Vídeo mostra momento em que PM executa homem rendido durante operação em Paraisópolis

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Imagens registradas pelas câmeras corporais de PMs mostram o momento em Igor Oliveira, de 24 anos, é executado pelos policiais durante uma ação no dia 10 em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. O rapaz estava dentro de um quarto, perto da cama, de mãos para cima - ou seja, já rendido. As imagens foram divulgadas inicialmente pela TV Globo. O Estadão também teve acesso.

Logo após efetuarem os disparos, um dos policia grita: "As cops, as cops" - sigla das câmeras operacionais portáteis, usadas nas fardas. Conforme previsto em acordo firmado entre o governo paulista, Defensoria Pública e o Ministério Público, o uso do equipamento é obrigatório em todas as operações.

Na ocasião, os equipamentos não tinham sido ligados diretamente pelos policiais presos, mas por outros agentes do batalhão. As novas câmeras permitem que o acionamento seja feito de forma remota.

Os cabos Renato Torquato da Cruz e Robson Noguchi de Lima, ambos do 16.º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), foram presos em flagrante. A prisão deles foi convertida em preventiva após audiência de custódia no sábado, 12.

"Dois policiais efetuaram os disparos. Não havia nada que justificasse nesse momento o disparo por parte da força policial", afirmou o coronel Emerson Massera, porta-voz da PM, em coletiva de imprensa na semana passada.

A vítima não tinha antecedentes como adulto, mas registro de ato infracional por roubo e tráfico.

Em nota enviada à reportagem na sexta, os advogados Wanderley Alves e William Cássio, à frente da defesa de Cruz, afirmam que "não se deve fazer prejulgamentos", uma vez que, continuam, "a análise da COP (câmera corporal) não corresponde ao campo de percepção do policial militar". Já a defesa de Lima afirmou que, como não teve acesso total às imagens, ainda não irá se manifestar.

Na visão do porta-voz da PM, o erro não pode ser atribuído à falta de treinamento ou ao despreparo - os dois agentes eram considerados experientes. Os PMs têm histórico de envolvimento em ocorrências com confrontos. "Eles sabiam que estavam cometendo erros e optaram por isso. A falta de treinamento não pode ser justificativa".

Ao todo, quatro policiais participaram da operação -os outros dois também foram indiciados, mas não presos.

"Reconhecemos nossos erros, lamentamos, mas não podemos retroceder no trabalho de resgatar a cidadania de quem mora em Paraisópolis", disse o coronel.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comentou sobre o caso após ser questionado por jornalistas durante agenda na manhã de sábado.

"A gente vai combater o crime de forma incessante. Vamos tentar devolver a paz ao cidadão de São Paulo, estamos investindo nisso, em inteligência e efetivo. Obviamente, estamos sempre fazendo a análise das nossas ações. Não vamos tolerar desvios", disse Freitas.

Protestos ocorreram após morte de jovem

Após a morte de Oliveira, houve protestos generalizados na região. A PM afirma que os protestos foram feitos por criminosos, mas reconhece que surgiram após os disparos contra o jovem.

Barricadas com objetos queimados fecharam ruas de acesso à comunidade e o trânsito foi interrompido em parte das avenidas Avenida Giovanni Gronchi e Hebe Camargo, no Morumbi.

Ao Estadão, moradores relataram que o policiamento foi reforçado após a noite de confrontos. Segundo relato de moradores à reportagem, a situação segue tensa. "Às 5h da manhã já tinha helicópteros (da PM) sobrevoando a comunidade. O clima é de medo".

Moradores também afirmam que tiveram dificuldades para acessar suas casas por conta dos bloqueios feitos pela polícia nas entradas de Paraisópolis.

A situação, de acordo com a moradora, não é atípica. Os conflitos com o tráfico são intensos e as incursões da polícia costumam ser violentas.

"As pessoas de bem, que é a grande maioria, obviamente, a grande maioria acaba ficando refém de toda essa situação e correndo o risco de se machucar ou, às vezes, até de perder a vida por conta dessas operações violentas dentro da comunidade."

As Polícias Civil e Militar apuram as ocorrências. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os conflitos começaram à tarde, quando os policiais foram acionados para uma denúncia de homens armados em um ponto de venda de drogas.

