Justiça manda soltar motorista de Porsche acusado de perseguir, atropelar e matar motoboy

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu ontem, 30, liberdade provisória ao empresário Igor Ferreira Sauceda, de 28 anos, o motorista do Porsche amarelo acusado de atropelar e matar o motoboy Pedro Kaique Ventura Figueiredo, na madrugada do dia 29 de julho do ano passado. A defesa do acusado não comentou a decisão.

Igor Ferreira Sauceda estava preso há 10 meses e vai responder em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica, pelo crime de homicídio qualificado. Em decisão de ontem, 30, a juíza Isabel Begalli Rodriguez aceitou o pedido de habeas corpus da defesa. O alvará de soltura foi expedido no mesmo dia.

Ao revogar a prisão preventiva, a juíza entendeu que não ficou comprovado que o acusado tivesse comportamento ameaçador e que, em ocasiões anteriores, tenha utilizado o mesmo carro para intimidar desafetos.

Na decisão, a juíza escreve ainda que nenhuma das testemunhas disse ter sido intimidada ou ameaçada pelo réu ou por pessoas de seu convívio e que também não há notícia de que ele tenha tentado ocultar provas ou deixado de colaborar com a instrução processual.

"Pelo contrário, ao que se apurou até o momento, permaneceu no local dos fatos, deu sua versão à Autoridade Policial e não buscou prejudicar as investigações", destacou a magistrada.

Além de usar tornozeleira eletrônica, Igor Ferreira Sauceda terá que cumprir outras medidas cautelares, como comparecimento mensal à Justiça, suspensão de CNH, proibição de se ausentar do País, devendo entregar seu passaporte à Justiça, e proibição de se ausentar da comarca em que o crime é julgado por mais de oito dias sem comunicação prévia.

Relembre o caso

O crime aconteceu na Avenida Interlagos, zona sul da capital paulista. Segundo o delegado do 48.° DP, Edilson Correia de Lima, que investigou o caso, o empresário teria tido um "ataque de fúria" durante uma briga de trânsito. De acordo declaração do delegado à época, Sauceda assumiu a intenção de matar quando acelerou o carro e perseguiu o motociclista, embora não tenha tido motivação premeditada. O teste de bafômetro de Sauceda deu negativo.

Em seu depoimento, Sauceda disse que o motociclista teria colidido lateralmente com o seu carro, quebrado o seu retrovisor, e fugido em seguida.

Laudo produzido pelo Instituto de Criminalística, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica concluiu que o Porsche amarelo que estava sendo conduzido pelo empresário estava a uma velocidade de 102,375 km/h no momento da colisão. O limite de velocidade na Avenida Interlagos é de 50 km/h.

A vítima Pedro Kaique Ventura Figueiredo chegou a ser socorrida, mas não resistiu ao ferimentos. Figueiredo trabalhava como entregador, deixou um filho de três anos e a esposa com quem havia acabo de se casar.

Em outra categoria

Dua Lipa esteve em Buenos Aires nesse domingo, 9. Ela foi flagrada no estádio La Bombonera, em um jogo entre o Boca Juniors e o River Plate. Sua passagem pelo país será curta, já que a cantora fará dois shows no Chile, entre 11 e 12 de novembro, antes de chegar ao Brasil. Por aqui, ela se apresenta no próximo sábado, 15, em São Paulo, seguida por outro show no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro.

Alguns fãs de Dua Lipa aproveitaram a oportunidade para pedir por autógrafos e conversar com a cantora, em momento que foi filmado e publicado nas redes sociais. Em outro vídeo, Dua Lipa aparece acenando para os fãs e sorrindo, durante o jogo.

O motivo da visita da cantora na Argentina foram seus dois shows no Estádio Monumental entre 7 e 8 de novembro, que também foram registrados nas redes sociais.

Dua Lipa no Brasil em 2025

Dua Lipa, que já se apresentou no Rock in Rio e em São Paulo em 2022, trará ao Brasil a turnê Radical Optimism. A artista se apresentará em São Paulo, no dia 15 de novembro, no MorumBIS, além do Rio, na Área Externa da Farmasi Arena, no dia 22.

Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, o Príncipe William teve uma conversa com Luciano Huck. O encontro foi ao ar neste domingo, 9, no Domingão com Huck.

No encontro, Luciano presenteou o herdeiro do trono britânico com um porta-retrato com uma foto rara da Princesa Diana, mãe de William. A fotografia foi tirada em 1991, quando Lady Di visitou o Brasil e passou pela Fundação Casa, onde conversou com menores reclusos. "Que coisa linda", reagiu William. Na ocasião, Diana deu colo a uma menina com Aids e a fotografia correu o mundo.

O príncipe falou da emoção de visitar o Brasil pela primeira vez. "Quando cheguei aqui, vi as belezas da cidade e fiquei encantado. Estar no Pão de Açúcar foi um sonho realizado", disse.

William esteve no Brasil para participar da cerimônia do Prêmio Earthshot, uma premiação internacional criada por ele para reconhecer soluções inovadoras para desafios ambientais. Além da visita ao Rio de Janeiro, William esteve em Belém onde participou da Cúpula de Líderes que antecedeu a COP30.

A rede social TikTok e o cantor Gilberto Gil anunciaram nesta segunda, 10, uma parceria em iniciativa de conscientização "sobre o reflorestamento e o impacto positivo de uma alimentação saudável no clima". A promessa é de que a cada vídeo postado para a campanha Refloresta Com Gil, seja plantada uma árvore.

Para participar, os usuários do TikTok devem publicar, até o dia 21 de novembro, vídeos na plataforma usando de fundo o áudio específico da iniciativa, com a voz de Gilberto e a base instrumental da música Refloresta, acompanhado pelas hashtags #COP30 #ReflorestacomGil #IngredientePrincipal #JuntosPeloClima e #climateaction. Também há um modelo de CapCut criado para a campanha.

Em Belém, no Pará - mesma cidade que atualmente acolhe a COP-30 - será promovida uma roda de conversa entre Gilberto Gil e influenciadores do Brasil e do exterior a respeito de arte, sustentabilidade e redes sociais. Segundo o TikTok, serão plantadas até 1 milhão de árvores "em diferentes biomas".

Refloresta Com Gil

Confira abaixo a mensagem lida por Gilberto Gil em campanha com o TikTok:

"Manter de pé o que resta não basta. É hora de replantar, de cuidar, de respeitar, de ressoar o cuidado com a Terra em todos os aspectos de nossa vida. Da forma como trabalhamos ao ingrediente principal que escolhemos levar à mesa.

Porque reflorestar é semear futuro para se alimentar bem. Está tudo conectado com a saúde do nosso planeta. Comece hoje o movimento em busca de uma Terra mais sã.

A cada vídeo postado com esse áudio, uma árvore será plantada para ajudar a reflorestar o planeta. Pelo clima, por você, por mim, pelos nossos e pelos outros: é hora de ser Refloresta."