Escolas de SP ganham currículo de educação digital e midiática; saiba como funciona

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A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP) incorporou um capítulo sobre Educação Digital e Midiática no currículo paulista. Depois de passar por consulta pública e discussões com grupos de trabalho e instituições como a União dos Dirigentes Municipais de Educação SP (Undime), o documento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação no dia 19 de novembro.

O novo capítulo traz recomendações de como as escolas da rede estadual de São Paulo e dos demais municípios que utilizam o currículo paulista podem trabalhar o tema, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação. Ele está ancorado em três pilares:

. no desenvolvimento do pensamento computacional focado em raciocínio lógico e resolução de problemas;

. na cultura digital para promoção do uso ético e crítico das tecnologias;

. no mundo digital que prevê desenvolver a compreensão de como a internet funciona

Luana Garcia, diretora de currículo da Seduc-SP, explica que as iniciativas voltadas à educação digital e midiática dentro das escolas precisam ganhar mais complexidade a cada etapa do ensino. "Na educação infantil sugerimos que as escolas trabalhem de forma transversal integrada às experiências das crianças, lembrando sempre que o objetivo é formar o estudante capaz de usar e pensar as tecnologias", afirma.

Segundo Luana, a abordagem transversal também deve aparecer nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, em um contexto mais lúdico, de brincadeiras e exploração. Já nos anos finais e no ensino médio, a recomendação é avançar para um aprofundamento em componentes curriculares específicos, incluindo temas de preparação para o mundo do trabalho, uma demanda que surgiu entre as 27 mil contribuições recebidas durante o período em que o capítulo esteve em consulta pública.

"Temos de preparar nosso estudante para os desafios do mundo atual para que ele consiga viver em sociedade, conectado, mas sabendo driblar fake news, por exemplo", acrescenta Luana.

Fakes news e IA

Ter discernimento para identificar as notícias falsas foi uma das necessidades mais destacadas pelos estudantes na consulta pública. Além disso, de acordo com Luana, os alunos responderam que gostariam de saber utilizar ferramentas de inteligência artificial. A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostrou que 65% das crianças e adolescentes já incorporaram o uso de IA generativa em suas rotinas, incluindo auxílio nos estudos e criação de conteúdo.

Por isso, o assunto aparece com destaque no currículo, justamente por despertar interesse e curiosidade das crianças e dos adolescentes. "Se o aluno gosta do que está sendo trabalhado, está prestando mais atenção e vai ter um melhor desempenho. Teremos IA olhando para cada etapa, pensando nas habilidades que podem ser desenvolvidas dentro de cada ciclo", afirma a diretora.

Luana ressalta que a Secretaria da Educação não vai oferecer o "componente IA" dentro do currículo, mas sim, utilizá-la como ferramenta para gerar pesquisas, relatórios e incorporar outras práticas para o ensino de história ou matemática, por exemplo. "Esse terreno ainda não é tão visual para nós. Agora precisamos pegar o que está no currículo e desenvolver as habilidades de forma mais compreensível para que o nosso professor consiga executar."

Entretanto, para garantir que as habilidades digitais sejam desenvolvidas entre os alunos, a Secretaria Estadual da Educação afirmou que vai preparar o professor. Para isso, segundo Luana, a Secretaria vai aplicar um auto diagnóstico sobre saberes digitais para mapear o nível de proficiência de cada profissional sobre o tema. A partir dos resultados, além das trilhas formativas já disponibilizadas, haverá novos cursos e formações que capacitem os professores a aplicar o currículo.

"Estamos colocando toda a rede para pensar na educação digital e midiática, formando o nosso professor, reformulando o nosso currículo, apresentando algo mais atual para o nosso estudante para incorporar a educação digital nas nossas escolas", finaliza Luana.

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Após a estreia de O Agente Secreto nos cinemas dos Estados Unidos, o filme foi exaltado pela crítica americana.

No jornal The New York Times, a crítica de Manohla Dargis exaltou o tom do longa. "Filmes sobre resistência à tirania raramente inspiram risos, muito menos transformam uma perna humana decepada em uma piada engraçada. Em seu mais novo filme arrebatador, O Agente Secreto, o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho adota uma sensibilidade descontraída e encontra risos em meio ao terror".

Na agência de notícias Associated Press, a crítica Lindsey Bahr disse: "O Agente Secreto é o melhor tipo de filme pessoal, repleto de tantas coisas que Mendonça Filho ama, tanto a ressurreição quanto a elegia".

"Este thriller político estrelado por Wagner Moura, de Narcos, funciona também como um olhar pessoal e raivoso para o passado, e como um lembrete de que o tempo não cura todas as feridas. Assista o quanto antes!", aclamou David Fear, da revista Rolling Stone.

O crítico Matt Zoller, do portal Roger Ebert, exaltou o filme como "um dos melhores do ano e um dos mais marcantes", dizendo que o assistiu três vezes.

