Ismael Ivo ganhou os palcos do mundo com coragem e talento

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

"No Brasil, vivemos em constante estado de reinvenção. Tenho o espírito antropófago que não utiliza informações sedimentadas, porque me mantenho em uma transformação permanente. Com toda a minha experiência, para todo o sempre, sou Macunaíma", dizia, em 2011, Ismael Ivo, um dos grandes nomes da dança brasileira, que morreu na quinta, 8, aos 66 anos, por complicações decorrentes de uma infecção por covid-19. Em sua homenagem, o governo de São Paulo anunciou o lançamento da SP Escola de Dança Ismael Ivo, que terá cursos a partir de 2022.

Chamado pela crítica na Alemanha como o Nijinsky negro, Ivo nasceu no bairro de Vila Ema, na zona leste de São Paulo. A arte chega em sua vida a partir das aulas com Ruth Rachou, bailarina, professora e coreógrafa, pioneira da dança moderna no Brasil, passando também por Renée Gumiel e Klauss Vianna. Foi no Teatro de Dança Galpão que Ivo inicia os primeiros passos profissionais, porém, os grandes saltos de sua história aconteceram na Bahia, em Salvador. Primeiro, em 1979, momento em que venceu o Concurso Nacional de Dança. E, depois, o passo decisivo, quando teve sua vida transformada por Alvin Ailey, coreógrafo e diretor afro-americano, que o viu dançar Rito do Corpo em Lua, nas Oficinas Nacionais de Dança Contemporânea, coordenadas por Dulce Aquino, na UFBA, em 1983.

"Ele me chamava de madrinha, porque dizia que foram as Oficinas que projetaram sua carreira. A figura dele, fisicamente, era muito forte. O que mais recordo do Ismael é a atenção diante do mundo. Dava a sensação de ele estar sempre atento, vivo, percebendo e captando as oportunidades. Precisa ter coragem para fazer tudo isso, não é só talento. Ismael tinha coragem de se expor ao mundo", conta Dulce Aquino, com a voz embargada.

A paixão de Ailey pela figura de Ivo foi à primeira vista, e logo veio um convite para que estudasse em sua escola e participasse da companhia júnior, em Nova York. Já em 1984, ele recebeu uma crítica no jornal The New York Times, em que o destaque foi direcionado à "intensidade" de sua atuação no palco. Não se pode esquecer a força que, entre os anos 1980 e 1990, poderia ter um gigante negro (1,83m) no centro de um palco pouco povoado pelo que se chamava, à ocasião e hoje já se sabe, erroneamente, de "minorias étnicas", em uma sociedade marcada pelo racismo.

Ainda no fim dos anos 1980, uma mudança de Nova York para a Áustria trouxe outra novidade: sucesso como diretor de festivais e teatros. Ao lado do produtor e diretor Karl Regensburger, criou o ImPulsTanz, considerado por anos o maior festival da Europa, o que lhe rendeu o prêmio Golden Cross of Merit of Vienna, uma das maiores honrarias da cidade austríaca. Dirigiu ainda o Teatro Nacional Alemão de Weimar e foi o mais longínquo dos diretores da Bienal de Dança de Veneza, tendo mantido o cargo por sete anos consecutivos. Foi lá que, em uma parceria entre a Bienal de Veneza, o Sesc São Paulo e a SP Escola de Teatro, Ivo desenvolveu o projeto Biblioteca do Corpo, em que selecionava jovens artistas brasileiros para um intercâmbio internacional.

Ismael Ivo teve uma longa lista de colaborações, mas foi com a brasileira Marcia Haydée, conhecida como a grande musa do Ballet Stuttgart, que ele estabeleceu uma parceria mais duradoura, com criações em dupla e também solos para a bailarina.

Além de ter sido o primeiro diretor negro do Balé da Cidade de São Paulo, a volta de Ivo ao Brasil foi marcada pela atuação em projetos sociais e ações como o Programa de Qualificação em Artes, voltado a grupos jovens dos municípios paulistas. Em 2020, porém, integrantes do Balé da Cidade encaminharam denúncias de assédio moral contra ele, que foi demitido pouco tempo após as acusações.

Em outra categoria

Vitória Strada mal saiu de um paredão acirrado e já é líder no BBB 25. A atriz foi a vencedora da Prova do Líder na quinta, 27, e, na sexta, 28, ela teve de indicar cinco pessoas para o seu Na Mira do Líder. O próximo Paredão do reality será formado no domingo, 2.

Durante a madrugada após a Prova do Líder, a atriz já tinha elencado possíveis alvos. Na ocasião, ela citou João Gabriel, João Pedro, Eva, Renata e Maike. Saiba abaixo quem ela realmente indicou.