Ao chegarem ao local, três suspeitos fugiram em direção a uma casa. Foi neste momento em que Igor foi morto. Outros dois foram presos. Foram apreendidas armas de fogo, munições, entorpecentes e anotações do tráfico.

Horas depois, outra ação terminou em troca de tiros, um suspeito foi morto e um PM da Rota ferido.

As ações são investigadas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), por meio de inquérito policial.

A "análise enviesada da prova em vídeo ainda vai colocar, infelizmente, muito policial não só na cadeia, como também no cemitério, infelizmente", afirma a nota, assinada pelos advogados Wanderley Alves e William Cássio.

Estado sofreu crise por violência policial

Uma sequência de abusos cometidas por integrantes das tropas paulistas no fim de 2024 deflagrou uma crise na área da segurança pública para a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Entre as ocorrências, estavam a morte de uma criança de 4 anos na Baixada Santista, de um estudante de Medicina baleado em um hotel da capital, e o flagra de um policial atirando um homem do alto de uma ponte na zona da capital.

Após a repercussão negativa, o governado reconheceu erros na retórica direcionada aos agentes de segurança e prometeu aperfeiçoar os protocolos. A letalidade policial já vinha em alta diante das ofensivas repressivas na Baixada Santista, onde houve as operações Verão e Escudo.

No 1º trimestre de 2025, o casos recuaram. Foram 131 mortes cometidas por policiais militares em serviço no Estado, queda de 26,4% ante as 178 registradas no mesmo período de 2024.

Em outra categoria

Com início marcado para o dia 16 de outubro, a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega às salas da capital paulista com diversos títulos cotados para competir no Oscar em 2026, incluindo 15 longas já pré-selecionados por seus respectivos países para estarem entre os concorrentes a Melhor Filme Internacional. Entre os principais destaques deste ano, está O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, representante brasileiro na maior premiação de Hollywood.

Além dele, o espanhol Sirât, de Oliver Laxe, também tem destaque na programação da Mostra, tendo sido escolhido para a sessão de abertura do evento. Outros títulos como Águias da República, da Suécia, Foi Apenas um Acidente, da França, e No Other Choice, da Coreia do Sul, também terão sessões no festival.

Títulos referentes à causa palestina, como Era Uma Vez em Gaza, premiado no Festival de Cannes, e Palestina 36, representante da Palestina no Oscar, também integram a programação.

Confira abaixo as produções cotadas para o Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional presentes na programação da Mostra e suas sessões:

O Agente Secreto (Brasil) - dirigido por Kleber Mendonça Filho - sessões: 24/10, às 15h40, na Cinemateca - Sala Petrobras; 25/10, às 16h40, no Cinesesc; 28/10, às 20h, na Cultura Artística; e 29/10, às 19h40, no Espaço Petrobras de Cinema 1 e 2

Águias da República (Suécia) - dirigido por Tarik Saleh - sessões: 19/10, às 13h30, no Espaço Petrobras de Cinema 1; 22/10, às 14h, no Cine Segall; 24/10, às 21h, na Reserva Cultural 2; e 26/10, às 14h, na Cinemateca - Sala Petrobrás

O Amor que Resta (Islândia) - dirigido por Hlynur Pálmason - sessões: 19/10, às 21h50, no Espaço Petrobras de Cinema 1; 23/10, às 14h, na Cinesala; 25/10, às 16h30, no Playarte Marabá 1; e 28/10, às 15h10, na Reserva Cultural 2

Era Uma Vez em Gaza (Palestina) - dirigido por Arab Nasser e Tarzan Nasser - sessões: 19/10, às 21h30, no Playarte Marabá 5; 20/10, às 21h, na Cinesala; 22/10, às 18h, na Cinemateca - Sala Oscarito; e 27/10, às 15h20, no Espaço Petrobras de Cinema 1

Feliz Aniversário (Egito) - dirigido por Sarah Goher - sessões: 16/10, às 21h55, na Cinemateca - Sala Grande Otelo; 22/10, às 16h, no Espaço Petrobras de Cinema 1; e 29/10, às 17h40, no Cine Satyros Bijou

Fiume o Morte! (Croácia) - dirigido por Igor Bezinovic - sessões: 16/10, às 16h30, no Espaço Petrobras de Cinema 3; 23/10, às 17h10, no Playarte Marabá 4; 25/10, às 19h, na Biblioteca Roberto Santos; e 27/10, às 15h, na Reserva Cultural 1

