Prefeito de Florianópolis defende uso de tríplice viral contra covid

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), afirmou em suas redes sociais na terça-feira, 9, que cogita usar a vacina tríplice viral como estratégia para combater a covid-19 nas próximas semanas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o imunizante contra o sarampo, caxumba e rubéola diminuiu em 54% as chances de infecção pelo novo coronavírus em 430 voluntários.

Os pesquisadores demonstram entusiasmo com os primeiros resultados, mas pedem cautela. Edison Natal Fedrizzi, coordenador do estudo, explica que os resultados são semelhantes aos obtidos com outros imunizantes, e que não se trata de tratamento precoce. "Estão de acordo com a literatura, algumas outras vacinas têm essa característica", afirma. "A tríplice seria uma medicação com indicação de melhorar nossa imunidade, a ponto de que, teoricamente, ela diminuiria a concentração de carga viral".

A tríplice viral - como é conhecida a vacina MMR -, usa microorganismos vivos e atenuados. Segundo os pesquisadores, estudos têm demonstrado que o imunizante apresenta resposta a vários outros agentes, a chamada imunidade heteróloga. Nos testes em Florianópolis, os voluntários tomaram uma nova carga da vacina, independente de terem sido imunizados com as duas doses na infância, como é o indicado.

A previsão é concluir o estudo ainda em março, após traduzir e submeter para revisão independente da comunidade científica. "Para um programa estadual ou nacional, são necessários critérios. Neste momento, estamos trabalhando no artigo, fazendo avaliação de resultados, para quando tivermos esses dados publicados que eles possam embasar o uso da vacina", explicou Fedrizzi.

"Em hipótese alguma, a vacina tríplice viral irá substituir a vacina específica. No entanto, seria muito útil se fosse possível vacinar os grupos não prioritários", afirma o médico.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Florianópolis para esclarecer quando e como o município pretende aplicar a tríplice viral, mas não obteve respostas. Aos internautas, o prefeito afirma que a prioridade seriam os mais novos: "A ideia seria utilizar em grupos não prioritários, maiores de 18 anos, que vão demorar um pouco mais para receber a vacina da covid. Esse grupo também é o que mais contagia. Com menor carga viral, menor potencial de contágio e menos internação (sic)".

A UFSC e a secretaria municipal de saúde emitiram nota alertando para que as pessoas não procurem postos de saúde ou clínicas privadas. Na nota, os órgãos avisam que qualquer movimento para uso da vacina da tríplice viral como estratégia de combate à covid-19 será alvo de "campanhas oficiais dos órgãos sanitários no sentido de orientar devidamente a população sobre grupos, datas e locais de acesso".

O estudo é realizado por uma equipe de 20 profissionais, entre médicos e enfermeiros, do Centro de Pesquisas do Hospital Universitário da Federal de Santa Catarina, sob a coordenação do médico ginecologista Edison Natal Fedrizzi.

Santa Catarina é o 17º Estado no comparativo do porcentual de vacinados contra a covid-19 no Brasil e enfrenta o pior momento da pandemia, com colapso no sistema de saúde, sem vagas de leitos em UTIs. A média nas últimas duas semanas foi de 71 óbitos diários, 997 sepultamentos desde 25 de fevereiro.

Em outra categoria

A abertura do carnaval de Salvador, que ocorreu nesta quinta-feira, 27, contou com o show de Carlinhos Brown, que trouxe Claudia Leitte ao palco. Entretanto, a reação do público com a entrada cantora não foi muito positiva.

Já Preta Gil, que também esteve no evento por meio do camarote, foi ovacionada e recebeu homenagens de Ludmilla e outros artistas, também nesta quinta.

A reação negativa de parte dos foliões não durou muito. Claudia Leitte registrou, em suas redes sociais, fãs cantando a letra de uma de suas músicas, animados.

O bloco de carnaval da cantora Ludmilla, Fervo da Lud, destacou a presença de Preta Gil. Ludmilla homenageou a cantora: "Minha amiga Preta Gil é uma das pessoas que eu mais amo nesse mundo. Eu quero homenagear o Fervo da Lud para você".

Ela também desejou melhoras para a filha de Gilberto Gil, que atualmente realiza tratamento para um câncer que trata desde 2023. Em suas redes sociais, Preta registrou mais homenagens de presentes no evento, além da alegria do público.

A dinâmica dos próximos dias do BBB 25 terá uma novidade. Desta vez, o anjo terá poderes em dobro e, além de imunizar uma pessoa, também indicará um colega para o próximo Paredão. A Prova do Anjo ocorre no sábado, 1º.

Nesta quinta, 27, os participantes disputaram uma nova Prova do Líder. A atriz Vitória Strada, que acabou de voltar de um Paredão contra Diogo Almeida e Vilma, foi a grande vencedora.

A formação da berlinda no domingo, 2, será feita com voto aberto. Dois participantes serão emparedados pela casa.

Veja como será a dinâmica do 'BBB 25':

- 28/2 (sexta): Poder Curinga ("Poder Pirata"). Vitória escolhe cinco pessoas para o Na Mira do Líder.

- 1º/3 (sábado): Prova do Anjo.

- 2/3 (domingo): Formação do paredão.

- 4/3 (terça): Eliminação.

Vitória Strada foi a vencedora da Prova do Líder no BBB 25 na noite desta quinta-feira, 20. João Gabriel teve uma diferença de apenas 2 mil pontos da sister e quase assumiu a liderança do programa pela segunda vez.

Vinícius apertou o "botão misterioso" no gramado da casa nesta quarta, 26, e pôde escolher um dos participantes para vetar. Ele indicou Maike. Logo em seguida, o brother cumpriu o desafio do Quarto Misterioso e, além de ir para o VIP e receber imunidade, vetou também Vilma.

Além de Vinícius, que já estava no VIP, Vitória escolheu Thamiris e Diego Hypolito para o grupo.

O desafio envolveu habilidade. Na dinâmica, os jogadores tiveram de caminhar em uma esteira e apertar botões que correspondessem a imagens exibidas em celulares posicionados à frente. Venceu a prova quem juntou mais pontos.

A dinâmica dessa semana será diferente: desta vez, o anjo vai ter poderes em dobro. Além de imunizar uma pessoa, o vencedor terá de indicar outra ao paredão. A próxima eliminação ocorre na terça-feira, dia 4.