Justiça absolve italiano de manter mulher em cárcere privado, mas o condena por lesão corporal

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Justiça de São Paulo absolveu na última quarta-feira, 22, o empresário italiano Andréa da Silva Ciaccio, de 52 anos, de uma série de crimes pelos quais ele era denunciado, incluindo cárcere privado contra a ex-companheira, estupro e tráfico de drogas. Ele, no entanto, foi condenado a 2 anos e 11 meses de prisão por lesão corporal, também cometida contra a ex-namorada.

Ciaccio foi preso em flagrante no final de maio, no bairro Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, depois que uma amiga da vítima informou às autoridades que o italiano mantinha a companheira presa em casa. A polícia montou uma operação para resgatá-la e deteve o suspeito enquanto ele tentava fugir da residência.

O italiano teve a prisão em flagrante convertida em temporária e respondia pelos crimes de cárcere privado, violência psicológica contra a mulher, lesão corporal em contexto de violência doméstica, estupro de vulnerável, estupro e tráfico de drogas - no local, foram encontradas 17 porções de cocaína.

O advogado Eduardo Maurício, que representa Andrea Ciaccio, já negava as acusações desde a época da prisão. Em nota enviada à reportagem nesta quinta, o defensor afirma que a "decisão reconhece a inconsistência das acusações" e que a justiça "foi feita".

"O réu foi absolvido de todas as acusações mais graves, sendo condenado apenas pelo crime de lesão corporal leve, à pena de 2 anos e 11 meses de reclusão em regime fechado", disse o advogado, em nota.

O caso corre em segredo de Justiça. Mas, conforme apresentado na sentença, obtida pela reportagem, o juiz Leonardo Prazeres da Silva considerou que, com exceção do crime de lesão corporal, não houve comprovação de que o italiano cometeu os demais delitos.

"Verifico que não há prova da existência dos fatos que se referem aos crimes de violência psicológica, estupro de vulnerável em continuidade delitiva, estupro em continuidade delitiva e cárcere privado, isto porque a vítima (...) negou categoricamente a existência de tais delitos, o que torna a tese acusatória destituída de lastro probatório", afirmou o magistrado.

O juiz, no entanto, afirmou que, com base nos depoimentos tanto da vítima quanto do réu, além do laudo pericial dos exames feitos após a mulher ser resgatada, ficou comprovada a lesão corporal cometida pelo italiano.

Ao levar em conta que o réu confessou o crime, mas possui outros antecedentes criminais, o juiz determinou a pena de prisão de 2 anos e 11 meses em regime fechado. O magistrado levou em consideração também o fato de Andrea Ciaccio ter cidadania italiana e a possibilidade de fuga do Brasil.

"Ressalto que o indeferimento quanto ao direito de recorrer em liberdade está fundamentado na reincidência e nos maus antecedentes do acusado, não se olvidando de outros expedientes criminais em andamento, bem como da possibilidade concreta de fuga do distrito da culpa, uma vez que o acusado tem cidadania italiana e recursos financeiros para empreender fuga do país", afirmou da Silva na sentença.

A defesa do italiano, no entanto, discorda dessa decisão e afirma que vai impetrar habeas corpus para que Ciaccio responda ao processo em liberdade.

"No que tange à condenação exclusiva pela lesão corporal leve, agora o Escritório Eduardo Maurício Advocacia irá recorrer ao Tribunal de Justiça, já que a pena aplicada foi alta, e também irá impetrar habeas corpus para que o empresário italiano possa responder ao processo em liberdade, já que está sofrendo constrangimento ilegal com a detenção ilegal e abusiva", afirmou o advogado de defesa em comunicado.

Em outra categoria

Spike Lee, professor da Universidade de Nova York (NYU), nos Estados Unidos, convidou Kleber Mendonça Filho para falar com os alunos de cinema da instituição nessa quinta-feira, 23.

A notícia foi compartilhada pelo diretor brasileiro em seu perfil do X (antigo Twitter).

"Recebido por um dos meus heróis Spike Lee na sua aula de cinema na Universidade de NY para sessão especial de O Agente Secreto + debate com estudantes. Muita coisa boa acontecendo em torno do filme, esse um dos melhores momentos de tantos", escreveu.

Ambientado no Brasil da década de 1970, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que volta ao Recife fugindo de seu passado misterioso, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro.

