programa, neste sábado, 8. Segundo ele, o conteúdo levou seis dias para ficar pronto.

"Os desafios eram conseguir restaurar poucas imagens antigas que a gente tinha, porque a AACD foi criada em 1950, e também criar as cenas de bastidor que a gente nunca viu, como a Hebe Camargo apresentando a AACD ao Silvio Santos, ou o Silvio Santos falando: 'Pode entrar no SBT'", relatou Trombino.

Eliane Giardini, que viveu Muricy em Avenida Brasil (2012), confirmou que a novela terá uma continuação. A atriz comentou o assunto durante uma palestra, em vídeo que circula nas redes sociais. No momento, o mediador do encontro mencionou que o próximo trabalho dela será com João Emanuel Carneiro, autor da trama original, e citou o título.

Ao refletir sobre o projeto, Eliane explicou que considera um remake mais simples de encarar. "O remake você já sabe que é uma história maravilhosa. No mínimo vai fazer sucesso porque as pessoas odeiam e ficam comparando, isso também é uma forma de sucesso", disse.

Já a ideia de continuar uma história que marcou época preocupa a atriz. "Quando a história é boa, é uma equação perfeita. A gente não tem o domínio sobre essa equação, ela acontece por acaso, e é muito difícil reproduzir. Por isso tenho um pouco de medo da continuação, porque você vai mexer em uma coisa que fez grande sucesso", afirmou.

Continuação de 'Avenida Brasil'

De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, a Globo procurou o autor João Emanuel Carneiro, que teria aceitado dar continuidade à história. Os primeiros esboços do projeto já estariam em andamento.

Procurada pelo Estadão, a Globo ainda não confirmou a produção. O espaço segue aberto.

Adriana Esteves e Murilo Benício também já teriam sinalizado interesse em reviver os papéis de Carminha e Tufão. Ainda não há informações sobre o restante do elenco. A previsão é que a produção estreie em 2027.