De vômito a cegueira, quais são os sintomas da intoxicação por metanol?

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Associado a pelo menos três mortes em São Paulo e São Bernardo do Campo nos últimos dias, o metanol pode causar sérios efeitos à saúde. Especialistas ressaltam que identificar os sintomas rapidamente e buscar atendimento médico são medidas fundamentais para evitar complicações e óbitos.

Segundo Alvaro Pulchinelli Junior, médico toxicologista, patologista clínico e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), os primeiros sintomas aparecem logo após a ingestão da substância, usada ilegalmente para adulterar bebidas alcoólicas como gim, whisky e vodka.

Essas manifestações iniciais da intoxicação são parecidas com os sinais de embriaguez, como fala pastosa e reflexos diminuídos.

Algum tempo depois, entre 16 e 30 horas após a ingestão, quando o metanol já foi metabolizado pelo organismo, surgem efeitos mais graves, diz a farmacêutica Andreia Vidal, gerente da unidade técnica de Toxicologia Ocupacional do laboratório DB (Diagnósticos Brasil). Ela lista náuseas, vômitos, tontura, fraqueza, dor abdominal e outros quadros que podem evoluir para óbito.

Além disso, a contaminação provoca alterações no sistema nervoso central que podem variar da sonolência até a perda da visão, um dos principais impactos do consumo de metanol. "A pessoa passa a ter visão borrada, brilhante e diminuição da visão. Isso é extremamente importante, pois pode evoluir para um quadro de cegueira", detalha Pulchinelli.

No domingo, 28, a Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO) divulgou um alerta sobre o risco de neuropatia óptica por metanol, uma doença grave que pode causar cegueira irreversível.

A entidade cita que, mesmo com tratamento, muitos pacientes apresentam sequelas visuais permanentes. "Por isso, trata-se de uma emergência médica e oftalmológica: quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de salvar a vida e preservar a visão", diz o documento.

Ajuda imediata

Em casos de suspeita de intoxicação, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.

Embora sintomas como náuseas e vômitos possam ser confundidos com os de uma ressaca comum, eles costumam se manifestar de forma mais intensa. Além disso, Pulchinelli recomenda observar sinais de alterações no sistema nervoso central, em especial aqueles relacionados à visão.

"Vá direto para o médico. Não ache que ficar em casa vai fazer os sintomas passarem, você vai estar perdendo um tempo precioso para a introdução do antídoto", recomenda o toxicologista.

Bebidas adulteradas

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é amplamente utilizado na indústria química, atuando como solvente, na fabricação de tintas e vernizes e em processos de refinamento. A substância, no entanto, também é usada de modo irregular na produção de bebidas falsificadas.

"O metanol não tem cheiro nem gosto específico. Ou seja, a pessoa não consegue identificar na bebida adulterada. Ela ingere sem se dar conta", detalha Pulchinelli.

Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 25% do álcool consumido no mundo provém de fontes ilegais.

Nessa mesma direção, um estudo publicado em 2020 na revista Nature Food revelou que, entre 2017 e 2019, foram registrados 306 surtos de envenenamento por metanol no mundo, resultando em aproximadamente 7.104 pessoas intoxicadas e mais de 1.888 mortes. Mais de 90% desses casos ocorreram na Ásia, tendo como principais vítimas homens jovens.

Em outra categoria

Taylor Swift lançou seu 12° álbum, The Life of a Showgirl, na última sexta-feira, 3, e afirmou que não pretende realizar uma turnê para o disco no momento.

"Vou ser muito honesta com você, eu estou muito cansada. Fico tão cansada quando penso em fazer isso de novo... Porque eu gostaria de fazer tudo muito bem de novo", disse em entrevista à rádio BBC.

Entre março de 2023 e dezembro de 2024, a cantora rodou o mundo com a The Eras Tour, turnê que englobou os 11 álbuns de sua carreira até então. Com shows de cerca de três horas, ela chegou a passar pelo Brasil, se apresentando três vezes no Rio de Janeiro e três vezes em São Paulo.

Ao todo, a turnê teve 149 shows.