A dinâmica da semana terá uma novidade. Desta vez, o anjo terá poderes em dobro e, além de imunizar uma pessoa, também indicará um colega para o próximo Paredão. A Prova do Anjo ocorre no sábado, 1º.

Outro impacto relevante no jogo será feito por Diego Hypolito, que ganhou o Poder Curinga. O benefício será o Poder Pirata, em que o ex-ginasta terá a chance de roubar o voto de um colega e votar duas vezes na formação do Paredão. Saiba mais detalhes sobre a dinâmica da semana aqui.

Veja quem Vitória indicou para o Na Mira do Líder:

- Vilma

- João Gabriel

- Eva

- Renata

- João Pedro

As mortes do ator Gene Hackman e de sua esposa, Betsy Arakawa, provavelmente aconteceram nove dias antes da polícia encontrar seus corpos na quinta-feira, 27. Foi o que disse o xerife Adan Mendoza, do condado de Santa Fe, no Novo México, em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28.

A investigação, que continua em andamento, chegou a essa conclusão após analisar dados do marca-passo de Hackman. O último sinal do aparelho é de 17 de fevereiro.

A autópsia preliminar indica que Hackman e Arakawa não sofreram trauma externo. A polícia suspeita de duplo homicídio, suicídio, morte acidental ou causas naturais. Nenhuma hipótese está descartada.

Gene Hackman, Betsy Arakawa e um cachorro do casal foram encontrados mortos na última quinta-feira, 27. Eles estavam na casa onde moravam, no estado do Novo México, nos Estados Unidos.

Ao chegar ao local, a polícia encontrou a porta da casa aberta. Betsy foi encontrada no banheiro. Ao seu lado, havia um aquecedor de ambiente e um frasco de comprimidos aberto, com pílulas espalhadas ao redor. Já Gene estava em uma sala separada da residência.

Vitória Strada teve uma longa conversa com Thamiris na tarde desta sexta-feira, 28, no Big Brother Brasil 25. Ela começou a cogitar os nomes que poderá indicar ao Paredão no próximo domingo, 2. A sister deu suas impressões dos brothers e ouviu a opinião da carioca.

Vitória pensou inicialmente em colocar Vilma, que acredita não movimentar a casa, mas Thamiris tentou dissuadi-la ao afirmar que colocar Eva e Renata seria melhor. "A verdade é que eu tenho muitas opções mesmo. Eu posso botar a Vilma", começou Vitória. "Mas entre Eva e Vilma? A Renata é votada pela casa. Entre Eva e Vilma, tu prefere botar a Vilma?", questionou Thamiris.

"Eu estou pensando em pessoas que eu tenho mais certeza de que saem. (...) Se o meu objetivo é botar alguém que eu acho que vai sair, a Vilma é que eu mais tenho achismo de que sai. Porque, gente, ela não... No início, eu achava que podia ser uma opinião só minha, que não estou tão próxima, mas todo mundo tem essa opinião. Ela não conversa com ninguém. Ela não troca com ninguém", explicou a atriz.

E continuou: "Eu fico pensando como telespectador o que eu quero assistir. Eu gostaria de assistir mais a Eva e a Renata do que a Vilma". Ao que Thamiris contra-argumentou: "Eu não gostaria de assistir a Eva e a Renata, não. Elas também não fazem nada. O que elas fazem?".

Thamiris elencou Eva, Renata e Vilma como elimináveis. Sobre Vilma, a carioca disse que ainda acha a participação dela mais bonita, por se tratar de um sonho. "Eu só não gosto do fato dela não conversar muito com as pessoas. Entendo ser uma pessoa fechada, mas eu me esforço muito aqui também. É o meu sonho, é o sonho da minha mãe. Então, tipo assim, eu tenho que viver direito", disse. E falou sobre Eva e Renata: "A nível de jogo, não fazem nada. Qual o 'trelelê' que elas arrumam?" E lembrou de que elas colocaram Mateus no Paredão, que levou à sua eliminação.

Mas Vitória ainda disse: "Eu sei, amor, mas antes disso, quem foi a primeira pessoa que me colocou no alvo de tudo aqui na casa foi a Vilma e o Diogo". Por outro lado, a atriz trouxe outro ponto: "É, mas eu tenho mais vontade de ver a Eva e a Renata no paredão do que a Vilma. Além de que Vilma já foi para o paredão, já perdeu o filho aqui dentro. Tudo bem, já ganhou todos os prêmios possíveis, né? Já ganhou carro, casa, já tá com mais de 600 mil Reais na conta…"

Vitória colocará cinco pessoas na mira na noite desta sexta-feira, 28, e indicará uma ao Paredão no próximo domingo, 2.