Muro do Bope X emboscada do CV: o que falta esclarecer após chefe da PM contradizer Castro

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), tenente-coronel Marcelo Corbage, desmentiu a afirmação do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), de que a estratégia "muro do Bope" teria sido planejado para encurralar traficantes e evitar confrontos em áreas com moradores.

O que disse Corbage

Em depoimento ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), "não é verdade que os policiais do Bope tenham se posicionado previamente na Serra os Misericórdia para fazer o que é conhecido como 'troia'" - um tipo de emboscada ilegal em que policiais ficam escondidos para atacar suspeitos.

O que disse o governador

A declaração do comandante contradiz o principal argumento do governador do Rio e seus aliados para explicar o fato de os confrontos terem ocorrido na área de mata, onde posteriormente foram encontrados dezenas de corpos. "Os confrontos estão acontecendo, e não vou dizer 100% porque pode ter acontecido um ou outro, mas majoritariamente em área de mata. Foi pensado para encurralá-los lá para que a população sentisse o mínimo possível", disse Castro.

O secretário da Polícia Militar do Rio, Marcelo de Menezes, afirmou em entrevista que houve "incursão de tropas do Bope na área mais alta da montanha da Serra da Misericórdia, que divide esses dois complexos (Penha e Alemão), operando o que a gente chamou de 'Muro do Bope'".

O que falta esclarecer?

Não está claro se policiais se posicionaram previamente no alto da mata ou se foram induzidos pelos criminosos para o confronto na região. Corbage afirmou que os "criminosos" teriam ido para a mata com o objetivo de se antecipar aos policiais civis e pegá-los desprevenidos.

"Imagens de drone mostram criminosos se deslocando ordenadamente para a Vacaria, claramente com a intenção de preparar uma emboscada para as forças de segurança. Em razão de relativa falta de resistência, os policiais civis foram progredindo, sendo atraídos para uma armadilha", afirmou.

O que é o "Muro do Bope"?

O "Muro do Bope" foi, na prática, uma linha de contenção formada por agentes de segurança para empurrar os suspeitos para o topo do morro. Ainda de acordo com o secretário da PM, a operação teve 60 dias de planejamento. O Estado diz que a estratégia foi necessária para avançar sobre um território dominado pelo crime organizado.

Em outra categoria

Shawn Mendes está passando uma temporada de férias no Brasil e contou com a ajuda de Ivete Sangalo para aproveitar os dias em Salvador. O cantor visitou a casa da artista, conheceu sua família e a teve como uma espécie de guia durante a passagem pela Bahia. No Domingão com Huck, a cantora comentou a amizade e explicou que foi procurada pelo canadense quando ele decidiu viajar para o estado.

Ivete elogiou o amigo, que descreveu como uma "grande figura", além de "muito especial e muito querido". Segundo ela, Shawn pediu que ela fosse sua guia durante a estadia no estado - missão que exigiu disposição. "Foi puxado", afirmou.

Luciano Huck entrou na conversa e disse que Ivete teria "adotado" o canadense. Ela riu da situação e seguiu na brincadeira: "[Ele] lavou prato, cuidou das crianças, varreu a casa… mas ele é sangue bom. É da mesma pegada que eu, dessa coisa da vida. É um rolê muito aleatório."

Ivete também contou que Shawn demonstra grande interesse pela cultura brasileira. E, ao que tudo indica, por Bruna Marquezine também. A aproximação dos dois durante o show de Dua Lipa em São Paulo, no último sábado, 15, movimentou as redes sociais, e a cantora acabou sendo questionada sobre o assunto.

"[Bruna] que é minha filha também! Eu cuido do meu genro", brincou Ivete, reforçando ainda que Shawn, assim como outros artistas internacionais, costuma se encantar com a recepção calorosa do público brasileiro.

Para celebrar seus quatro anos, a Livraria Miúda, especializada na literatura para as infâncias, acaba de lançar o seu próprio clube de leituras. A cada mês, Kim Doria, convidado pela livraria para fazer a curadoria do clube, vai eleger um título para que os leitores troquem experiências e impressões em um encontro presencial gratuito.

O primeiro livro selecionado para o Clube de Leituras Para Miúdos é Super Marsh & Mallow, de André Catarinacho, criador e roteirista-chefe das séries Bugados e Diário de Luli e indicado ao Emmy Internacional Kids em 2021.

Como montar um clube do livro com amigos ou família? Veja dicas e sugestões de especialistas

Publicado pela Editora Melhoramentos e ilustrado por Felipe Nunes, o "livrogame" mistura narrativa literária com jogos ao narrar a história de dois super-heróis divertidos que lutam contra o bullying. Eles querem provar que marshmallows são molengas, mas que podem muito bem se tornar super-heróis.

O encontro do Clube de Leituras é gratuito e ocorre no dia 22 de novembro, a partir das 10h30, na Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 - Pompeia, em São Paulo). Os organizadores recomendam que os participantes leiam antes o livro que está à venda com desconto na Miúda.

Dua Lipa poderia ter aproveitado o descanso após o show no MorumBis no último sábado, 15, mas parece ter preferido não perder tempo em São Paulo - mesmo ficando no Brasil ao longo da semana antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde se apresenta no próximo dia 22. A cantora decidiu estender a noite e seguir curtindo logo depois da performance.

Na madrugada de domingo, 16, a britânica foi vista em uma festa de música eletrônica em Indaiatuba, no interior do estado. Em vídeos publicados por fãs, ela aparece com uma jaqueta verde e amarela curtindo a primeira edição brasileira da Circoloco, evento criado em Ibiza e que estreou no País no Autódromo Capuava.

Horas depois, ainda no domingo, Dua também marcou presença em outra celebração em São Paulo. Ao lado de famosos como Carlinhos Brown, Bruna Marquezine, Sasha Meneghel e Shaw Mendes, a cantora apareceu animada em uma roda de samba, onde dançou bastante ao lado dos convidados. Ainda não se sabe quando a cantora deve desembarcar no Rio e se pretende conhecer outra cidade brasileira antes do show no próximo sábado, 22.

Essa não é a primeira vez que a artista curte o País. Em 2022, quando participou do Rock in Rio, Dua Lipa aproveitou para fazer turismo na capital fluminense: posou na Escadaria Selarón e visitou outros pontos turísticos, também usando roupas nas cores da bandeira do Brasil.