Na revista The New Yorker, Richard Brody teceu elogios especiais ao diretor pernambucano. "Mendonça transmite uma indignação justa, porém esperançosa, uma visão de generosidade sincera e solidariedade intergeracional diante da autoridade implacável", escreve.

Na segunda-feira, 24, o jornal The Wall Street Journal também incluiu a produção entre os melhores filmes de 2025.

Com início marcado para esta quinta-feira, 27, o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025, antigo Festival Varilux, chega à sua 16ª edição trazendo 21 títulos recentes do cinema francês para as telonas de todo o Brasil. Em São Paulo, o evento marcará presença em 11 cinemas até 10 de dezembro.

Um dos principais títulos trazidos para o festival é Os Bastidores do Amor, longa de estreia do diretor Victor Rodenbach, que conta a história de um casal, um ator e uma diretora teatral, que têm seu relacionamento testado quando ele consegue papel em um filme.

Premiado nos festivais de Santa Barbara, Palm Springs, Alpe d'Huez e mais, o diretor canadense Ken Scott também traz seu novo filme, Era Uma Vez Minha Mãe para as telonas nacionais. Inspirado em uma história real, o longa narra a história de Rolland, que nasceu com problemas nas pernas nos anos 1960, e a luta de sua mãe para lhe proporcionar uma vida normal em sua juventude.

A maternidade também é tema de Jovens Mães, longa celebrado em Cannes com os prêmios de Melhor Roteiro e o Prêmio Ecumênico de 2025. Dirigido pelos Irmãos Dardenne (Rosetta), o filme acompanha cinco mães adolescentes vivendo em uma casa materna, onde compartilham seus sonhos para uma vida melhor para elas e para seus filhos.

Outros títulos de destaque da programação são O Estrangeiro, de François Ozon, 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon, Uma Jornada de Bicicleta, do ator e diretor Mathias Mlekuz, e O Segredo da Chef, filme de Amélie Bonnin que abriu o Festival de Cannes deste ano. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.

Homenagem a Pierre Richard

Um dos atores mais famosos do cinema francês, Pierre Richard será o grande homenageado desta edição do Festival de Cinema Francês do Brasil 2025. Ao longo do evento, quatro filmes estrelados serão exibidos nas salas nacionais: Loiro Alto do Sapato Preto, de 1972, Um Sopro Entre os Dentes, de 1974, O Brinquedo, de 1976, e Os Fugitivos, de 1986.

Ídolo da comédia francesa, Richard estrelou inúmeros sucessos do gênero ao longo dos anos 1970 e 1980. O ator ainda recebeu um honorário Prêmio César, o maior do cinema francês, em 2006 por sua longa carreira, sendo homenageado este ano no Festival de Cannes.

Além das comédias que estrelou em décadas passadas, Richard também estará no Festival de Cinema Francês do Brasil com Sonho, Logo Existo, em que ele atua, dirige e assina o roteiro. O longa segue os amigos Gregoire (Richard) e Michel (Timi-Joy Marbot), dois amigos de gerações diferentes, unidos pelo amor à natureza e pelo cuidado de um urso que escapou de um circo. Também exibida em Cannes, a produção vem sendo muito elogiada pela crítica especializada.

Cinema em realidade virtual

A realidade virtual (VR) também será abordada no festival. Os curtas de duração que variam entre sete e 30 minutos serão exibidos gratuitamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Com curadoria de Michel Reilhac, fundador do Venice VR, o evento contará com cinco títulos, dirigidos por nomes como Amaury Campion, Négar Motevalymeidanshah e Jérôme Waeselynck. Diárias, as sessões estarão disponíveis por toda a duração do festival, que vai de 27 de novembro a 10 de dezembro.

Serviço - Festival de Cinema Francês do Brasil 2025

Data: de 27 de novembro a 10 de dezembro

Locais: Cinemas de todo o Brasil; em São Paulo: Cinesystem Morumbi, Cinesystem Belas Artes Frei Caneca, Cinesystem Pompéia, Cine LT3, Espaço Petrobras de Cinema, REAG Belas Artes, Cine Satyrus Bijou, Cinépolis Jardim Pamplona, Cine Marquise, Cine Segall, e Cine A Continental

Preço: variável de acordo com o cinema

Wagner Moura vai apresentar uma das categorias do Gotham Awards, prêmio ao qual ele e o filme O Agente Secreto foram indicados.

A premiação divulgou nesta quarta-feira, 26, os nomes dos atores que irão apresentar os vencedores das categorias. Além do brasileiro, outras estrelas foram confirmadas, como Elle Fanning, Chris Rock, Andrew Scott e Kristen Stewart.

O evento ocorre em 1º de dezembro, em Nova York, abrindo a temporada de premiações cinematográficas que se encerra com o Oscar.

O Agente Secreto concorre em duas categorias no Gotham Awards: em Melhor Roteiro Original, com Kleber Mendonça Filho, e Melhor Atuação Protagonista, com Wagner Moura concorrendo contra nomes de peso, como Jennifer Lawrence, Ethan Hawke, Amanda Seyfried e Josh O'Connor.