COP30/Carlos Nobre: Estamos torcendo muito para o TFFF ser efetivado

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cientistas de vários países veem no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) uma iniciativa acertada e que compõe o conjunto de soluções para as mudanças climáticas. "Estamos torcendo muito para o TFFF ser efetivado de fato", afirmou nesta segunda-feira Carlos Nobre, professor da cátedra clima e sustentabilidade e copresidente do Painel Científico para a Amazônia.

Nobre falou com a imprensa logo depois ele e cientistas de outros países apresentarem uma declaração conjunta que será entregue às delegações de 194 países mais a União Europeia. O texto também teve o apoio de ativistas, povos indígenas, líderes políticos e empresariais.

"Nossa missão é transmitir o que está acontecendo e mostrar que as soluções baseadas na natureza são fundamentais. É preciso reduzir o uso de combustíveis fósseis e garantir o 'fundo verde' de US$ 1,3 trilhão definido em Baku", disse. O cientista brasileiro pontuou que "todos têm uma enorme responsabilidade de reduzir todas as emissões de gases de efeito estufa, protegendo todos os biomas".

Leia a seguir a íntegra da declaração dos cientistas da Planetary Science:

A COP30 deve proteger a estabilidade dos dois biomas mais ricos da Terra - a floresta amazônica e os recifes de corais tropicais. Com apenas cinco dias restantes de negociações na COP30, cientistas - assim como ativistas, Povos Indígenas, líderes políticos e empresariais - se uniram para pedir aos Chefes de Delegação que entreguem um roteiro claro para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e proteger as florestas tropicais.

A ciência soa o alarme há décadas: os ecossistemas mais biodiversos do planeta, em terra e no oceano - a floresta amazônica e os recifes de corais tropicais - estão sob pressões intoleráveis.

Somente nos últimos dois anos, a Amazônia viveu uma das piores secas já registradas. A ciência mostra que a mudança climática causada pelo ser humano tornou essa seca 30 vezes mais provável do que seria sem interferência humana. A Amazônia também registrou o maior número de incêndios em quase duas décadas, mais de 140,000 incêndios florestais, a grande maioria deles causados pela ação humana, queimando milhões de hectares de floresta, liberando enormes quantidades de carbono e afetando gravemente a saúde das populações.

A pressão combinada das emissões de combustíveis fósseis e do desmatamento empurra a Amazônia na direção de mudanças irreversíveis. Quando a floresta se degrada e grandes áreas deixam de absorver carbono para se tornarem fontes de emissões, todo o planeta sentirá o impacto.

Os recifes de corais tropicais, berço de um terço de toda a vida marinha, atingiram - ou estão muito próximos de atingir - um ponto de não retorno. O aquecimento dos oceanos e a acidificação, impulsionados pelas emissões de combustíveis fósseis, estão destruindo esses ecossistemas. O mundo já perdeu entre 30% e 50% de seus recifes. Apenas nos últimos três anos, mais de 80% sofreram branqueamento severo, enfraquecendo as bases de vida de inúmeras comunidades costeiras que dependem deles para alimentação e sustento.

Neste fim de semana, o povo de Belém levou esse alerta às ruas com um rugido colorido. Nossa mensagem é clara: a perda dos recifes de corais e a degradação da Amazônia - uns dos maiores estabilizadores climáticos da Terra - afetam a todos nós. Aqui na Amazônia, a COP30 deve conceber um esforço global para proteger a vida em todas as suas formas. Os países precisam se unir para entregar roteiros para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e deter e reverter a perda das florestas. Isso exige manter firme a "missão 1.5".

Em outra categoria

Shawn Mendes está passando uma temporada de férias no Brasil e contou com a ajuda de Ivete Sangalo para aproveitar os dias em Salvador. O cantor visitou a casa da artista, conheceu sua família e a teve como uma espécie de guia durante a passagem pela Bahia. No Domingão com Huck, a cantora comentou a amizade e explicou que foi procurada pelo canadense quando ele decidiu viajar para o estado.

Ivete elogiou o amigo, que descreveu como uma "grande figura", além de "muito especial e muito querido". Segundo ela, Shawn pediu que ela fosse sua guia durante a estadia no estado - missão que exigiu disposição. "Foi puxado", afirmou.

Luciano Huck entrou na conversa e disse que Ivete teria "adotado" o canadense. Ela riu da situação e seguiu na brincadeira: "[Ele] lavou prato, cuidou das crianças, varreu a casa… mas ele é sangue bom. É da mesma pegada que eu, dessa coisa da vida. É um rolê muito aleatório."

Ivete também contou que Shawn demonstra grande interesse pela cultura brasileira. E, ao que tudo indica, por Bruna Marquezine também. A aproximação dos dois durante o show de Dua Lipa em São Paulo, no último sábado, 15, movimentou as redes sociais, e a cantora acabou sendo questionada sobre o assunto.

"[Bruna] que é minha filha também! Eu cuido do meu genro", brincou Ivete, reforçando ainda que Shawn, assim como outros artistas internacionais, costuma se encantar com a recepção calorosa do público brasileiro.

Para celebrar seus quatro anos, a Livraria Miúda, especializada na literatura para as infâncias, acaba de lançar o seu próprio clube de leituras. A cada mês, Kim Doria, convidado pela livraria para fazer a curadoria do clube, vai eleger um título para que os leitores troquem experiências e impressões em um encontro presencial gratuito.

O primeiro livro selecionado para o Clube de Leituras Para Miúdos é Super Marsh & Mallow, de André Catarinacho, criador e roteirista-chefe das séries Bugados e Diário de Luli e indicado ao Emmy Internacional Kids em 2021.

Como montar um clube do livro com amigos ou família? Veja dicas e sugestões de especialistas

Publicado pela Editora Melhoramentos e ilustrado por Felipe Nunes, o "livrogame" mistura narrativa literária com jogos ao narrar a história de dois super-heróis divertidos que lutam contra o bullying. Eles querem provar que marshmallows são molengas, mas que podem muito bem se tornar super-heróis.

O encontro do Clube de Leituras é gratuito e ocorre no dia 22 de novembro, a partir das 10h30, na Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 - Pompeia, em São Paulo). Os organizadores recomendam que os participantes leiam antes o livro que está à venda com desconto na Miúda.

Dua Lipa poderia ter aproveitado o descanso após o show no MorumBis no último sábado, 15, mas parece ter preferido não perder tempo em São Paulo - mesmo ficando no Brasil ao longo da semana antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde se apresenta no próximo dia 22. A cantora decidiu estender a noite e seguir curtindo logo depois da performance.

Na madrugada de domingo, 16, a britânica foi vista em uma festa de música eletrônica em Indaiatuba, no interior do estado. Em vídeos publicados por fãs, ela aparece com uma jaqueta verde e amarela curtindo a primeira edição brasileira da Circoloco, evento criado em Ibiza e que estreou no País no Autódromo Capuava.

Horas depois, ainda no domingo, Dua também marcou presença em outra celebração em São Paulo. Ao lado de famosos como Carlinhos Brown, Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e Shaw Mendes, a cantora apareceu animada em uma roda de samba, onde dançou bastante ao lado dos convidados. Ainda não se sabe quando a cantora deve desembarcar no Rio e se pretende conhecer outra cidade brasileira antes do show no próximo sábado, 22.

Essa não é a primeira vez que a artista curte o País. Em 2022, quando participou do Rock in Rio, Dua Lipa aproveitou para fazer turismo na capital fluminense: posou na Escadaria Selarón e visitou outros pontos turísticos, também usando roupas nas cores da bandeira do Brasil.