Foi Apenas um Acidente (França) - dirigido por Jafar Panahi - sessões: 27/10, às 18h30, na Cinemateca - Sala Petrobras; 28/10, às 17h15, na Cultura Artística; e 29/10, às 20h40, na Reserva Cultural 1

Homebound (Índia) - dirigido por Karan Johar - sessões: 18/10, às 14h, na Cinesala; 21/10, às 15h40, na Cinemateca - Sala Grande Otelo; 28/10, às 19h, no Playarte Marabá 1; e 29/10, às 16h15, na Cinemateca - Sala Petrobrás

Jovens Mães (Bélgica) - dirigido por Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne - sessões: 26/10, às 21h, na Cinemateca - Sala Petrobras; 28/10, às 21h20, no Espaço Petrobras de Cinema 2; 29/10, às 21h, no Cinesesc; e 30/10, às 19h40, na Cultura Artística

Left-Handed Girl (Taiwan) - dirigido por Shih-Ching Tsou - sessões: 16/10, às 19h10, na Reserva Cultural 2; 17/10, às 13h30, no Espaço Petrobras de Cinema 1; 18/10, às 17h, na Cinemateca - Sala Petrobras; e 26/10, às 18h15, no Sato Cinema

Um Mundo Triste e Belo (Líbano) - dirigido por Cyril Ayris - sessões: 24/10, às 18h50, Reserva Cultural 2; 27/10, às 14h, na Cinemateca - Sala Grande Otelo; 28/10, às 21h, na Cinesala; e 29/10, às 15h30, no Espaço Petrobras de Cinema 1

No Other Choice (Coréia do Sul) - dirigido por Park Chan-wook - sessões: 23/10, às 18h30, na Cinemateca - Sala Petrobras; 25/10, às 16h30, no Sato Cinema; e 29/10, às 12h, na Cultura Artística

Palestina 36 (Palestina) - dirigido por Annemarie Jacir - sessões: 20/10, às 13h, na Reserva Cultural; 24/10, às 16h15, no Espaço Petrobras de Cinema 2; 27/10, às 19h10, na Cultura Artística; e 29/10, às 19h, na Cinemateca - Sala Petrobrás

The President's Cake (Iraque) - dirigido por Hasan Hadi - sessões: 17/10, às 18h30, na Cinemateca - Sala Petrobras; 18/10, às 21h15, no Playarte Marabá 1; 21, às 15h, na Reserva Cultural 1; e 24/10, às 15h, no Espaço Petrobras de Cinema 1

Sirât (Espanha) - dirigido por Oliver Laxe - sessões: 16, às 18h, na Cinemateca - Sala Petrobras; 22/10, às 20h15, no Cinesesc; e 24/10, às 14h, no Playarte Marabá

O Som da Queda (Alemanha) - dirigido por Mascha Schilinski - sessões: 18/10, às 13h45, no Espaço Petrobras de Cinema 2; 19/10, às 16h20, na Cinemateca - Sala Petrobras; e 30/10, às 14h40, na Cultura Artística

Outros candidatos ao Oscar

Além dos representantes para a categoria de Melhor Filme Internacional, outras produções cotadas para as categorias principais do Oscar também serão exibidos na Mostra. Entre elas está Bugonia, longa que marca o novo capítulo da premiada parceria entre o diretor Yorgos Lanthimos e a atriz Emma Stone.

Produzido pela Netflix e cotado para competir nas categorias principais da premiação, Frankenstein, de Guillermo del Toro, também será exibido no circuito da Mostra antes de chegar ao streaming em 7 de novembro.

Springsteen: Salve-me do Desconhecido, cinebiografia de Bruce Springsteen dirigida por Scott Cooper, também aparece como forte candidato à premiação.

