Instituto pede anulação de voto de Barroso sobre descriminalização do aborto

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) enviou, nesta terça-feira, 21, um pedido ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, para anular a participação do ministro Luís Roberto Barroso no julgamento que trata da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O documento foi assinado pelos advogados Ives Gandra da Silva Martins e Thiago Rafael Vieira.

Barroso votou a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Segundo o IBDR, o voto de Barroso deve ser desconsiderado por violar o devido processo legal. A entidade alega que a condução do processo foi irregular, pois o caso deveria ter sido distribuído por sorteio e não encaminhado a um magistrado que já havia se manifestado publicamente sobre o tema em julgamento.

O instituto afirmou ainda reconhecer a "idoneidade inquestionável" de Barroso, mas criticou o fato de ele ter "entregado seu voto horas antes de sua aposentadoria, com nítido intuito de impedir que um novo ministro, que deverá por longos anos exercer a magistratura na Corte, vote em questão desta magnitude".

Para o IBDR, essa atitude compromete a imparcialidade, sendo este um princípio fundamental no exercício da função judicial que o ex-ministro se encontrava.

"A intenção do ministro fere o atributo da imparcialidade, com nítida tentativa de impedir que o seu sucessor participe do julgamento", escreveu os advogados. Segundo a entidade, esse fator seria "suficiente para que seu voto não seja considerado na referida ADPF", pontou a IBDR.

A instituição também ressaltou que o tema é de alta relevância nacional, uma vez que dezenas de projetos de lei sobre o aborto estão atualmente em tramitação no Congresso Nacional. "É um voto proferido por quem não mais está na Corte, impedindo claramente que quem venha a ser aprovado declare sua posição", afirmou.

Caso o ministro Fachin não acate o pedido de anulação do voto, o IBDR solicitou, como alternativa, que a Corte se pronuncie sobre a aplicação do artigo 2º do Código Civil. A entidade quer saber se esse artigo se aplica a todos os direitos ou se há exceção para o direito à vida.

O artigo citado estabelece que a personalidade civil da pessoa começa com o nascimento com vida, mas que a lei protege, desde a concepção, os direitos do embrião.

Em outra categoria

Conhecido como uma meca do rock n' roll, o The Cavern Club, pub de Liverpool onde bandas como os Beatles, Rolling Stones e Oasis fizeram seus primeiros shows, abre sua primeira filial fora da Inglaterra - em São Paulo. A versão brasileira do "Pub dos Beatles", que quase fechou as portas na pandemia, será inaugurada em 15 de novembro, com apresentação de Paulo Ricardo, que tocará músicas do Quarteto de Liverpool e dos Stones.

O bar ficará localizado no terceiro andar do Shopping Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo, e contará com um espaço de 1.100m². O local procurará reproduzir o interior do Cavern Club original, com um hall da fama de artistas ingleses e brasileiros e acervo de itens emblemáticos do rock. Além disso, a filial também terá um cardápio exclusivo de comidas e bebidas.

O novo Cavern Club também já anunciou uma agenda cheia de shows, com artistas como Titãs, Kiko Zambianchi, Léo Jaime, Blitz e mais confirmados para tocar no bar, que terá apresentações ao vivo de quinta a domingo.

Além de disponibilizar ingressos para as apresentações de músicos consagrados, pela Ticketmaster, o Cavern Club também já abriu inscrição para outros artistas que desejem se apresentar em seu palco, com página dedicada em seu site oficial.

Confira a agenda do Cavern Club:

15 de novembro - Paulo Ricardo

21 de novembro - Léo Jaime

22 e 27 de novembro - Hey Jude (tributo aos Beatles)

28 de novembro - Pop 3

04 de dezembro - Léo Gandelman

05 de dezembro - Hey Jude (tributo aos Beatles)

06 de dezembro - Dado Villa-Lobos

11 de dezembro - Andreas Kisser

11 de dezembro - Cali

12 de dezembro - Kiko Zambianchi

13 de dezembro - Banda Metrô

19 de dezembro - Beto Guedes

20 de dezembro - Titãs

16 de janeiro - André Frasteschi

30 de janeiro - Blitz

O Cavern Club de Liverpool

Inaugurado em 1957, o Cavern Club já recebeu alguns dos maiores nomes da música mundial. Além dos Beatles e dos Stones, o bar foi palco de shows de The Who, Queen, Iron Maiden, Eric Clapton entre outros, todos eternizados com seus nomes gravados nos tijolos das paredes externas do pub. Entre os brasileiros que receberam a honraria estão Gilberto Gil, Andreas Kisser e Ivan Lins.

O Cavern Club de São Paulo

O Cavern Club de São Paulo, o primeiro endereço fora da Inglaterra, será inaugurado no dia 15 de novembro, com o restaurante funcionando diariamente, das 11h às 16h, enquanto os shows ocorrem de quinta a domingo, com sessões às 20h e às 22h30.

A nova série protagonizada por Adriane Galisteu que irá explorar os detalhes do relacionamento entre a apresentadora e Ayrton Senna ganhou um trailer nesta terça-feira, 21. Os dois estavam namorando pouco mais de um ano quando o piloto de Fórmula 1 morreu em um acidente em 1994.

Original da HBO Max, Meu Ayrton por Adriane Galisteu chega ao catálogo do streaming em 6 de novembro.

"Tem muitas coisas que as pessoas não sabem. Durante um ano e meio eu vivi um relacionamento que mudou a minha vida para sempre [...] É a história do que eu vivi. Durante muito tempo, ela teve várias versões", disse a apresentadora no trailer divulgado.

No ano passado, a Netflix lançou a série Senna, que relata a vida do piloto brasileiro. Fãs estranharam o fato de que a personagem da apresentadora só apareceu em cerca de um minuto do seriado todo. À época, ela prometeu que daria sua própria versão da história.

Meu Ayrton por Adriane Galisteu terá dois episódios de 45 minutos lançados simultaneamente no dia da estreia. De acordo com a HBO Max, a proposta da série é permitir que Galisteu apresente sua versão dos fatos com autonomia e sob sua própria narrativa, em um formato documental que mistura entrevistas, reconstituições e passagens por locais marcantes da relação entre os dois.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Tatá Estanieck fez a primeira aparição nas redes sociais desde o anúncio de seu divórcio de Júlio Cocielo nesta terça-feira, 21. A separação foi anunciada pelo influenciador digital na madrugada da última sexta-feira, 17.

A influenciadora começou seu discurso agradecendo as mensagens de carinho que recebeu de seguidores.

"Precisei desse tempo para organizar as ideias, organizar a vida, focar 100% nas crianças. O foco agora realmente é estarmos bem para eles também ficarem bem, e é nisso que a gente está se concentrando", afirmou.

Ela disse que a vida "tem que continuar" e que já voltou à sua rotina e ao trabalho. A empresária é dona do PodDelas, canal do Youtube no qual apresenta o podcast PodDelas e o quadro de maternidade MaterniDelas.

"Aos poucos, a vida vai se alinhando. Eu conto com o respeito, o carinho de vocês e a colaboração também. Tudo tem um tempinho, mas estou aqui. Obrigada", finalizou.

Até o momento, Júlio Cocielo não se pronunciou sobre o assunto. Os dois se casaram em 2018 e são pais de Beatriz, de cinco anos de idade, e Caio, de dois. A separação do casal foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na semana passada.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais