Espetáculo infantil 'A Sopa de Pedra' ganha temporada virtual

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mundo da cultura e das artes é sempre cheio de exemplos inspiradores, com profissionais que superam as mais diversas dificuldades. Na pandemia, a situação ficou ainda mais grave. Nascido há 38 anos, o grupo Luz e Ribalta é um desses exemplos ao se dedicar a espetáculos para o público infantil - e agora com conteúdo no mundo virtual. Assim, a partir deste sábado, 27, as crianças poderão conferir a peça A Sopa de Pedra, que foi gravada no Teatro Irene Ravache e estará disponível no YouTube do grupo, de forma gratuita, até o dia 16 de abril.

A ligação do grupo com o texto de Tatiana Belinky vem de longa data. A primeira encenação foi em 1988, quando a autora chegou a conferir algumas apresentações. Para as atuais encenações, o Luz e Ribalta assina a direção artística, mas manteve a direção original de Antônio de Andrade. Em ação, os atores Luiz Amorim, Níveo Diegues e Theodora Ribeiro, além dos músicos Renato Commi e Erick Chica, que executam ao vivo as canções de Renato Commi e Gésio Amadeu.

Na história, dois artistas mambembes, Magnólio e Benzedrino, cansados e famintos, encontram a casa da Velha Avarenta e percebem que a mulher não tem a menor intenção de lhes oferecer comida. Eles não desistem e usam de uma divertida artimanha para conseguir descansar um pouquinho e saciar a fome. No grupo desde a criação, a atriz Theodora Ribeiro conta um pouco sobre a peça.

Depois de tantos anos no palco do teatro, como foi pensar o espetáculo no formato virtual?

Para fazer a Sopa no formato virtual, tivemos de pensar uma produção voltada para a câmera. Mas o espetáculo é o mesmo de sempre, com os mesmos parceiros, atores, músicos e técnicos. A plateia estava vazia, mas uma câmera apontada para nós nos dava a consciência de que a gente estava falando para um novo público: o virtual. E, pela primeira vez, estamos trabalhando para um público com necessidades especiais e vamos ter tradução em Libra e audiodescrição.

É um espetáculo ideal para este momento de pandemia, para divertir a família?

Sim. A Sopa de Pedra agrada a todos os públicos. E essa história é muito importante neste momento, porque é muito divertida. Neste momento de tanta tristeza e de confinamento, é um espetáculo oportuno. Pais e crianças poderão assistir juntos. A Sopa de Pedra é um resgate dos nossos 'causos' tradicionais, que mereceram registro ao longo da história. Quem já conhece vai se emocionar. E quem for assistir agora vai guardar esse registro com muito carinho.

O que esse texto tem de especial a ponto de ficar tanto tempo sendo encenado?

Os contos e causos populares se mantêm através dos tempos. A Sopa de Pedra é uma dessas histórias que passam de geração em geração. Chegou até nós pelos colonizadores portugueses, e ainda continua sendo contada em terras lusitanas. Tatiana Belinky fez um registro primoroso desse causo, que o Grupo Luz e Ribalta tem ajudado a contar. Sempre existirá um público para essas histórias tradicionais. Nós precisamos disso.

É uma forma de lembrar e homenagear a Tatiana Belinky?

Claro! Toda e qualquer apresentação da Sopa de Pedra é uma homenagem para a Tatiana. O grupo encenou 5 peças dela (além da Sopa, Os Turrões, Cheirinho de Pão, O Macaco Juiz e Beijo Não), mas essa sempre foi muito especial para nós, e para a Tatiana também. Ela gostava muito do nosso espetáculo, sempre se fazia presente e, quando tínhamos que conversar sobre direito autoral, ela nos dizia que o mais importante era levar essa história para as pessoas se divertirem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O BBB 25 definiu na noite deste domingo, 23, os participantes que estão no Paredão Triplo desta semana: Diogo, Vilma e Vitória Strada. Camilla chegou a ser a mais votada pela casa, mas conseguiu se salvar ao vencer a Prova Bate-Volta. Thamiris, que estava na berlinda por conta do Big Fone, se salvou por conta do Poder Curinga de Camilla. Confira detalhes da formação abaixo.

Dinâmica do Paredão

- Diogo e Thamiris estavam na berlinda como consequência do Big Fone.

- Camilla, que tinha o Poder Curinga do Sim ou Não, poderia tirar um participante do Big Fone para colocar outro. Ela tirou Thamiris e indicou Vilma.

- O Anjo, Guilherme, imunizou Delma.

- O líder João Pedro indicou Vitória Strada ao Paredão.

- A pessoa mais votada pela casa, Camilla, foi indicada ao Paredão.

- Prova Bate-Volta foi disputada por Diogo, Vilma e Camilla, que venceu e se livrou.

Os mais votados pela casa

- 7 votos - Camilla

- 4 votos - Maike

- 3 votos - Renata

- 2 votos - Aline

Quem votou em quem no Paredão deste domingo

- Delma votou em Camilla.