A produção do novo álbum começou enquanto a cantora ainda estava em turnê. Em entrevista à Magic radio, ela disse que trabalhar no novo álbum a estimulava a voltar aos palcos.

"Quando eu estava em turnê, chegou a um ponto em que tínhamos tantos shows com tanta frequência que eu ficava doente o tempo todo, estava sempre dolorida, mas também tinha chegado em um momento em que conseguia fazer as apresentações no piloto automático. Então, eu precisava de algo para acordar meu cérebro novamente."

Taylor explicou que ter seu "projetinho secreto" a fazia esquecer da exaustão física e a deixava animada para voltar aos palcos.

O disco conta com a participação de Sabrina Carpenter na música The Life of a Showgirl. A cantora falou sobre a faixa e disse que ela reflete como se sentia ao ter que subir aos palcos todas as noites, para se apresentar aos fãs, mesmo sem se sentir bem.

"Não havia a opção: 'Estou doente, não vou subir ao palco'. Não havia a alternativa: 'Estou me sentindo terrível, não vou fazer o show hoje à noite'. E todos nós nessa turnê operamos a partir desse pressuposto de que o público era o nosso rei", finalizou.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O enterro de Odete Roitman movimenta os próximos capítulos de Vale Tudo. No episódio que vai ao ar nesta quarta-feira, 8, familiares e amigos se reúnem para dar o último adeus à empresária, em uma cerimônia marcada por tensão e emoção.

Quem matou Odete Roitman em 'Vale Tudo' segundo o público? Vote na enquete

Enquanto Marco Aurélio (Alexandre Nero) tenta acalmar Leila (Carolina Dieckmmann), Raquel (Tais Araújo) e Poliana (Matheus Nachtergaele) comemoram a assinatura de um novo contrato com uma empresa multinacional. Já Bartolomeu (Luís Melo) orienta Fernanda (Ramille) a observar atentamente o comportamento dos presentes, enquanto Consuelo se surpreende com a atitude de Freitas ao entrar na sala de Odete.

Durante o velório, Maria de Fátima (Bella Campos) e César (Cauã Reymond) trocam acusações sobre a morte da empresária. Abalado, César não contém o choro e é amparado por Olavo (Ricardo Teodoro). Em um dos momentos mais marcantes da cerimônia, ele joga flores sobre o túmulo da esposa.

Heleninha (Paolla Oliveira), profundamente afetada pela perda, evita se aproximar do caixão, que permanece fechado durante todo o cortejo. Renato (João Vicente de Castro) tenta confortá-la diante da dor.

Enquanto a família se despede, o delegado Mauro (Claudio Jaborandy) e o investigador Alcides (Fifo Benicasa) observam atentamente cada detalhe da cerimônia. Os depoimentos sobre o assassinato de Odete já começaram, e novas suspeitas prometem movimentar os próximos capítulos da trama.

Gracyanne Barbosa, que estava participando do Dança dos Famosos 2025, desabafou sobre a recuperação após romper o tendão do joelho durante uma apresentação. de lambada A lesão fez com que a influenciadora digital precisasse deixar a competição do Domingão com Huck.

"As pessoas me olham com um olhar de piedade. E eu detesto que as pessoas sintam pena. Sei que é um sentimento bom [...] Eu que sou uma pessoa forte. Não sei lidar ainda com esse sentimento de piedade", disse em suas redes sociais.

Após ser submetida a uma cirurgia no joelho, ela está andando com o auxílio de um andador. A ex-BBB ainda disse que, apesar de estar fragilizada, gosta de receber mensagens de carinho. "Não gosto de mostrar fraqueza."

No domingo, 5, ela foi ao programa de Luciano Huck e agradeceu a oportunidade de participar do quadro de dança do programa. "Me senti muito acolhida, parte dessa família. Não vou mais estar dançando nesse palco, mas com certeza vou estar aqui com vocês."

Na ocasião, o apresentador afirmou que Gracyanne está convidada para retornar ao Dança dos Famosos em 2026, caso já tenha autorização médica.