A previsão é de que caia neve no centro de São Paulo a partir desta quinta-feira, 27. Calma, é neve artificial. Entre as diversas ações para celebrar o Natal deste ano, a Prefeitura de São Paulo vai instalar emissores de neve artificial em pelo menos quatro pontos da cidade.
O principal local onde vai nevar é o Mosteiro de São Bento, local onde será montada uma vila natalina, com pista de patinação no gelo gratuita, árvore e presépio. A Prefeitura promete levar a neve também para a sede do poder municipal, Praça da Sé e a Avenida Paulista. Corais, orquestras e presépios vão ajudar a compor o clima.
A abertura oficial do Natal acontece ainda nesta quinta-feira, na Praça da Sé, com apresentações musicais e o acender das luzes natalinas. A programação inclui projeções em prédios históricos, como na sede dos Correios, Theatro Municipal, Pateo do Collegio e sede da Prefeitura.
O poder municipal promete "o maior e mais iluminado Natal de São Paulo" com pelo menos 50 pontos icônicos decorados e iluminados. A entrevista coletiva de apresentação dos planos também revelou as operações de trânsito, segurança e transporte durante as festas de Natal e Ano Novo.
O conjunto de ações deve movimentar a economia da capital em mais de R$ 2 bilhões, segundo projeções da FGV. Os investimentos no Natal e Réveillon somam cerca de R$ 43 milhões, aproximadamente 20% a mais do que no ano passado, de acordo com estimativas iniciais.
Na tentativa de estender as comemorações para outras regiões da cidade, grandes avenidas que fazem a ligação com os bairros também serão iluminadas. Entre elas estão Avenida Paulista, Braz Leme, Santo Amaro, Radial Leste, Sumaré, Giovanni Gronchi. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que serão realizados eventos também na Praça do Forró, em São Miguel Paulista.
Cerca de 200 ônibus que circulam por essas vias também estarão iluminados. O mesmo deve acontecer com os parques Villa-Lobos, Ibirapuera, Trianon e Parque do Carmo. Na Avenida Paulista, a decoração vai cruzar toda a extensão da avenida, com 290 arcos luminosos, formando um túnel contínuo até um grande pórtico de Natal. A região também terá iluminação do Parque Trianon e apresentações artísticas no vão livre do MASP.
15 minutos de queima de fogos
As celebrações do réveillon terão uma programação de 14 horas de música, com 15 minutos de queima de fogos de artifício. Serão utilizadas 6,5 toneladas de artefatos sem ruído, além de um palco de 17 metros por 20 metros com painel de LED cenográfico.
Vão subir ao palco as atrações Colo de Deus, Frei Gilson, Padre Marcelo Rossi, João Gomes, Belo, Maiara & Maraisa, Ana Castela, Simone Mendes e Latino.
No ano passado, 2 milhões de pessoas acompanharam a passagem de ano na Paulista, número que deve ser superado de acordo com os organizadores.
Por conta de três grandes eventos na região - a São Silvestre, o Réveillon e o Réveillon da Paulista -, as vias de circulação serão alteradas. Além da Avenida Paulista, a Alameda Santos e a Alameda São Carlos do Pinhal, tradicionalmente utilizadas como eixos de apoio, também serão fechadas.
Os bloqueios começam à meia-noite do dia 31 e seguem até a primeira hora do dia 2 de janeiro. As unidades hospitalares receberão um tratamento especial, com faixas acessíveis e reversíveis para permitir o acesso de ambulâncias e usuários aos serviços de saúde.
Para garantir a segurança, a PM promete empregar 2.000 policiais na operação do Natal no Centro e 1.950 no Réveillon da Paulista. Já a GCM deve reforçar o patrulhamento com mais de 1.100 agentes.
SP prepara neve para celebrar o Natal; saiba onde e veja imagens da decoração
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura