Prefeitura de Ubatuba diz não haver risco de 'bactéria comedora de carne' nas praias; entenda

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, não identificou a chamada 'bactéria comedora de carne' em praias do município. Oito praias da cidade estão impróprias para banho, inclusive a praia do Perequê-Mirim, onde um homem de 30 anos teria contraído a bactéria.

Segundo a prefeitura, as informações que circulam sobre o caso são "errôneas". A Santa Casa, onde o paciente ficou internado, também descartou a doença provocada pela bactéria como causa da morte.

O homem morreu no final de abril, após apresentar sintomas da fasciíte necrosante, a infecção produzida pela bactéria letal popularmente chamada de 'bactéria comedora de carne'. A vítima, que trabalhava em uma marina, havia tomado banho na praia do Perequê-Mirim, uma das mais conhecidas da cidade. O caso repercutiu em redes sociais e gerou alarme.

A prefeitura de Ubatuba diz que, até o momento, não foi identificada qualquer presença da chamada 'bactéria comedora de carne' nas análises realizadas nas praias do município. Em comunicado, a Santa Casa de Ubatuba afirma que, após análise criteriosa dos óbitos registrados nos últimos 30 dias, não foi identificada correlação causal com os agentes etiológicos de natureza infectocontagiosa.

A Câmara Municipal de Ubatuba realiza uma audiência pública, no fim da tarde desta sexta, 30, para esclarecer sobre a questão da bactéria que causa a fasciíte necrosante. Os vereadores vão abordar também a poluição das praias. Foi confirmada a presença de representantes da Secretaria de Saúde local e da Santa Casa.

Entenda o caso

O paciente começou a apresentar sintomas no dia 22 de abril. Ele procurou atendimento médico na Santa Casa e, poucos dias depois, no dia 28, veio a falecer. A causa foi atestada como choque séptico, fasceiíte e infecção da mucosa oral. O caso foi levado à Câmara de Ubatuba por familiares da vítima. Houve reação dos vereadores e o caso foi parar nas redes sociais, causando muita preocupação.

A fasciíte necrosante, que teria provocado a morte do paciente, é causada principalmente pela bactéria Streptococcus pyogenes, mas também pode envolver outras, como Vibrio vulnificus, Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Os agentes atacam tecidos moles de forma muita agressiva, causando necrose, septicemia e falência múltipla de órgãos em poucos dias. No estágio inicial, não há sintomas visíveis na pele.

Praias impróprias

O vereador Gady Gonzalez (MDB) defende que a Cetesb e a prefeitura apresentem os resultados de análises das amostras de água das praias. "Isso daria aos banhistas e visitantes mais tranquilidade. É importante também que a Sabesp conclua as obras para a ligação de esgotos na rede das praias do Perequê-Mirim e Enseada, pois estão sendo lançados nas praias", diz.

Um relatório da Cetesb sobre a balneabilidade das praias divulgada nesta quinta-feira, 29, apontou que um total de 29 praias estão impróprias para banho, sendo 16 no litoral norte. Em Ubatuba, oito praias das 35 praias monitoradas estão com a bandeira vermelha (proibidas para banho), entre elas a Perequê-Mirim, onde o jovem teria se contaminado. As outras são Rio Itamambuca, Iperoig, Itaguá (Av. Leovigildo, 240), Itaguá (Av. Leovigildo, 1.724), Santa Rita, Lázaro e Prainha de Fora.

A balneabilidade é medida com a coleta de amostras que são analisadas em laboratório. Quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 ml de água, a praia é considerada imprópria para banho. Os banhistas são alertados com a colocação de uma bandeira vermelha na praia, com a informação de "imprópria". Segundo a Cetesb, o banho nas praias sinalizadas pode causar risco à saúde dos banhistas.

Dados do monitoramento da Cetesb indicam que, no final de abril, quando o jovem teria se contaminado, a praia do Perequê-Mirim estava própria, ou seja, não apresentava risco à saúde dos banhistas. Os relatórios divulgados nos dias 13 e 20 de abril indicam que de 7 a 20 de abril as condições da praia eram boas. O funcionário da marina teria se banhado neste período - segundo o pai, os sintomas começaram no dia 22.

A fasciíte necrosante é considerada uma infecção rara, mas muito letal. Os sintomas iniciais incluem dor intensa, desproporcional à lesão aparente, inchaço, febre e calafrios. Com o avanço da infecção, a pele pode apresentar bolhas, escurecimento e necrose visível.

No comunicado, a Santa Casa afirma que investigou a possível infecção "com base em critérios epidemiológicos, respaldo científico e exames laboratoriais, os quais não evidenciaram a presença de patógenos transmissíveis que pudessem justificar preocupações relativas à disseminação de doenças infecciosas no âmbito hospitalar ou comunitário".

