O Brasil registrou 3.368 novas mortes pela covid-19 neste sábado, 27. A média móvel de vítimas para os últimos sete dias, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 2.548. Pela terceira vez na última semana, o País superou a marca de 3 mil mortes por coronavírus notificadas em um único dia. Nos últimos sete dias, o Brasil teve 17.838 pessoas mortas pelo novo coronavírus, recorde desde o início da pandemia.O número de novas infecções notificadas foi de 81.909. No total, o Brasil tem 310.694 mortos e 12.489.232 casos da doença, a segunda nação com mais registros, atrás apenas dos Estados Unidos. Em março, o País se tornou o líder no mundo de novos casos e óbitos, o que evidencia o agravamento da pandemia.
Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, com base nas estatísticas das 27 Secretarias Estaduais da Saúde.
Também é a terceira vez na semana que São Paulo registra mais de mil mortes em um dia. A Secretaria Estadual da Saúde paulista confirmou 1.051 óbitos em 24 horas neste sábado. Segundo o governo estadual, o número se deve em parte ao represamento de dados causado por mudanças no sistema de notificação federal. A média móvel desta semana é de 618 mortes.
Com transmissão descontrolada do vírus, o País tem visto o colapso de várias redes hospitalares, com morte de pacientes na fila por leito e falta de remédios para intubação. Governadores e prefeitos têm recorrido a restrições ao comércio e até ao "lockdown" para frear o vírus. Já o presidente Jair Bolsonaro continua como forte crítico das medidas de isolamento social, recomendadas por especialistas, e afirma temer efeitos negativos na economia.
Segundo os dados compilados pelo Ministério da Saúde, foram registrados neste sábado 85.948 novos casos e mais 3.438 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 12.490.362 pessoas infectadas e 310.550 óbitos. Do total de contaminados desde o início da pandemia, o órgão aponta 10.879.627 recuperados. Os números são diferentes dos divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.
Brasil registrou 3.368 novas mortes por covid-19 nas últimas 24h, diz consórcio
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura