Morre jovem de 19 anos supostamente envenenado com bolinhos; padrasto está preso

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Morreu neste domingo, 20, o jovem Lucas da Silva Santos, de 19 anos, que estava internado em São Bernardo do Campo (SP) após consumir bolinhos supostamente envenenados. A suspeita é de que o alimento tenha sido entregue por Admilson Ferreira dos Santos, padrasto do garoto, preso na última quarta-feira, 16.

O rapaz estava internado desde a madrugada de 12 de julho na unidade de terapia intensiva do Hospital de Urgência e, nesta tarde, seu estado de saúde se agravou, evoluindo para morte encefálica.

"A Prefeitura de São Bernardo lamenta a morte do jovem e seguirá colaborando com as autoridades. O município ainda aguarda resultados de exames do IML (Instituto Médico Legal) para mais detalhes sobre o que provocou o quadro clínico", diz a nota da administração municipal.

De acordo com a prefeitura, a família de Lucas autorizou a doação de órgãos.

Prisão de padrasto

O padrasto de Lucas foi preso na quarta-feira, 16, suspeito de envenenar o rapaz. Segundo a delegada Liliane Doretto, do 8° Distrito Policial de São Bernardo, o pedido de prisão ocorreu após contradições em depoimentos dados à investigação.

"Eu vou representar pela prisão dele (...). (Ele é o principal suspeito) por conta de várias controvérsias e inconsistências no depoimento", disse Liliane em entrevista à imprensa na tarde de terça-feira, 15. A reportagem não localizou a defesa de Admilson.

Uma das suspeitas de cometer o crime era a tia de Lucas, irmã de Admilson. O homem teria acusado a irmã de dar os bolinhos, e dito que ambos não tinham uma boa relação. A investigação, no entanto, não aponta para isso, segundo a delegada.

"O tempo todo ele tentou colocar a culpa na irmã, dizendo que ela ofereceu os bolinhos, mas não é verdade. Há áudios mostrando que foi ele quem pediu. É ele quem entrega os bolinhos pessoalmente para cada um da família".

Liliane afirmou ainda que Lucas e o padrasto tinham uma relação próxima, mas que o jovem estaria perto de mudar de endereço após conhecer uma pessoa. "Isso acarreta, dispara algum alerta no Admilson de posse e acho que ele se viu desesperado ao ver que poderia perdê-lo."

De acordo com a delegada, ele estava perturbado e confuso nos depoimentos que deu às autoridades. "As falas estavam tumultuadas com medo de perder o Lucas", disse.

Segundo Liliane, existe a possibilidade de o padrasto estar apaixonado por Lucas. "Eu creio que seja um crime passional", afirmou. "Eu não sei se ele queria dar um susto ou evitar a ida do Lucas para outra cidade. Fato é que Lucas foi, sim, envenenado", destacou a delegada na ocasião.

Liliane disse não saber qual substância foi usada para contaminar o bolo que fez o jovem passar mal e que aguarda o laudo técnico da perícia.

Em outra categoria

Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos de idade. A cantora, que passava pelo tratamento contra um câncer, recebeu diversas homenagens e lamentos por parte de artistas, amigos e familiares.

Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício (Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem ao Chile), publicou uma nota no X: "Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos."

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) também se manifestou: "A partida precoce de Preta Gil entristece o País. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico. Meus sentimentos a todos da família Gil".

A cantora Duda Beat relembrou um momento em que cantaram juntas: "Preta Gil é um exemplo de generosidade, coragem e amor pela vida. Impossível não ser contagiada pela energia que essa potência de mulheres emana. Obrigada, minha amiga, por todos os seus ensinamentos. Isso é pra sempre. Você é pra sempre! Te amo."

O Flamengo, clube para o qual torcia no Rio de Janeiro, lamentou a perda: "Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs"

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do governo federal, escreveu: "Preta Gil sempre foi e sempre será potência. Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos".

Em postagem feita pela Mynd, agência da qual já foi sócia, celebridades se pronunciaram nos comentários. "Até agora sem acreditar. Meus sentimentos", escreveu o cantor Latino. O humorista Yuri Marçal valorizou: "Que história linda ela construiu! Inesquecível! Mudou nossas vidas!". "Te amo eternamente, Preta", comentou Daniela Mercury. "Pretinha eterna", disse Cleo Pires.

Game dos 100, novo game show da Record, fez sua estreia neste domingo, 20, e já trouxe os primeiros 10 eliminados da disputa. O programa conta ao todo com 100 participantes, misturando famosos e "anônimos", e é apresentado por Felipe Andreoli, Rafa Brites e Márcia Fu.

Feito com base no formato do britânico 99 To Beat, a ideia é envolver os competidores em diversos desafios e, ao fim de cada um, o último colocado é eliminado. No programa deste domingo, 10 pessoas já deixaram a competição.

Entre os participantes famosos que já eram conhecidos do público estão a ex-modelo Ângela Bismarchi, Blade (ex-Legendários), Edílson Oliveira ("Chiquinho" da Eliana), Fernanda Lacerda ("Mendigata" do Pânico) e Ovelha (cantor).

Eliminados deste domingo

Confira abaixo os eliminados do Game dos 100 no episódio de 20 de julho de 2025. Ao lado, o nome da prova que cada um perdeu.

- Lorena Alexandre - Bolas com colares havaianos

- Rita de Cassia - Passando a chama

- Marcus Cowboy - Argola na vareta

- Vanessa Mesquita - Secando o gelo

- Atilio Silva - Duelo do bambolê

- Marcus Vinícius - Cobrança de pênalti

- Bia Souza - Desenrolando a fita

- Vovó Janete - Tênis no fio

- Ana Lucia - Três copos, três bolinhas

- Jorge Samurai - Procurando pódio

Preta Gil morreu neste domingo, 20, em decorrência de um câncer contra o qual passava por tratamento desde quando foi diagnosticada, em 2023. A última vez em que cantou diante do público foi ao lado do pai, Gilberto Gil, no Allianz Parque, em São Paulo, há cerca de três meses.

A cantora precisou se afastar dos palcos por conta da doença, retornando para algumas poucas apresentações em 2024, a última no início de agosto. Em 30 de março de 2025, participou do Domingão Com Huck, quando cantou algumas músicas, incluindo um cover de Brasil, tema da novela Vale Tudo.

Foi no mês seguinte, em 27 de abril, que Preta Gil faria sua despedida do público. Ao lado do pai, Gilberto, cantou a música Drão, feita em homenagem à sua mãe, Sandra Gadelha.