Adolescente que matou pais e irmão se inspirou em jogo de terror da internet, diz polícia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O adolescente de 14 anos que matou os pais e o irmão de 3 anos se inspirou em um jogo de terror para praticar os crimes, segundo a polícia. O game retrata um casal de irmãos em uma relação incestuosa que assassina os pais, tem personagens que foram citados pelo rapaz e por sua namorada, de 15 anos, como se fossem os pais dele.

Além do incesto, o jogo mostra assassinatos e cenas de canibalismo. Ambos os jovens foram apreendidos. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos adolescentes.

Os assassinatos ocorreram no sábado, 21, em Itaperuna, no Rio de Janeiro. O adolescente esperou a família dormir. Atirou nos pais e na criança, usando um revólver do pai. Depois, escondeu os cadáveres em uma cisterna.

O delegado Carlos Augusto Guimarães, da 143.a Delegacia de Itaperuna, que investiga o caso, diz que os adolescentes se referiam às vítimas usando nomes de personagens do game. "Eles não jogavam esse jogo, mas eram fãs e tinham acesso pelos canais da internet. É um jogo com conteúdos muito violentos", diz.

Conforme o delegado, algumas postagens dos adolescentes em seus perfis já faziam referências a conteúdos violentos do jogo. "Analisamos os perfis onde dá para perceber essa exposição de conteúdos violentos, inclusive o conhecimento de um filme que fala de assassinatos e mortes."

As conversas também revelam que o distanciamento entre eles, imposto pelos pais, incomodava o casal e esta foi uma das motivações para os homicídios. A outra, segundo o delegado, foi a ganância do adolescente, que pretendia ficar com o dinheiro da venda de um carro e de um imóvel da família.

A investigação apontou que a garota teve participação ativa. Segundo o delegado, ela sugeriu que o adolescente mostrasse que "era homem" e fizesse algo para vê-la pessoalmente, o que foi interpretado pela polícia como chantagem emocional.

Os dois se conheceram há seis anos - quando tinham cerca de 8 anos - por meio de jogos online e, com o tempo, passaram a namorar virtualmente. O relacionamento ficou mais intenso há cerca de um ano. A garota mora em Água Boa, no Mato Grosso, a 1,8 mil quilômetros de Itaperuna.

Segundo o delegado, os pais proibiam o contato entre eles. "Houve um ultimato acerca do término do relacionamento, caso não se encontrassem pessoalmente, dado pela adolescente", disse. Isso teria levado o rapaz a tentar conseguir dinheiro a qualquer custo", diz o delegado.

A investigação revelou que a jovem acompanhou a execução do casal e da criança pela internet. Após o adolescente ter atirado no pai, ela incentivou-o a matar a mãe. O casal chegou a fazer contagem regressiva antes de ele fazer o disparo.

Depois dos assassinatos, os dois passaram a discutir o que iam fazer com os corpos e chegaram a fazer brincadeiras sobre a situação. Conforme o delegado, eles falaram em picar os cadáveres, queimar os corpos ou dar para os porcos. A ideia de jogar na cisterna foi do rapaz.

Ainda segundo a investigação, os dois continuaram conversando depois dos crimes. Em uma das mensagens a jovem diz: "Nunca pensei que alguém faria isso por mim." O adolescente sugeriu que a garota também matasse a mãe e até cogitou viajar a Água Boa com o revólver do pai para isso.

Conforme o delegado de Itaperuna, o caso está esclarecido. "A investigação aqui já se encerrou. Temos a autoria, o casal de adolescentes, as perícias e a materialidade dos crimes (como são dois menores de idade, são atos infracionais). Ele vai responder por ter planejado e executado e ela, por ter participado do planejamento e execução de forma virtual. Vão responder pelos homicídios e ocultação de cadáver", diz.

O adolescente está internado desde o dia 19 no Centro de Socioeducação de São Fidélis, no Rio. A garota foi apreendida em Mato Grosso na noite da segunda-feira, 30, e está à disposição da justiça.

