Governo de SP espera que estudo clínico de soro contra covid seja aprovado até 6ª

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma que aguarda, "o quanto antes", a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o estudo clínico do soro contra a covid-19 seja iniciado. Na noite desta terça-feira, 23, foi enviada toda a documentação solicitada pela agência para que seja autorizado o início dos testes.

"Entramos com pedido de autorização para o estudo clínico há meses. Anvisa fez dois lotes de exigência e que nós protocolamos ontem (terça-feira à noite). Esperamos que isso seja apreciado o quanto antes pela Anvisa. O soro está pronto. Já faz um tempo que está pronto. Estamos com a linha de produção preparada para iniciar regularmente a produção do soro. Estudo clínico será feito inicialmente com pacientes imunosuprimidos e transplantados, principalmente transplantados de rins, em que a mortalidade pela infecção é altíssima. Estamos preparados para começar, a partir do momento que tivermos a aprovação da Anvisa", afirmou.

Covas fez a declaração nesta quarta-feira, 24, ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante a liberação de mais 2,2 milhões de doses da vacina Coronavac para o Ministério da Saúde.

"Não podemos deixar de usar um recurso terapêutico tão importante, chamado de vacina instantânea. Não podemos deixar de usar no momento de gravidade que estamos vivenciando agora", acrescentou.

Concentrado de anticorpos contra o novo coronavírus, o soro pode ser aplicado assim que o paciente apresentar manifestações clínicas da doença. "Já começa a ter resposta imune contra o vírus. Ela está com vírus circulando e quando injeta o soro, ele está carregado de anticorpos, e são esses anticorpos que vão combater o vírus", explicou o diretor do Instituto Butantan.

O governador de São Paulo estima que a aprovação deveaocorrer até a próxima sexta-feira, 26. "O soro contribui, ao lado da vacinação com a vacina do Butantan, para salvar mais vidas", afirmou Doria.

'Kit intubação'

Com relação a todas as medicações, especialmente de "kit intubação", o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirma que Estado investe para que não faltem medicamentos. "No sentido de que não ocorra desassistência, até pelo volume de pacientes que necessitam ser entubados. Nós nos antecipamos em duas frentes. Uma frente mudando protocolos que foram validados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia para que possamos usar outras medicações que funcionam tão bem quanto e estão disponíveis no mercado e, por outro lado, fizemos a aquisição desses medicamentos para ter margem maior de vários dias para assistir pacientes", disse Gorinchteyn.

Para evitar desabastecimento de oxigênio, o governador João Doria afirma que na última segunda-feira, 22, realizou reunião com os principais fornecedores do produto. "Maiores fabricantes de oxigênio no Brasil e com empresas que poderiam ajudar a contribuir na disponibilização de mais oxigênio em novas usinas. Conseguimos o compromisso de dois maiores fabricantes, ao lado de outros fornecedores nacionais e multinacionais", disse. O Estado de São Paulo também terá apoio de empresas para fazer a logística de distribuição.

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo afirma que a preocupação passou a ser logística. "Municípios com menos de 10 mil habitantes e regiões distantes não dependem de tanques de oxigênio, caminhão vai e abastece por uma semana, eles precisam de cilindros de oxigênio. Muitas vezes o caminhão percorria 200 quilômetros, deixava os cilindros e no fim da tarde estava faltando oxigênio. Esse caminhão não tinha como voltar. Desta forma, essa estratégia visa fazer logística mais rápida de distribuição por meio de empresas privadas que farão a distribuição, recolhendo e trazendo de volta para serem envasados", explica Gorinchteyn.

Criticas a Bolsonaro

Sobre reunião em Brasília nesta quarta-feira do presidente Jair Bolsonaro com ministros e governadores aliados para tratar de pacto nacional de combate à covid-19, a qual não foi convidado, Doria criticou o encontro. "Fazer um pacto de união nacional apenas com os que adulam e apoiam o presidente Bolsonaro não é um pacto é um jogo de cena e de jogo de cena eu não participo nem governadores que têm consciência da gravidade desse momento no País e avaliam que o presidente Jair Bolsonaro não foi só um negacionista desde o início da doença como não tem coordenação nacional nem por ele nem pelo Ministério da Saúde. Lamentamos que presidente ainda chame de pacto nacional, só se for pacto da morte ao propor cloroquina, ao não defender vacinas, ao não usar máscara e ao estimular aglomerações", afirmou Doria. "Assim como fez no pronunciamento ontem (na terça-feira). Ali estava o retrato de um mentiroso", acrescentou.

Entrega de vacinas

Com o novo carregamento, o total de imunizantes disponibilizado pelo instituto paulista ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) chega a 27,8 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. Até o fim de abril, o total de vacinas destinadas pelo Butantan ao País somará 46 milhões. O instituto ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Em outra categoria

A atriz mirim Millena Brandão está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade de São Paulo após sofrer sete paradas cardíacas.

Os médicos localizaram uma massa no cérebro dela, mas ainda não confirmaram se trata-se de um cisto ou de um tumor. A mãe está usando as redes sociais da criança para divulgar notícias sobre o caso e pedir orações.

Millena Brandão tem 11 anos de idade e mora em São Paulo. Além de trabalhar como atriz, ela também é influenciadora digital e modelo.

