Metrô adia licitação da Linha 19-Celeste; veja novas datas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Metrô de São Paulo adiou a licitação para as obras de construção da Linha 19-Celeste do sistema metropolitano de transporte urbano. Conforme publicação no Diário Oficial desta segunda-feira, 23, a licitação será por lotes e a publicação dos editais dos três lotes vai acontecer entre os dias 22 e 24 de julho. Inicialmente, a licitação estava prevista para o dia 6 de junho, depois foi postergada para o final deste mês.

O Metrô informou que a abertura da licitação foi adiada para atender a pedidos das empresas interessadas em participar da concorrência, possibilitando um prazo maior para a elaboração das propostas.

As publicações dos editais dos Lotes 1, 2 e 3 estão previstas para os dias 22, 23 e 24 de julho, respectivamente.

A previsão é de que as obras comecem em 2026 com prazo de 75 meses para conclusão, ou seja, a entrega da linha completa deve acontecer apenas em 2032.

Com 17,6 km, a Linha 19-Celeste vai ligar a região do Anhangabaú, no centro de São Paulo, até o Bosque Maia, na cidade de Guarulhos, passando pela zona norte da capital. A previsão é de 15 estações.

A obra será dividida em três lotes que serão licitados separadamente.

São eles:

Lote 01 - do centro de São Paulo até a estação Vila Maria.

Lote 02- da estação Vila Maria até a estação Jardim Julieta.

Lote 03 - da estação Jardim Julieta até o VS 18 (Bosque Maia, em Guarulhos).

Os lotes serão trabalhados simultaneamente para acelerar a construção. O prazo de conclusão será de 75 meses (6 anos e 2 meses) após a assinatura dos contratos.

A Linha 19-Celeste será integrada às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. O ponto de partida será junto ao Terminal Bandeira, de ônibus urbanos, na Praça da Bandeira, entre as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. No total, serão 15 estações, sendo 10 em São Paulo e 5 em Guarulhos.

As estações em Guarulhos serão: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica. Em São Paulo, as estações serão: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.

Na estação Cerealista, no bairro do Pari, próximo da Feirinha da Madrugada, pode haver integração com a Linha 11-Coral da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM).

As desapropriações para a implantação da linha já vêm sendo realizadas. As áreas foram declaradas de utilidade pública pelo governo estadual e os processos, amigáveis ou judiciais, são conduzidos pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Além da construção de 15 estações, serão edificados 18 poços de saída de emergência e ventilação e readequadas as estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), que serão conectadas à futura linha.

A expectativa é de que a nova linha transporte 630 mil pessoas por dia - o tempo de percurso será reduzido em pelo menos uma hora. O investimento previsto é de R$ 19,5 bilhões.

Em outra categoria

A influenciadora fitness Gracyanne Barbosa e o ator João Vicente de Castro negaram que estariam vivendo um suposto romance. O rumor ganhou as redes sociais nesta quinta-feira, 16, e João chamou os boatos de "uma das coisas mais loucas que já ouviu". Ele também chegou a gravar um vídeo bem-humorado com Gregório Duvivier e Fábio Porchat sobre o assunto.

Na publicação, feita nos stories do Instagram, Gregório brinca sobre tentar descobrir se João estaria se envolvendo com Gracyanne ou não. Ele, então, encontra Fábio Porchat "na cama" com o ator. O story chegou a ser republicado pela influenciadora, que reagiu com emojis de riso e escreveu: "Eu sabia".

A informação foi noticiada nesta quinta pelo programa Fofocalizando, do SBT, que afirmou que Gracyanne teria confirmado o romance. Em entrevista à Quem, a influenciadora negou ter falado com a atração e disse desconfiar de que algum criminoso possa ter se passado por ela, já que Gracyanne teve o celular roubado na madrugada.

À revista, a influenciadora afirmou que conhece o ator "de vista". Já João disse que viu Gracyanne apenas duas vezes. A musa fitness fazia parte do elenco da Dança dos Famosos, mas teve de deixar o quadro após sofrer uma grave lesão no joelho. Já João faz parte do elenco de Vale Tudo.

Cercada de expectativas, a quinta e última temporada de Stranger Things tem estreia marcada para 26 de novembro na Netflix. E, enquanto os fãs não escondem a animação para devorar os episódios finais, o elenco da série tem outra preocupação: a reação do público. Finn Wolfhard, que vive Mike, disse em entrevista que o caso recente de Game of Thrones, cujo último ano despertou a ira dos espectadores, lhe causou grande nervosismo durante as filmagens dos capítulos inéditos.

"Acho que todos estávamos bem preocupados, honestamente", disse o ator à Time. "A forma como Game of Thrones foi destruída na última temporada nos fez entrar [no set] pensando 'vamos torcer para que esse tipo de coisa não aconteça [com a gente]'."

Ainda que o nervosismo tenha pairado sobre as cabeças de Wolfhard e seus colegas, ele acredita que o final de Stranger Things receberá uma reação bem diferente. "Lemos o roteiro e soubemos que seria algo especial."

Atualmente com 22 anos, Wolfhard começou a filmar a série no início da adolescência e ainda se lembra dos momentos de ansiedade que a juventude lhe trouxe nos bastidores. "Como um ator mirim, você tenta facilitar as coisas para as pessoas. Você não se impõe, não sabe como pedir um intervalo. Foi incrível e subconscientemente aterrorizante ter 13 anos e de repente todo mundo saber quem você é."

As pressões do trabalho foram especialmente difíceis nas gravações da quarta temporada de Stranger Things, quando Hollywood ainda estava trabalhando sob protocolos restritos da COVID-19, e Wolfhard passava por "problemas comuns de um primeiro relacionamento". "No meio de uma cena, comecei a hiperventilar. Me senti num aquário, porque muitos dos figurantes eram fãs e isso culminou num tipo de ataque de pânico", lembrou o ator.

Felizmente, Wolfhard pôde contar com o apoio de Caleb McLaughlin e Gaten Matarazzo, amigos e colegas de cena que também atuam ao seu lado desde o começo da série. Segundo ele, a dupla o procurou para dizer que eles também estavam sentindo a pressão trazida pelo sucesso da produção.

A quinta e última temporada de Stranger Things será dividida em três partes, que serão lançadas entre 26 de novembro e 31 de dezembro, sempre às 22h.

Nesta quinta-feira, 16, Fernanda Montenegro completou 96 anos. Para celebrar a data, a atriz se reuniu com os filhos, Fernanda Torres e Claudio Torres, e com os netos, e compartilhou o momento nas redes sociais.

No vídeo publicado, ela aparece à mesa de um local que parece ser um restaurante, conversando e cercada pela família, ao som de Oração ao Tempo, de Caetano Veloso.

"Alegria é estar com meus filhos e netos comemorando", escreveu na legenda. Nos comentários, Fernanda recebeu uma série de mensagens de carinho e felicitações de fãs e admiradores.

Quem são os filhos e netos de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro é avó de Davi, filho de Claudio Torres com a atriz Maria Luisa Mendonça, e de Joaquim e Antônio, filhos de Fernanda Torres e Andrucha Waddington.

A família é conhecida por seguir o ramo artístico, já que o falecido marido de Fernanda Montenegro, Fernando Torres (1927-2008), também era ator, diretor e dublador. Seus dois filhos, Fernanda Torres e Claudio Torres, também seguiram no ramo do audiovisual.

O genro, Andrucha Waddington, também é cineasta, bem como o irmão, Ricardo Waddington, que é diretor de televisão.