Aéreas vão ampliar em 23,3% a oferta de assentos domésticos para Belém durante COP30, diz Abear

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As companhias aéreas brasileiras vão ampliar em 23,3% a oferta de assentos domésticos para o aeroporto de Belém em novembro de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O aumento visa atender a demanda da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense.

Já a oferta de voos domésticos programados para Belém vai crescer aproximadamente 19% durante o mês de novembro. No mercado internacional, as empresas associadas à Abear elevaram o número de voos de 22 para 31, e o total de assentos de 3.888 para 5.610, uma alta de 44% em relação a 2024.

"Nós teremos mais de 40 mil novos assentos disponíveis a partir das companhias aéreas que compõem a Abear", destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Além de anunciar novos destinos a partir de Belém, as companhias incrementaram as rotas domésticas regulares com voos adicionais, ampliando as frequências semanais para a capital do Pará. A oferta de voos de Belém para outras cidades da região Norte também cresceu para garantir a conectividade aérea durante o evento.

"A expansão da oferta para Belém mostra o compromisso das empresas aéreas com a agenda da transição energética e o reconhecimento do papel estratégico do Brasil no debate global sobre clima e sustentabilidade", afirma o presidente da Abear, Juliano Noman.

Em outra categoria

Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos de idade. A cantora, que passava pelo tratamento contra um câncer, recebeu diversas homenagens e lamentos por parte de artistas, amigos e familiares.

Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício (Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem ao Chile), publicou uma nota no X: "Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos."

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) também se manifestou: "A partida precoce de Preta Gil entristece o País. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico. Meus sentimentos a todos da família Gil".

A cantora Duda Beat relembrou um momento em que cantaram juntas: "Preta Gil é um exemplo de generosidade, coragem e amor pela vida. Impossível não ser contagiada pela energia que essa potência de mulheres emana. Obrigada, minha amiga, por todos os seus ensinamentos. Isso é pra sempre. Você é pra sempre! Te amo."

O Flamengo, clube para o qual torcia no Rio de Janeiro, lamentou a perda: "Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs"

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do governo federal, escreveu: "Preta Gil sempre foi e sempre será potência. Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos".

Em postagem feita pela Mynd, agência da qual já foi sócia, celebridades se pronunciaram nos comentários. "Até agora sem acreditar. Meus sentimentos", escreveu o cantor Latino. O humorista Yuri Marçal valorizou: "Que história linda ela construiu! Inesquecível! Mudou nossas vidas!". "Te amo eternamente, Preta", comentou Daniela Mercury. "Pretinha eterna", disse Cleo Pires.

Game dos 100, novo game show da Record, fez sua estreia neste domingo, 20, e já trouxe os primeiros 10 eliminados da disputa. O programa conta ao todo com 100 participantes, misturando famosos e "anônimos", e é apresentado por Felipe Andreoli, Rafa Brites e Márcia Fu.

Feito com base no formato do britânico 99 To Beat, a ideia é envolver os competidores em diversos desafios e, ao fim de cada um, o último colocado é eliminado. No programa deste domingo, 10 pessoas já deixaram a competição.

Entre os participantes famosos que já eram conhecidos do público estão a ex-modelo Ângela Bismarchi, Blade (ex-Legendários), Edílson Oliveira ("Chiquinho" da Eliana), Fernanda Lacerda ("Mendigata" do Pânico) e Ovelha (cantor).

Eliminados deste domingo

Confira abaixo os eliminados do Game dos 100 no episódio de 20 de julho de 2025. Ao lado, o nome da prova que cada um perdeu.

- Lorena Alexandre - Bolas com colares havaianos

- Rita de Cassia - Passando a chama

- Marcus Cowboy - Argola na vareta

- Vanessa Mesquita - Secando o gelo

- Atilio Silva - Duelo do bambolê

- Marcus Vinícius - Cobrança de pênalti

- Bia Souza - Desenrolando a fita

- Vovó Janete - Tênis no fio

- Ana Lucia - Três copos, três bolinhas

- Jorge Samurai - Procurando pódio

Preta Gil morreu neste domingo, 20, em decorrência de um câncer contra o qual passava por tratamento desde quando foi diagnosticada, em 2023. A última vez em que cantou diante do público foi ao lado do pai, Gilberto Gil, no Allianz Parque, em São Paulo, há cerca de três meses.

A cantora precisou se afastar dos palcos por conta da doença, retornando para algumas poucas apresentações em 2024, a última no início de agosto. Em 30 de março de 2025, participou do Domingão Com Huck, quando cantou algumas músicas, incluindo um cover de Brasil, tema da novela Vale Tudo.

Foi no mês seguinte, em 27 de abril, que Preta Gil faria sua despedida do público. Ao lado do pai, Gilberto, cantou a música Drão, feita em homenagem à sua mãe, Sandra Gadelha.