A prefeitura de Ubatuba reforçou que a Praia do Perequê-Mirim permanece imprópria para banho, sendo expressamente não recomendado que banhistas entrem no mar em locais sinalizados com a bandeira vermelha, que indica risco à saúde. "Em relação ao caso do homem de 30 anos que veio a óbito, por questões legais e de sigilo médico, não cabe à Prefeitura se manifestar sobre o assunto", diz em nota.

Também em nota, a Sabesp diz que a rede de saneamento básico de Ubatuba está sendo expandida e a região do Perequê-Miim está com 73% da rede coletora de esgoto instalado.

Em outra categoria

Luca Arroyo Borges, filho do cantor Lô Borges, usou o Instagram para publicar uma homenagem ao pai cinco dias após sua morte, na segunda-feira, 3. Com duas fotos ao lado do músico, o jovem escreveu um texto sobre a saudade.

"Eu te amo mais do que você é talentoso. Não tenho palavras para tudo que está acontecendo agora e vou viver minha vida inteira sentindo sua falta. O privilégio de ter Lô Borges como pai, vocês não têm ideia", escreveu.

"Perdi meu melhor amigo no seu auge, mas como meu pai sempre falou, ser fraco não é uma opção. Independente de onde você esteja, sei que você vai cuidar de mim igual você sempre fez. Você é a minha maior inspiração. Tudo o que eu queria era mais 20 anos com você. Te amo, pai, já sinto saudade. Obrigado pelo privilégio de ser seu filho", concluiu o filho de Lô Borges, que ainda agradeceu às mensagens de apoio recebidas nos últimos dias.

Lô Borges estava internado desde 19 de outubro, após uma intoxicação por medicamentos. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O cantor e compositor ficou conhecido por músicas como O Trem Azul e Paisagem da Janela, presentes no clássico álbum da MPB Clube da Esquina (1972).

O SBT usou inteligência artificial (IA) para recriar a voz e a imagem de Silvio Santos e Hebe Camargo em vídeo exibido durante a abertura do Teleton 2025, na última sexta-feira, 7.

O material, que tem cerca de três minutos de duração, mostra a imagem artificial dos apresentadores durante uma ligação telefônica na qual Hebe sugere o programa beneficente ao patrão. "Me diz, o que acha?", pergunta, ao que Silvio responde: "Se é para mudar vidas, o SBT abre suas portas".

O médico Renato da Costa Bonfim, fundador da AACD, também foi recriado com IA, enquanto outras personalidades, como Eliana, Ratinho, Celso Portiolli e o cantor Daniel, embaixador do Teleton, apareceram em versões do passado.

Matheus Trombino, criador do vídeo, foi entrevistado por Celso Portioli durante o programa, neste sábado, 8. Segundo ele, o conteúdo levou seis dias para ficar pronto.

"Os desafios eram conseguir restaurar poucas imagens antigas que a gente tinha, porque a AACD foi criada em 1950, e também criar as cenas de bastidor que a gente nunca viu, como a Hebe Camargo apresentando a AACD ao Silvio Santos, ou o Silvio Santos falando: 'Pode entrar no SBT'", relatou Trombino.

Eliane Giardini, que viveu Muricy em Avenida Brasil (2012), confirmou que a novela terá uma continuação. A atriz comentou o assunto durante uma palestra, em vídeo que circula nas redes sociais. No momento, o mediador do encontro mencionou que o próximo trabalho dela será com João Emanuel Carneiro, autor da trama original, e citou o título.

Ao refletir sobre o projeto, Eliane explicou que considera um remake mais simples de encarar. "O remake você já sabe que é uma história maravilhosa. No mínimo vai fazer sucesso porque as pessoas odeiam e ficam comparando, isso também é uma forma de sucesso", disse.

Já a ideia de continuar uma história que marcou época preocupa a atriz. "Quando a história é boa, é uma equação perfeita. A gente não tem o domínio sobre essa equação, ela acontece por acaso, e é muito difícil reproduzir. Por isso tenho um pouco de medo da continuação, porque você vai mexer em uma coisa que fez grande sucesso", afirmou.

Continuação de 'Avenida Brasil'

De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do portal LeoDias, a Globo procurou o autor João Emanuel Carneiro, que teria aceitado dar continuidade à história. Os primeiros esboços do projeto já estariam em andamento.

Procurada pelo Estadão, a Globo ainda não confirmou a produção. O espaço segue aberto.

Adriana Esteves e Murilo Benício também já teriam sinalizado interesse em reviver os papéis de Carminha e Tufão. Ainda não há informações sobre o restante do elenco. A previsão é que a produção estreie em 2027.