Confira as sessões de Bugonia, Frankenstein e Springsteen: Salve-me do Desconhecido abaixo:

Bugonia - dirigido por Yorgos Lanthimos - sessões: 17/10, às 20h50, na Cinemateca - Sala Petrobras; 19/10, às 14h25, no Playarte Marabá 1; e 27/10, às 16h40, na Cultura Artística

Frankenstein - dirigido por Guillermo del Toro - sessões: 16/10, às 20h50 (Cinemateca - Sala Petrobras); 18/10, às 18h15, no Playarte Marabá 1; e 20/10, às 20h, no Cinesesc

Springsteen: Salve-me do Desconhecido - dirigido por Scott Cooper - sessões: 22/10, às 21h40, na Reserva Cultural 2; 26/10, às 18h30, na Cinemateca - Sala Petrobras; 28/10, às 17h, no Cinesesc

Outra produção da Netflix presente na Mostra, Jay Kelly, filme de Noah Baumbach, também tem sido colocado na corrida pelo Oscar. O longa, que segue um ator em jornada de redescoberta, é protagonizado por George Clooney, visto como uma das principais apostas para figurar entre os indicados a Melhor Ator pelo trabalho como o personagem titular. Exibida no Festival de Veneza e escolhida como o filme de encerramento da Mostra, a produção ainda não teve data e horário de sua sessão anunciada.

A programação completa da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo pode ser conferida no site oficial do evento. O festival acontece em São Paulo, de 16 a 30 de outubro. Os ingressos já estão à venda.

Kate McKinnon está confirmada na terceira temporada de Percy Jackson e os Olimpianos. Segundo a Variety, a atriz será Afrodite, deusa grega do amor e beleza.

A descrição oficial da personagem diz que ela "pode mudar sua aparência dependendo do observador" e "precisa ter certeza de que Percy Jackson respeita o poder e a importância do amor antes de concordar em ajudá-lo em sua jornada."

A atriz é conhecida por seus trabalhos em Barbie, Os Caça-Fantasmas, Yesterday, O Espião Que Me Largou e O Escândalo.

Percy Jackson e os Olimpianos conta a história de Percy Jackson (Walker Scobbell), um menino que descobre ser filho de Poseidon, deus do mar, aos 12 anos de idade. Ele vê sua vida mudar quando é mandado para o Acampamento Meio-Sangue, lugar que abriga filhos de deuses e humanos e os treina para os perigos do mundo.

Na segunda temporada da série, que chega ao catálogo do Disney+ em 10 de dezembro, o protagonista retorna ao acampamento um ano depois da primeira temporada e descobre que Grover (Aryan Simhadri), seu melhor amigo, está desaparecido.

A terceira temporada ainda não tem previsão de estreia.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A sequência de A Paixão de Cristo, filme de sucesso dirigido por Mel Gibson e lançado em 2004, precisou escalar novos atores para os papéis de alguns dos personagens principais. Além do finlandês Jaakko Ohtonen, que assume o papel de Jesus no lugar de Jim Caviezel, a atriz cubana Mariela Garriga substitui Monica Bellucci como Maria Madalena.

Mariela Garriga tem 36 anos e nasceu em Havana, Cuba, mas tem tripla nacionalidade - cubana, italiana e americana. Ela esteve recentemente em Missão: Impossível - O Acerto Final, último longa da saga de Tom Cruise, mas começou no mundo da atuação ainda na adolescência, quando apareceu em um programa de TV local aos 13 anos e começou a se dedicar ao teatro.

Em 2009, aos 20 anos, Mariela se mudou para a Itália, onde começou a estudar artes dramáticas e atuação na Rodgers Acting Studio, em Milão. Posteriormente, viajou para os Estados Unidos e deu sequência aos estudos em Nova York.

No mercado italiano, a atriz participou de dezenas de projetos, como o drama Homens de Ouro, de Vincenzo Alfieri, e a comédia Chi m'ha Visto. Nos EUA, acumula créditos de participação em séries como NCIS, Luis Miguel: A Série, Law & Order: SVU e NCIS: LA, além de ter interpretado uma personagem recorrente na série limitada Bosé, do Paramount+.

'A Ressurreição de Cristo', de Mel Gibson

A Ressurreição de Cristo será dividido em duas partes, dando sequência direta ao filme original, A Paixão de Cristo, que acompanhou as últimas 12 horas anteriores à crucificação.

Anteriormente, Gibson definiu o filme como uma "viagem de ácido", dizendo que a trama pode mostrar Jesus explorando o Hades, lidando com anjos caídos e vagando pelo Inferno antes de sua ressurreição. As filmagens acontecem na Itália.

Segundo informa a Variety, A Ressurreição de Cristo: Parte 1 tem previsão de lançamento para março de 2027, durante a Semana Santa. A Parte 2 sai 40 dias depois, na Quinta-Feira de Ascensão - celebração religiosa cristã da subida de Jesus Cristo ao céu.