Volume de serviços prestados sobe 0,1% em maio ante abril, afirma IBGE

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O volume de serviços prestados subiu 0,1% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta sexta-feira, 11 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado de maio ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,2%. O intervalo de projeções ia desde uma queda de 0,2% a alta de 0,9%.

Na comparação com maio do ano anterior, houve alta de 3,6% em maio de 2025, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões eram de uma elevação de 1,6% a 4,1%, com mediana positiva de 3,3%.

A taxa acumulada no ano - que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior - foi de elevação de 2,5%. A taxa acumulada em 12 meses registrou alta de 3,0%.

A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 0,2% em maio ante abril. Na comparação com maio do ano anterior, houve avanço de 9,0% na receita nominal.

Em outra categoria

A Netflix revelou na quinta-feira, 17, o elenco de Brasil 70 - A Saga do Tri, minissérie da O2 Filmes que revive a campanha histórica da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, no México, para conquistar o tricampeonato mundial de futebol. As filmagens já começaram e acontecem em cidades do Brasil e do México.

A produção, dirigida por Pedro e Paulo Morelli, terá no elenco nomes como Rodrigo Santoro, no papel do técnico João Saldanha; Bruno Mazzeo, que vai interpretar o técnico Zagallo; e Lucas Agrícola, que ficou com o papel de Pelé.

Completam a seleção brasileira os atores Gui Ferraz (Jairzinho), Ravel Andrade (Tostão), Caio Cabral (Carlos Alberto), Daniel Blanco (Rivellino), Fillipe Soutto (Gérson), Hugo Haddad (Félix) e Maicon Rodrigues (Paulo Cézar Caju). José Beltrão interpretará o preparador físico Carlos Alberto Parreira e Val Perré será Mário Américo, famoso massagista da seleção.

A produção contará ainda com nomes como Marcelo Adnet (como Eusébio Teixeira), Bruna Mascarenhas (Rosemeri), Lara Tremouroux (Rosa), Felipe Frazão (Leo) e Victor Salomão (Dadá Maravilha).

Genialidade

Ainda sem data de estreia, a trama se passa em um dos momentos mais marcantes da história política brasileira, em meio à fase mais dura do regime militar, enquanto a equipe demonstra sua genialidade em campo sob a enorme pressão de representar um país inteiro.

A seleção que conquistou o tricampeonato mundial na Copa do Mundo de 1970, no México, é considerada por muitos como uma das melhores seleções da história do futebol. O time entrou para a história não apenas pelos títulos, mas também pela qualidade de seu futebol ofensivo e bonito, que encantou o mundo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Walter Salles será homenageado no Academy Museum Gala, evento organizado pela Academia do Oscar, nodia 18 de outubro. A festa celebra grandes nomes da indústria do cinema e arrecada fundos para o museu.

Além do cineasta vencedor do prêmio por Ainda Estou Aqui, serão homenageados a atriz Penélope Cruz, o cantor Bruce Springsteen e o comediante Bowen Yang. "É uma honra homenagear esses contadores de histórias cuja influência comprovadamente ressoa no cinema e além", disse Amy Homma, diretora e presidente do Museu da Academia.

O cineasta brasileiro receberá o Prêmio Luminary, que é concedido a um artista cujas contribuições expandiram as possibilidades criativas da produção cinematográfica.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Andy Byron renunciou ao cargo de CEO da Astronomer, anunciou a empresa de tecnologia na tarde deste sábado, 19. O nome do executivo tomou conta das redes sociais após ele ser flagrado abraçado com a chefe do departamento de recursos humanos da empresa em um show do Coldplay na última quarta-feira, 16.

Em um comunicado nas redes sociais, a Astronomer disse que a renúncia de Byron foi acatada pelo Conselho de Administração e que agora a diretoria procura um novo executivo-chefe. Neste meio tempo, Pete DeJoy, diretor de produtos e cofundador, será CEO interino. Leia o comunicado na íntegra abaixo.

Na sexta-feira, 18, a empresa havia anunciado que Byron e Kristin Cabot, a diretora de RH que estava com ele no show, foram suspensos e que o suposto caso entre os dois seria investigado formalmente. A companhia ainda negou que uma terceira funcionária tivesse aparecido nas imagens.

Entenda o caso

Tudo começou na noite de quarta-feira, 16, quando Andy Bryon e Kristin Cabot foram ao show da banda Coldplay em Boston, nos Estados Unidos, mas acabaram sendo flagrados em meio a um abraço romântico.

Para desespero do casal, as imagens foram expostas ao público presente no show durante um segmento de "câmera do beijo". O problema? Byron é casado - e não é com Kristin.

Ao perceberem que estavam sendo filmados, o CEO se abaixou e saiu da visão da câmera e a mulher tampou a sua face com as mãos e virou de costas. A cena chamou a atenção dos presentes.

O momento viralizou após ser compartilhado nas redes sociais - o vídeo já ultrapassou as 99 milhões de visualizações - e chegou a ser comentado pelo próprio vocalista do grupo britânico durante o show. "Ou eles estão tendo um caso ou são muito tímidos", brincou Chris Martin.

Leia o comunicado da Astronomer

"Conforme declarado anteriormente, a Astronomer está comprometida com os valores e a cultura que nos guiaram desde a nossa fundação. Espera-se que nossos líderes estabeleçam o padrão de conduta e responsabilidade e, recentemente, esse padrão não foi cumprido.

Andy Byron apresentou sua renúncia e o Conselho de Administração aceitou. A diretoria iniciará uma busca pelo próximo executivo-chefe, enquanto o cofundador e diretor de produtos Pete DeJoy continuará atuando como CEO interino.

Antes desta semana, éramos conhecidos como pioneiros no espaço de DataOps, ajudando as equipes de dados a potencializar tudo, desde análises modernas até IA de produção.

Embora o reconhecimento de nossa empresa possa ter mudado da noite para o dia, nosso produto e nosso trabalho para nossos clientes não mudaram.

Continuamos a fazer o que fazemos de melhor: ajudar nossos clientes com seus problemas mais difíceis de dados e IA."