PF põe 'Operação Shalom' contra pastor que 'clamou por novo holocausto'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 12, a Operação Shalom, para combater a prática do crime de racismo contra judeus. Agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O principal alvo da operação é pastor Tupirani da Hora Lores, da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo.

De acordo com a PF, ele já havia sido condenado pela prática e incitação à discriminação religiosa e agora pode responder pela "pela prática, induzimento ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, quando cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza".

Em nota, a corporação destacou que as investigações tiveram início em razão de vídeos publicados na internet, "nos quais o suspeito, além de alimentar o ódio e a intolerância racial, clamou por um novo holocausto, gerando repercussão internacional".

O nome da operação, "Shalom", foi escolhido por "fazer alusão à paz", diz a Polícia Federal. Os materiais colhidos nas diligências serão encaminhados para perícia.

Defesa

A reportagem busca contato com o pastor Tupirani da Hora Lores. O espaço está aberto para manifestações.

Em outra categoria

Sam Moore, cantor americano que fez parte do duo Sam & Dave, morreu nesta sexta-feira, 10, aos 89 anos. O assessor de imprensa do artista informou ao jornal The Guardian que a morte aconteceu por complicações de uma cirurgia realizada em Coral Gables, na Flórida.

Moore fez grande sucesso na década de 1960 com hits como Soul Man e Hold On, I'm Comin' ao lado de Dave Prater (1937-1988). A dupla, considerada lendária para a música soul americana, influenciou artistas como Michael Jackson e Al Green.

Em 1968, após o assassinato de Martin Luther King Jr., o duo se apresentou no concerto memorial em homenagem ao ativista, no Madison Square Garden, em Nova York. Anos depois, em 1992, foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame por Billy Joel.

Moore cresceu em Miami e começou a cantar na igreja. Ele conheceu Dave Prater em uma casa de shows na cidade e os dois formaram a dupla, que se separou nos 1970. Prater morreu em 1988, após sofrer um acidente de carro.

Após a separação de Prater, Moore tentou lançar um disco solo, mas foi prejudicado pelo vício em drogas, do qual se recuperou no início dos anos 1980. Mais tarde, ele participou de dois álbuns de Bruce Springsteen: Human Touch, de 1992, e Only the Strong Survive, de 2023.

Em 2006, Moore finalmente lançou seu disco solo, Overnight Sensational, que teve a participação de nomes como Jon Bon Jovi, Mariah Carey e Eric Clapton. Nos últimos anos de vida, ele se tornou um ativista pelos direitos dos artistas e, em 2019, recebeu o prêmio Lifetime Achievement, maior honraria da Recording Academy, responsável pelo Grammy.

Sabrina Sato e Nicolas Prattes se casaram na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 10. A apresentadora e o ator realizaram uma cerimônia íntima reunindo poucos familiares e amigos próximos, somando cerca de 100 convidados.

O casal recebeu as bênçãos dos pais de Sabrina, Kika Sato e Omar Rahal, e dos pais de Prattes, Giselle Prattes e Felipe Pires.

Duda Nagle, ex-marido da apresentadora, estava presente na cerimônia ao lado de Zoe, de seis anos, filha dos dois.

Sabrina Sato mostrou seu vestido para a Vogue. Assinado pelo estilista Giambattista Valli, o modelo remete aos anos 1980 e tem uma silhueta volumosa, similar à do clássico vestido usado pela Princesa Diana em seu casamento. Para a festa, ela trocará a peça por um vestido da grife Chloé. Na maquiagem, ela escolheu tons nudes para combinar com o visual dramático.

O jornalista Leo Dias publicou em suas redes sociais uma foto da cerimônia.

O casal assumiu o relacionamento em fevereiro de 2024 após serem flagrados juntos. Em setembro, Nicolas participou do Domingão com Huck e chamou Sabrina de sua noiva, revelando que havia pedido a apresentadora em casamento.

Em outubro, eles anunciaram que Sabrina estava grávida. No entanto, ela perdeu o bebê na 11ª semana de gestação.

O ator Keller Fornes, conhecido por seu papel na série County Rescue, do canal Great American Family Channel, faleceu no dia 19 de dezembro de 2024, aos 32 anos, em Eastland, Texas. De acordo com a Variety, só nesta semana a notícia foi confirmada por meio de um comunicado da Lacy Funeral Home e posteriormente reforçada por uma nota oficial do canal nas redes sociais.

"Estamos profundamente entristecidos com o falecimento de Keller Fornes. Ele era uma pessoa e um talento especial, atuando como ator, escritor, diretor, cantor e músico. Sua energia e entusiasmo contagiaram todos os que trabalharam com ele na Great American Media e no elenco de County Rescue. Nossas orações estão com sua família e todos aqueles que ele tocou", declarou a emissora em uma publicação no Instagram na última segunda-feira, 6.

Embora tenha ganhado maior reconhecimento em County Rescue, Fornes também é lembrado por sua participação no seriado The Walking Dead. Em 2012, ele atuou em um dos episódios iniciais da terceira temporada, interpretando um soldado.

O ator era formado em Artes Cênicas pela Universidade do Norte do Texas e se aventurou como roteirista e produtor de filmes independentes financiados de forma privada.

Na série County Rescue, Fornes interpretava Griffin. A produção, que estava prestes a iniciar as gravações da segunda temporada, recebeu uma onda de homenagens de colegas de elenco. A atriz Kristin Wollett homenageou o ator com um vídeo repleto de momentos ao lado dele. "Em nossos corações. Para sempre", legendou a publicação no Instagram.