- Maike votou em Aline.

- Gracyanne votou em Renata.

- Guilherme votou em Camilla.

- Renata votou em Camilla.

- Eva votou em Camilla.

- João Gabriel votou em Aline.

- Vilma votou em Camilla.

- Vitória Strada votou em Maike.

- Diogo votou em Camilla.

- Daniele Hypólito votou em Maike.

- Aline votou em Maike.

- Camilla votou em Renata.

- Diego Hypólito votou em Camilla.

- Vinícius votou em Maike.

- Thamiris votou em Renata.

Maria Verônica, que ficou conhecida como a 'Grávida de Taubaté' por simular uma gravidez de quadrigêmeos em programas de TV em 2012, deu uma longa entrevista a Celso Portiolli no Domingo Legal, do SBT, exibida neste domingo, 23.

Ela chegou a chorar e afirmou que, à época, fazia parte de uma "seita" que lhe fez um "ritual", e que sua intenção inicial não era chamar atenção da imprensa. Ainda destacou que seu marido à época não tinha conhecimento do fato.

"Fiquei 13 anos em silêncio, poderia continuar o resto da minha vida. Estou aqui porque queria dizer para as pessoas que, tudo que ouviram a mídia falar, existia um pouquinho mais. Eu posso ter tido um problema psicológico. Mas o demônio ali, também existiu", justificou, sobre o porquê de concordar em falar na entrevista.

Marido 'não sabia de nada', diz 'Grávida de Taubaté

Defendeu o seu marido na época, Kléber: "Ele acreditava. Penso que foi a única pessoa que eu traí, foi ele, porque não consegui dizer a ele que aquilo não era real. Todas as pessoas me perguntam: ele sabia? Não, ele não sabia de nada."

Maria Verônica também relatou que se consultou com uma psicóloga que teria lhe dito que provavelmente teve uma "gravidez psicológica", com sua barriga crescendo um pouco e tendo "todos" os sintomas de uma grávida. Ela relata que chegou a fazer um teste de farmácia, que teria dado positivo, mas não chegou a fazer um ultrassom.

Sobre o crescimento repentino no tamanho de sua barriga, garantiu: "Ninguém estranhou porque eu não vivia no meio de todo mundo". "Ao contrário do que as pessoas falam, que [a barriga falsa]era de silicone, não. Eram panos lá dentro".

Portiolli chegou a perguntar "qual o propósito" de mostrar às pessoas de que estaria grávida, sendo que não estava. "Eu sempre me perguntei a mesma coisa", desconversou Verônica.

"Não foi pensado para gerar uma comoção nacional. Quando fui para lá e participava dos rituais, a gente sempre sabia e eu era orientada que levava comigo quatro demônios", explicou, a respeito do porquê de terem sido quadrigêmeos em sua história.

'Sou eternamente grata a Chris Flores'

Maria Verônica também comentou sobre a apresentadora Chris Flores, à época do caso funcionária da Record TV, que alega ter sido a responsável por 'desmascará-la'.

"A Chris Flores, no dia que a gente foi lá, sugeriu um ultrassom. Na verdade ela nem sugeriu, perguntou se, de repente, eu toparia. Eu fui no dia - ela vai lembrar disso - eu não estava sozinha. Ela falou: 'Você topa?'. Eu falei 'não', quem estava comigo também disse não. Ela fez 'assim' [gesticula] com a mão, tipo, 'Não tenho nada a ver com isso'."

Ela, porém, diz que quem detectou a falsa gravidez em um primeiro momento foi um repórter da Record, Michael Keller. "Ele me acompanhou por duas ou três semanas. Talvez tenha levado para ela as informações que ele viu. Eu sou eternamente grata a ela por isso. Espero me encontrar com ela muito em breve para dizer [isso] a ela".

O domingo, 23, foi de fortes emoções no BBB 25. Guilherme, atual Anjo da casa, participou do tradicional Almoço do Anjo e recebeu mensagens carinhosas da família. Ao lado de sua sogra, Delma, e do ginasta Diego Hypolito, o brother assistiu aos vídeos enviados pelos parentes.

A mãe de Guilherme foi a primeira a deixar seu recado. "Mainha tá muito feliz com tudo que tá acontecendo na sua vida. Você merece! Você é uma pessoa guerreira, um filho amigo. Beijo, mainha te ama", declarou, arrancando lágrimas do brother.

A esposa, Letícia, também emocionou o fisioterapeuta. "Amor, estou morrendo de saudade de você.Você é uma pessoa maravilhosa, incrível, que alegra todo mundo ao seu redor. Eu te amo muito", disse ela.

Emocionado, Guilherme recebeu o apoio dos colegas de almoço. "Viu como minha esposa é bonita?", brincou com Diego Hypolito, enquanto Delma se derretia pela filha: "Que coisa mais linda de mãe!".