Em outra categoria

Dua Lipa esteve em Buenos Aires nesse domingo, 9. Ela foi flagrada no estádio La Bombonera, em um jogo entre o Boca Juniors e o River Plate. Sua passagem pelo país será curta, já que a cantora fará dois shows no Chile, entre 11 e 12 de novembro, antes de chegar ao Brasil. Por aqui, ela se apresenta no próximo sábado, 15, em São Paulo, seguida por outro show no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro.

Alguns fãs de Dua Lipa aproveitaram a oportunidade para pedir por autógrafos e conversar com a cantora, em momento que foi filmado e publicado nas redes sociais. Em outro vídeo, Dua Lipa aparece acenando para os fãs e sorrindo, durante o jogo.

O motivo da visita da cantora na Argentina foram seus dois shows no Estádio Monumental entre 7 e 8 de novembro, que também foram registrados nas redes sociais.

Dua Lipa no Brasil em 2025

Dua Lipa, que já se apresentou no Rock in Rio e em São Paulo em 2022, trará ao Brasil a turnê Radical Optimism. A artista se apresentará em São Paulo, no dia 15 de novembro, no MorumBIS, além do Rio, na Área Externa da Farmasi Arena, no dia 22.

Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, o Príncipe William teve uma conversa com Luciano Huck. O encontro foi ao ar neste domingo, 9, no Domingão com Huck.

No encontro, Luciano presenteou o herdeiro do trono britânico com um porta-retrato com uma foto rara da Princesa Diana, mãe de William. A fotografia foi tirada em 1991, quando Lady Di visitou o Brasil e passou pela Fundação Casa, onde conversou com menores reclusos. "Que coisa linda", reagiu William. Na ocasião, Diana deu colo a uma menina com Aids e a fotografia correu o mundo.

O príncipe falou da emoção de visitar o Brasil pela primeira vez. "Quando cheguei aqui, vi as belezas da cidade e fiquei encantado. Estar no Pão de Açúcar foi um sonho realizado", disse.

William esteve no Brasil para participar da cerimônia do Prêmio Earthshot, uma premiação internacional criada por ele para reconhecer soluções inovadoras para desafios ambientais. Além da visita ao Rio de Janeiro, William esteve em Belém onde participou da Cúpula de Líderes que antecedeu a COP30.

A rede social TikTok e o cantor Gilberto Gil anunciaram nesta segunda, 10, uma parceria em iniciativa de conscientização "sobre o reflorestamento e o impacto positivo de uma alimentação saudável no clima". A promessa é de que a cada vídeo postado para a campanha Refloresta Com Gil, seja plantada uma árvore.

Para participar, os usuários do TikTok devem publicar, até o dia 21 de novembro, vídeos na plataforma usando de fundo o áudio específico da iniciativa, com a voz de Gilberto e a base instrumental da música Refloresta, acompanhado pelas hashtags #COP30 #ReflorestacomGil #IngredientePrincipal #JuntosPeloClima e #climateaction. Também há um modelo de CapCut criado para a campanha.

Em Belém, no Pará - mesma cidade que atualmente acolhe a COP-30 - será promovida uma roda de conversa entre Gilberto Gil e influenciadores do Brasil e do exterior a respeito de arte, sustentabilidade e redes sociais. Segundo o TikTok, serão plantadas até 1 milhão de árvores "em diferentes biomas".

Refloresta Com Gil

Confira abaixo a mensagem lida por Gilberto Gil em campanha com o TikTok:

"Manter de pé o que resta não basta. É hora de replantar, de cuidar, de respeitar, de ressoar o cuidado com a Terra em todos os aspectos de nossa vida. Da forma como trabalhamos ao ingrediente principal que escolhemos levar à mesa.

Porque reflorestar é semear futuro para se alimentar bem. Está tudo conectado com a saúde do nosso planeta. Comece hoje o movimento em busca de uma Terra mais sã.

A cada vídeo postado com esse áudio, uma árvore será plantada para ajudar a reflorestar o planeta. Pelo clima, por você, por mim, pelos nossos e pelos outros: é hora de ser Refloresta."