O longa foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026. A revista americana The Hollywood Reporter listou o filme de Kleber Mendonça Filho, entre os grandes cotados a indicações em cinco categorias da premiação. Segundo a análise da publicação, o brasileiro pode surgir nas categorias melhor filme, melhor ator, melhor direção, melhor filme internacional e melhor roteiro original.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Lançamento mais recente da Marvel nos cinemas, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos já tem data para chegar ao streaming.

O longa, estrelado por Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach, entrará no catálogo do Disney+ em 5 de novembro. A estreia na plataforma foi confirmada em um vídeo divulgado no YouTube.

De acordo com o Gizmodo, portal de tecnologia e cultura pop, o filme chegará à plataforma em edição especial em IMAX. O anúncio oficial deve ser feito nesta sexta-feira, 24, durante a SpaceCon, evento que acontece no Texas.

O Estadão entrou em contato com a assessoria da Disney para confirmar se esse lançamento acontecerá de forma simultânea no Brasil, mas, até o fechamento desta nota, não obteve resposta.

Sinopse de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos

Lançado em julho nos cinemas brasileiros, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos se passa em um universo paralelo aos outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e traz a Primeira Família da Marvel em um momento feliz de suas carreiras. Além de serem os maiores heróis de seu mundo, eles estão prestes a ganhar um novo membro, filho de Reed/Sr. Fantástico (Pascal) e Sue/Mulher-Invisível (Kirby).

Essa felicidade, no entanto, é interrompida pela chegada da Surfista Prateada (Julia Gardner), que anuncia a iminente chegada de Galactus (Ralph Ineson), entidade cósmica que pretende devorar a Terra.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos arrecadou US$521,8 milhões nas bilheterias mundiais, valor considerado baixo para a franquia da Marvel.

A briga entre MC Daniel e Lorena Maria pela pensão do filho Rás, de 8 meses, ganhou novas acusações públicas na última quinta-feira, 23. Após os recentes pronunciamentos sobre os custos relacionados ao bebê, o cantor voltou às redes sociais para dizer que a polêmica teria começado porque ele quis "oficializar a guarda, a pensão e as visitas".

A declaração foi feita no Instagram, onde o MC afirmou que sua intenção era formalizar juridicamente as responsabilidades relacionadas ao filho. A fala repercutiu e motivou uma nova manifestação de Lorena, que voltou às redes para rebater o ex-noivo.

"Já que o outro quer tentar se provar de qualquer jeito, vou ser um pouco mais específica: desde o nascimento do Rás eu dou conta de tudo sozinha e puérpera", começou a influenciadora. Ela explicou que a casa onde mora com o filho foi alugada pelo cantor para que o casal vivesse junto e que há um contrato em vigor. "Se eu saio antes, é multa", escreveu.

Lorena também afirmou que, após o término, Daniel começou a arcar com o pagamento da babá há cerca de três meses. Segundo ela, foi a única despesa que ele passou a assumir diretamente. "Os R$ 38 mil que ele fala é o total da casa que ele alugou pra família morar, junto com a babá que ele começou a pagar e é só isso", declarou.

A influenciadora disse ainda que chegou a enviar uma minuta de acordo extrajudicial solicitando apenas o apoio de um motorista e de um segurança, quando necessário, para o deslocamento do filho, mas que o pedido teria sido negado. "Há um mês sem responder e assinar a minuta de acordo com o básico, depois de acontecimentos pessoais, enviou outra negando o básico e diminuindo o que fazia pelo filho", expôs.

Lorena negou que tenha procurado a Justiça por causa da guarda, como o cantor sugeriu. Segundo ela, a ação judicial movida por MC Daniel foi protocolada apenas recentemente. "Ele entrou ontem com isso. Pagou ontem. E já era esperado ele tentar fazer isso pra me afetar. Então não, não fui recorrer ao jurídico por isso, e sim porque você não aceitou fazer o básico e precisa ser ajuizado, que é o correto", escreveu.

O cantor ainda não se manifestou novamente após a nova declaração da influenciadora.

MC Daniel e Lorena namoraram por um ano e chegaram a ficar noivos. Rás nasceu em fevereiro e, cerca de cinco meses depois, o casal anunciou o fim da relação.