Seu trabalho como modelo começou em 2020 e já participou de algumas campanhas publicitárias.

Nas redes sociais, ela conta com mais de 155 mil seguidores. No Instagram, ela compartilha sua rotina e registros de seu trabalho como modelo.

Em 2023, ela registrou o início de sua carreira no SBT. "E o sonho se tornou realidade", escreveu. Millena fez parte do elenco de figurantes da novela A Infância de Romeu e Julieta, da emissora de Silvio Santos, e trabalhou também como figurante na série Sintonia, da Netflix.

Entenda o caso

Millena foi levada ao Hospital Geral de Grajaú no início da semana depois de reclamar de fortes dores de cabeça. Os médicos então localizaram uma massa no cérebro, mas ainda não confirmaram se trata-se de um cisto ou de um tumor.

A mãe da menina, Thays Brandão, disse ao Portal Leo Dias que a família aguarda a situação se estabilizar para tentar levá-la à casa de saúde na zona oeste paulistana. O Estadão entrou em contato com Thays e aguarda novas informações sobre o estado de saúde de Millena.

No Instagram, a mãe da atriz mirim divulgou uma vaquinha online para que a família consiga arcar com os custos de sua internação.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A situação de Millena se agravou durante a semana. Ela seria transferida para o Hospital das Clínicas na quarta-feira, 30, mas sofreu as paradas cardíacas durante a tentativa de transferência.

A prefeitura do Rio de Janeiro estima um público de 1,6 milhão de pessoas para o show gratuito de Lady Gaga neste sábado, 3. E quem passa em frente ao Copacabana Palace não duvida. Afinal, os "little monsters" tomam conta da calçada em frente ao hotel desde que a artista chegou ao País, na esperança de uma rápida aparição ou de um aceno. Mas de onde vem o apelido usado carinhosamente para se referir aos fãs de Gaga?

A ideia de monstros veio à tona enquanto Gaga trabalhava em seu segundo disco, The Fame Monster, de 2009, que é uma expansão do álbum de estreia, The Fame. Na época, a cantora começou a desenvolver o conceito para descrever seus próprios medos, e aos poucos passou a chamar os fãs de "little monsters" (ou monstrinhos) durante as apresentações da turnê.

A própria estética do álbum explorava a ideia de figuras grotescas e monstruosas para representar os problemas que vinham junto à ascensão à fama. Por isso, o termo caiu no gosto popular, e os fãs aderiram.

Em entrevista concedida à revista W Magazine, Gaga explicou como a ideia surgiu. "Eu nomeei meus fãs de 'little monsters' porque eles eram tão ferozes nos shows, e eles gritavam tão alto. Eles se vestiam com roupas maravilhosas e se divertiam muito celebrando a música."

Com a adesão, o termo ganhou algumas expansões, e a própria artista passou a ser chamada de "mother monster" (ou mamãe monstro) após um fã usar o termo durante um show da turnê Monster Ball em Chicago, em 2010. A cantora gostou tanto que aderiu ao apelido e passou a utilizá-lo para se descrever.

Outro detalhe que vem junto à temática monstruosa é o cumprimento usado pelos "little monsters". Você já viu algum fã de Gaga com as mãos em formato de garra?

O gesto também é usado para identificar o grupo de fãs da cantora. No clipe de Bad Romance, de 2009, parte da coreografia envolve os dançarinos erguendo as mãos com o dedos levemente curvados para dentro, como se estivessem replicando o formato de uma garra. A ideia rapidamente foi aderida. Por isso, o termo "paws up" (ou patas para cima) passou a ser utilizado quando os fãs de Gaga queriam cumprimentar um ao outro ou concordar com algo.

A apresentação gratuita de Lady Gaga em Copacabana, parte do projeto Todo Mundo no Rio, está marcada para começar às 21h45, e terá transmissão na TV Globo, no Globoplay e no Multishow.

Faustão celebra 75 anos de idade nesta sexta-feira, 2. João Silva, filho do apresentador com Luciana Cardoso, usou as redes sociais para comemorar a vida do pai e homenageou o comunicador, que está afastado da televisão.

"Ser filho do Faustão é coisa de outro mundo... Agora, ser filho de Fausto Silva é simplesmente o maior presente que Deus poderia me dar. Ter em casa esse pai, marido, amigo e ser humano é uma dádiva", disse.

O jovem apresentador ainda agradeceu por poder caminhar ao lado de alguém tão generoso e amoroso como seu pai. "Pai, feliz aniversário! Te amo, meu guerreiro, meu exemplo, meu eterno ídolo."

Luciana Cardoso, mulher de Faustão, também celebrou a vida do comunicador. Em sua homenagem nas redes sociais, ela disse que o marido passou por mais uma internação na semana passada, mas não revelou o motivo.

"Celebrar a vida! Mais um ano! A dádiva de estar vivo graças a generosidade de alguém que possibilitou estar junto de sua família por mais tempo. Peço a Deus que você consiga superar tantas dificuldades e que possa viver da maneira mais leve e plena, com a saúde que você vai reconquistar. Na última semana, você superou mais uma internação e hoje pode estar ao lado de sua família comemorando mais um ano."

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais